24 março 2020

GeoCartas: Rouba Monte - Brasil

deck 05: clima, relevo, vegetação e hidrografia

publicado: 24/03/2020 atualizado: 24/03/2020
jogos didáticos
Voltando para mais um lançamento da série GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF. Trata-se do deck 05.
 
Então, vamos conferir o jogo, o 5º dessa série:
 
GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF – deck 5: clima, relevo, vegetação e hidrografia
a)  Conteúdo didático
Este jogo contempla informações e dados sobre quatro temas (diferentes dos apresentados nos  decks 01, 02, 03 e 04): clima, relevo, vegetação e hidrografia, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal*.
* Fonte: IBGE e livros didáticos


b)   Componentes do jogo:

1)  Cartas (para imprimir)

O jogo é composto por 118 cartas, assim distribuídas:
- 27 cartas estampadas com o mapa do clima de cada estado brasileiro e do DF – onde cada Estado/DF é identificado apenas pela sua respectiva bandeira;
- 27 cartas estampadas com o mapa do relevo de cada estado brasileiro e do DF – onde cada Estado/DF é identificado apenas pela sua respectiva bandeira;
- 27 cartas estampadas com o mapa da vegetação de cada estado brasileiro e do DF – onde cada Estado/DF é identificado apenas pela sua respectiva bandeira;
- 27 cartas estampadas com o mapa da hidrografia de cada estado brasileiro e do DF – onde cada Estado/DF é identificado apenas pela sua respectiva bandeira;
- 5 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma com o clima do País, outra com o relevo do País, outra com a vegetação, outra com a hidrografia e ainda uma outra com as cinco regiões do Brasil;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco regiões do Brasil.
 
Abaixo, um modelo com suas características e sua dimensão:
 
2)  Molde da caixinha (para imprimir e montar)

c)   Apresentação:
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas, dos versos das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
 d)   Como jogar (sugestão)
introdução
As regras do GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF deck 05 são parecidas com as do jogo tradicional. Porém, no jogo tradicional, a combinação se faz por números iguais, não importando os naipes das cartas: espadas (♠), paus (ou arvore) (♣), copas (♥) e ouros (♦). Neste jogo, a combinação está na relação dos temas clima X relevo X vegetação X hidrografia, contanto que sejam todos do mesmo Estado ou do Distrito Federal. Por exemplo, a carta estampada com o clima do Estado de Minas Gerais (tropical, tropical atlântico e tropical de altitude) faz par com a carta estampada com o relevo (planalto central, planalto meridional e serra e planalto do Leste e Sudeste) do mesmo Estado, e também com a carta estampada com a vegetação desse estado (restingas de mangue, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), e ainda, com a carta estampada com a hidrografia, (bacias hidrográficas) também desse Estado.
Observação: pode-se aqui aplicar uma variação nas regras, a critério do docente, permitindo a combinação de cartas somente por tema. Por exemplo, clima: uma carta estampada com o clima do Estado de Minas Gerais com a carta com o clima do Estado do Amazonas, ou com o do Rio Grande do Sul ou Bahia, etc. – ou só com relevo ou só hidrografia.
Outra diferença entre este jogo e o tradicional é o número de cartas. No tradicional, costuma-se jogar com um ou dois baralhos de 52 cartas. No GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF deck 05 são 118 cartas.
Objetivo do jogo
Acumular o maior número de cartas, ou seja,  ter o maior monte de cartas.
Preparação
Podem jogar de 2 a 6 participantes
Escolhe-se alguém que embaralhará as cartas e distribuirá 4 delas para cada um dos participantes. Em seguida, deixará 4 cartas em cima da mesa ao centro, todas com a face voltada para cima. As cartas que sobrarem ficarão reservadas para distribuição durante o jogo. Um sorteio definirá quem será o primeiro a jogar e a ordem de sequência dos participantes (veja os PASSOS 1, 2 e 3 no slide abaixo).
Observação: pode-se aqui, a critério do docente, aplicar outra variação nas regras, permitindo deixar sobre a mesa 6 ou 8 cartas, no máximo.
Começando
O primeiro a jogar deverá observar se, entre as cartas que estão em sua mão, há alguma que tenha a figura clima ou relevo ou vegetação ou hidrografia de um determinado Estado ou do DF, que combine  (ou esteja relacionado) com alguma das cartas que estão sobre a mesa, que seja do mesmo Estado (ou seja, clima X relevo X vegetação X hidrografia) - veja o PASSO 4 no slide abaixo.
Note o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta estampada com a vegetação do Estado da Bahia e que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa com a estampa do relevro do mesmo Estado. Assim, o jogador recolherá essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (vegetação X relevo), colocando-as dispostas em um monte, com a imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes (PASSO 5).
Obs.: caso não tivesse nenhuma carta entre as dispostas na mesa que estivesse relacionada com as que estão em sua mão, ele teria que escolher uma das cartas que tem em mãos, descartando-a, ou seja, colocando-a sobre a mesa (veja o PASSO 11, mais adiante).
O próximo a jogar deverá procurar entre as opções de cartas que estão sobre a mesa e, agora, também nas cartas que estão sobre (por cima) os montes de seus adversários, alguma que tenha a figura clima ou relevo ou vegetação ou hidrografia de um determinado Estado ou do DF, que combine  ou ‘faça par’ (veja o PASSO 6 no slide abaixo).
Conforme o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta estampada com a hidrografia do Estado do Amazonas e que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa com a estampa do clima, desse mesmo Estado. Assim, o jogador poderá recolher essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (hidrografia X clima), colocando-as dispostas em um monte, com a imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes (PASSO 7).
O jogo prossegue, com a segunda rodada - veja o PASSO 8 no slide abaixo.
Observe que, no exemplo demonstrado no slide a seguir, um dos participantes percebeu que a carta estampada com o relevo, do Estado do Amazonas, que está na sua mão, combina com a carta que está sobre o monte do adversário, estampada com a hidrografia do Estado do Amazonas:
Assim, no PASSO 9 (no slide abaixo), o jogador consegue ‘roubar’ o monte de carta do seu adversário. E aumentando, portanto, o seu próprio monte de cartas.
Prosseguindo
E o jogo prossegue, com o participante seguinte descartando, sobre a mesa, uma carta estampada com a hidrografia, do Estado do Espírito Santo, uma vez que não encontrou, nem nas cartas sobre a mesa, nem nas cartas sobre os montes dos participantes, alguma carta com a estampa que pudesse combinar (clima ou relevo ou vegetação, também do Estado do Espírito Santo (PASSOS 10 e 11).
 
 
Quando algum dos jogadores ficar sem cartas em mãos, deverá solicitar e receber mais 4 cartas do monte das que sobraram da distribuição inicial (PASSOS 12 e 13).
 
Finalizando
O jogo termina assim que acabarem as cartas de distribuição e quando nenhum dos jogadores tiver cartas com estampas relacionadas ou que combinem com as estampas das cartas que estão sobre os montes dos adversários ou dispostas sobre a mesa.
Vencerá o jogo aquele jogador, que ao fim, tiver, em sua posse, o maior monte de cartas  de todos (PASSO 14).
 
Cartas especiais:
Permitem uma maior abrangência tanto na combinação de cartas quanto no momento de “roubar” o monte:
- 5 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma com o clima do País, outra com o relevo do País, outra com a vegetação, outra com a hidrografia e ainda uma outra com as cinco regiões do Brasil;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco regiões do Brasil.
 

Por exemplo, a carta estampada com o mapa do Brasil mostrando o clima do País pode ‘fazer par’ com qualquer carta com o clima de qualquer Estado/DF, que estiver sobre a mesa, ou ‘roubar’ o monte que tiver como carta de topo qualquer carta de clima de qualquer Estado/DF.  Aplica-se a mesma regra às demais cartas especiais.
Para adquirir:


Preço:

R$ 10,00



Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VSU4kF63)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VSU4kF63)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
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3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
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Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



     Professor Marcos Bonanato

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