publicado: 10/03/2020 atualizado: 03/05/2023
lista de jogos / Geografia / GeoCartas: Rouba Monte Reciclagem
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Quem não se lembra do
popularíssimo jogo com cartas ‘rouba monte’? Ele, com certeza, fez parte da
juventude de muitas pessoas e, quem sabe, ainda faz parte, né? Rouba monte é um jogo de cartas bem simples que pode ser
jogado por 2 jogadores ou até mais pessoas. Esse jogo tem como objetivo
acumular o maior número possível de cartas até que se consiga formar o maior
monte possível. Geralmente utiliza-se um baralho comum de 52 cartas.
Regra do jogo original:
Inicia-se o jogo com o
jogador à esquerda de quem distribuiu as cartas. Este deve verificar se alguma
carta que ele tem na mão tem o mesmo número das cartas que estão expostas na
mesa. Se for igual, o jogador junta as 2 cartas em seu monte. Caso alguma carta do
jogador tenha o número igual ao da carta do topo do monte de qualquer um de
seus adversários, este jogador pode roubar o monte do adversário pegando todas
as cartas. Caso o jogador não
tenha nenhuma carta igual ao número de qualquer carta da mesa, ele deverá
descartar uma carta de sua mão colocando-a virada para cima no centro
da mesa. Quando todos os
jogadores estiverem sem cartas na mão, serão distribuídas mais 4 cartas para
cada um, até que o baralho acabe.
Embora possa se tratar de um jogo no qual cada participante dependa de uma certa dose de sorte, o rouba monte também preza pela estratégia, pois cada jogador também dependerá da forma como utilizará as cartas, seja formando os pares, descartando ou comprando da mesa e, no momento apropriado, ao jogo, é claro, não deixa de ser muito divertido. Por isso, resolvemos ‘resgatá-lo’ e adaptá-lo a uma nova função, digamos, mais didática e, é claro,
geográfica!
Para isso, incrementamos nossa 'antiga' linha de jogos...
inaugurando uma nova série...
e lançando o sensacional jogo...
Muitos professores e estudantes já conheceram e experimentaram (e inovaram também com) a linha de jogos GeoReciclagem, seja em sala de aula, seja em casa ou em outras tantas oportunidades, segundo vários relatos que recebo constantemente.
E falando de GeoReciclagem, a linha de jogos atual contém um jogo de dominó, um de bingo, um Quiz e, desde outubro do ano passado, um jogo da memória, agrupados dentro de uma série intitulada “coleta seletiva”.
Tais jogos são ideais para quaisquer séries (Fundamental, Ensino Médio, Técnico, etc.) e para todas as idades, ajudando na conscientização da extrema importância da coleta seletiva para o desenvolvimento sustentável, a qual tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido.
Então... que tal conhecer esse novo jogo?
GeoCartas / rouba monte: Reciclagem - deck 01: Coleta Seletiva
a) Conteúdo didático
Nos ‘posts’ de lançamento dos jogos da linha GeoReciclagem, frisei que a coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também contribui para acabar com poluições tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.
“A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana” (ecycle).
O jogo contempla as 10 lixeiras (ou coletores) da coleta seletiva com a padronização de cores para os tipos de resíduos mais comuns. As informações são baseadas na resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente aceitos:
Amarelo - Metal em geral
Azul - Papel; papelão
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja - Resíduos perigosos
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Roxo - Resíduos radioativos
Verde - Vidro
Também apresenta 40 tipos diferentes de resíduos, tais como latinha de refrigerante, garrafas PET, caixas de papelão, etc., além de abordar quatro tipo de 'ambientes/processos' de tratamento: cooperativa de reciclagem, aterro sanitário, compostagem e logística reversa.
b) Componentes do jogo:
1) Cartas
O jogo é composto por 108 cartas, assim distribuídas:
- 50 cartas estampadas com as lixeiras da coleta seletiva;
sendo: cada 4 cartas estampadas com uma das 10 lixeiras, somando 40 cartas;
5 cartas estampadas com 2 lixeiras de cores diferentes;
2 cartas estampadas com 4 lixeiras de cores diferentes;
2 cartas estampadas com 5 lixeiras de cores diferentes e
1 carta estampada com 10 lixeiras de cores diferentes, totalizando 50 cartas.
- 8 cartas estampadas com os ambientes/processos de tratamento.
sendo: 2 cartas estampadas com a figura de uma Cooperativa de Reciclagem;
2 cartas estampadas com a figura da compostagem;
2 cartas estampadas com a figura da logística reversa e
2 cartas estampadas com a figura de um aterro sanitário.
Abaixo, um modelo com suas características e sua dimensão:
2) Caixinha
c) Apresentação:
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas, dos versos das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
d) Como jogar (sugestão)
introdução
As regras do GeoCartas / rouba monte: Reciclagem - deck 01: Coleta
Seletiva são parecidas com as
do jogo tradicional. Porém, no jogo tradicional, a combinação se faz por números
iguais. Neste jogo, a combinação está na relação resíduo X lixeira de coleta
seletiva apropriada, como por exemplo, carta estampada com garrafas PET faz par
com uma das cartas estampadas com a lixeira vermelha – plásticos ou ainda, carta
com a estampa de uma latinha de refrigerante combinada com uma das cartas com a
estampa de uma lixeira para metais, amarela.
Observação: pode-se aqui aplicar uma
variação nas regras, a critério do docente, permitindo a combinação de cartas
só com resíduos, tais como uma carta estampada com cascas de banana junto com
outra carta de resíduos orgânicos, tal como a carta com a estampa das cascas de
ovos ou ainda, uma das cartas estampadas com uma lixeira vermelha – plásticos com
outra carta, de outra estampa da lixeira vermelha – plásticos.
Outra diferença entre este
jogo e o tradicional é o número de cartas. No tradicional, costuma-se jogar com
um ou dois baralhos de 52 cartas. No GeoCartas / rouba monte: Reciclagem - deck 01: Coleta
Seletiva são 108 cartas.
Objetivo do jogo
Acumular o maior número
de cartas, ou seja, ter o maior monte de
cartas.
Preparação
Podem jogar de 2 a 6 participantes
Escolhe-se alguém que embaralhará
as cartas e distribuirá 4 delas para cada um dos participantes. Em seguida,
deixará 4 cartas em cima da mesa ao centro, todas com a face voltada para cima.
As cartas que sobrarem ficarão reservadas para distribuição durante o jogo. Um
sorteio definirá quem será o primeiro a jogar e a ordem de sequência dos
participantes (veja a FIGURA 1).
Observação: pode-se aqui, a critério do
docente, aplicar outra variação nas regras, permitindo deixar sobre a mesa 6 ou
8 cartas, no máximo.
Começando
O primeiro a jogar deverá
observar se, entre as cartas que estão em sua mão, há alguma que tenha a figura
de uma lixeira ou de um resíduo que combine (ou esteja relacionado) com alguma das cartas
que estão sobre a mesa (FIGURA
2).
No exemplo mostrado na
FIGURA 3, o participante notou que possui
uma carta estampada com uma das lixeiras para plásticos, de cor vermelha, que
aceita um tipo de resíduo que está estampado em outra carta que está sobre a
mesa: garrafas PET.
Assim, o jogador
recolherá essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (lixeira para
plástico X garrafas PET), colocando-as dispostas em um monte, com a imagem
estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes (FIGURA 4).
Obs.: caso não tivesse
nenhuma carta entre as dispostas na mesa que estivesse relacionada com as que
estão em sua mão, ele teria que escolher uma das cartas que tem em mãos,
descartando-a, ou seja, colocando-a sobre a mesa (veja as FIGURAS 18, 19 E 20).
O próximo a jogar deve
procurar entre as opções de cartas que estão sobre a mesa e, agora, também nas
cartas que estão sobre (por cima) os montes de seus adversários, alguma que
tenha a figura de uma lixeira ou de um resíduo que combine (ou esteja
relacionado) com alguma das cartas que estão na sua mão (FIGURA 5).
No exemplo demonstrado
na FIGURA 6, o participante notou que possui
uma carta estampada com uma das lixeiras para vidros, de cor verde, que aceita
um tipo de resíduo que está estampado em outra carta que está sobre a mesa: frascos
de vidro vazios de perfume.
Na sequência, ele
recolheu essa carta da mesa e a juntou com que está em sua mão (lixeira para vidro
X frascos de vidro vazios de perfume), colocando-as dispostas em um monte, com
a imagem voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes (FIGURA 7).
Nas FIGURAS 8 e 9 pode-se observar, na sequência da
jogada, um dos participantes combinando a carta que está estampada com a figura
de cascas de banana, que está na sua mão, com a carta de uma das lixeiras de
resíduos orgânicos, de cor marrom. E aumentando, portanto, o seu monte de
cartas (FIGURA 10).
Prosseguindo
E o jogo prossegue,
com o participante seguinte descartando, sobre a mesa, uma carta estampada com
a figura de pilhas usadas, uma vez que não encontrou, nem nas cartas sobre a
mesa, nem nas cartas sobre os montes dos participantes, alguma carta com a
estampa que pudesse combinar (estar relacionada), tal como a lixeira de resíduos
perigosos de cor laranja (FIGURAS
11 e 12).
Tendo alguma carta que
combina ou que se relaciona com a carta que está no topo de um dos montes de
cartas de seus adversários, o jogador da vez terá o direito de colocar a sua
sobre o monte do adversário e tomar o monte dele para si, que é a jogada que dá
o nome ao jogo, rouba monte. É o que se pode observar nas FIGURAS 13, 14 e 15, que mostram o jogador da vez com
a carta estampada com uma das lixeiras de cor verde, para vidros, ‘roubando’ o
monte de um dos seus adversários, cuja carta que está por cima também está estampada
com uma das lixeiras de cor verde, para vidros.
Quando algum dos
jogadores ficar sem cartas em mãos, deverá solicitar e receber mais 4 cartas do monte das que sobraram da distribuição inicial.
Finalizando
O jogo termina assim
que acabarem as cartas de distribuição e quando nenhum dos jogadores tiver
cartas com estampas relacionadas ou que combinem com as estampas das cartas que
estão sobre os montes dos adversários ou dispostas sobre a mesa.
Vencerá o jogo aquele
jogador, que ao fim, tiver, em sua posse, o maior monte de cartas de todos (FIGURAS 21 a 24).
Cartas especiais:
Permitem uma maior
abrangência tanto na combinação de cartas quanto no momento de “roubar” o monte:
5 cartas estampadas com 2 lixeiras
de cores diferentes;
2 cartas estampadas com 4 lixeiras de
cores diferentes;
2 cartas estampadas com 5 lixeiras de
cores diferentes
Dentre essas, há uma carta, estampada
com 10 lixeiras de cores diferentes, considerada como um tipo de ‘curinga’ e que pode ser colocada em cima
do monte do jogador para protegê-lo de ser roubado. Porém, tal proteção dura
até que outra carta seja colocada por cima do monte.
Outras cartas que ampliam
também a possibilidade de combinações:
2 cartas estampadas com a figura de
uma Cooperativa de Reciclagem;
2 cartas estampadas com a figura da compostagem;
2 cartas estampadas com a figura da
logística reversa e
2 cartas estampadas com a figura de um
aterro sanitário.
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida: