deck 03: população, área (extensão), densidade demográfica e número de municípios
Prosseguindo
com o lançamento dos jogos da série GeoCartas / rouba monte: Brasil – Estados e DF GeoCartas / rouba monte: Brasil – Estados e DF, chegamos ao deck 03.
Então, vamos conferir o jogo, o terceiro dessa série:
GeoCartas / rouba monte: Brasil – Estados e DF – deck 3: população, área (extensão), densidade demográfica e
número de municípios
a) Conteúdo didático
Este jogo contempla
informações e dados sobre quatro temas (diferentes dos apresentados nos decks 01 e 02): população,
área (extensão), densidade demográfica e número de
municípios, de todos os estados brasileiros e
do Distrito Federal*.
* Fonte: IBGE e livros didáticos – população estimada (2019),
área territorial brasileira e número de municípios (2019).
b) Componentes do jogo:
1) Cartas (para imprimir)
O jogo é composto por 118 cartas, assim distribuídas:
- 27 cartas estampadas com o número de habitantes, ou
seja, a população de cada estado
brasileiro e do DF, incluindo a classificação
(o mais ou o menos populoso) na Região e no País, além da participação (em %) na
população total do Brasil;
- 27 cartas estampadas com os quilômetros quadrados da
área (extensão) territorial de cada estado brasileiro e do DF, incluindo a classificação (o mais ou o menos extenso)
na Região e no País, além da participação (em %) na área territorial total do
Brasil;
- 27 cartas estampadas com a densidade demográfica (hab/km2) de cada estado brasileiro e do
Distrito Federal, incluindo a classificação
(o com a maior ou com a menor densidade demográfica) na Região e no País;
- 27 cartas estampadas com o número de municípios de cada estado brasileiro e do DF, incluindo a classificação (o com o maior ou
com o menor número de municípios) na Região e no País, além da participação (em
%) no número total de municípios do Brasil;
- 5 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma
com a população do País, outra
com a área(extensão) do Brasil, outra com a densidade demográfica,
outra com o número de municípios do País e ainda uma outra com as cinco regiões do Brasil;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco
regiões do Brasil.
Abaixo, um modelo com suas características e sua dimensão:
2) Molde da caixinha (para imprimir e montar)
c) Apresentação:
Arquivo em
formato PDF, contendo as estampas das cartas, dos versos das cartas e da
caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
d) Como jogar
(sugestão)
introdução
As regras do GeoCartas / rouba monte: Brasil –
Estados e DF deck 03 são parecidas com as do jogo tradicional. Porém,
no jogo tradicional, a combinação se faz por números iguais, não importando os
naipes das cartas: espadas (♠), paus (ou arvore) (♣), copas (♥) e
ouros (♦). Neste jogo, a combinação
está na relação dos temas população X área(extensão) X densidade
demográfica X número de municípios, contanto que sejam todos do mesmo Estado ou do Distrito Federal. como por
exemplo, carta estampada com a população do Estado
de Minas Gerais (21.168.791 habitantes) faz par com a carta estampada
com o área (extensão) (586.521,121 km2)
do mesmo Estado, e também com a carta estampada com a densidade demográfica desse
estado (36,09 hab/km2), e ainda, com a carta estampada com o número de municípios, 853, também desse Estado.
Observação: pode-se aqui aplicar uma variação nas regras, a
critério do docente, permitindo a combinação de cartas somente com tema, por
exemplo, número de municípios: uma carta estampada com o número de municípios
do Estado de Minas Gerais com a carta com o número de municípios do Estado do
Amazonas, ou com o Rio Grande do Sul ou Bahia, etc. – ou só com população ou só
com densidade demográfica.
Outra diferença entre este jogo e o tradicional é
o número de cartas. No tradicional, costuma-se jogar com um ou dois baralhos de
52 cartas. No GeoCartas / rouba monte: Brasil –
Estados e DF deck 03 são 118 cartas.
Objetivo do jogo
Acumular o maior número de cartas, ou seja,
ter o maior monte de cartas.
Preparação
Podem jogar de 2 a 6 participantes
Escolhe-se alguém que embaralhará as cartas e
distribuirá 4 delas para cada um dos participantes. Em seguida, deixará 4
cartas em cima da mesa ao centro, todas com a face voltada para cima. As cartas
que sobrarem ficarão reservadas para distribuição durante o jogo. Um sorteio
definirá quem será o primeiro a jogar e a ordem de sequência dos participantes (veja os PASSOS 1, 2 e 3
no slide abaixo).
Observação: pode-se aqui, a critério do docente, aplicar outra
variação nas regras, permitindo deixar sobre a mesa 6 ou 8 cartas, no máximo.
Começando
O primeiro a jogar deverá observar se, entre as
cartas que estão em sua mão, há alguma que tenha a figura população
ou área(extensão) ou densidade
demográfica ou número de municípios de um determinado Estado
ou do DF, que combine (ou esteja relacionado) com
alguma das cartas que estão sobre a mesa, que seja do mesmo Estado (ou seja, população
X área (extensão) X densidade
demográfica X número de municípios) - veja o PASSO 4 no slide abaixo.
Note o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta
estampada com o número de
municípios do Estado de São Paulo e
que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa com a estampa da densidade demográfica representativa do mesmo Estado. Assim, o jogador
recolherá essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (número de municípios X
densidade demográfica), colocando-as dispostas em um monte, com a
imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes
(PASSO 5).
Obs.: caso não tivesse nenhuma carta entre as
dispostas na mesa que estivesse relacionada com as que estão em sua mão, ele
teria que escolher uma das cartas que tem em mãos, descartando-a, ou seja,
colocando-a sobre a mesa (veja o PASSO 11, mais adiante).
O próximo a jogar deverá procurar entre as opções
de cartas que estão sobre a mesa e, agora, também nas cartas que estão sobre
(por cima) os montes de seus adversários, alguma que tenha a figura população
ou área(extensão) ou densidade
demográfica ou número de municípios de um determinado Estado
ou do DF, que combine ou ‘faça par’ (veja o PASSO 6 no slide abaixo).
Conforme o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta
estampada com a área(extensão) do Estado do Maranhão e que essa ‘faz par’ com a
carta que está sobre a mesa com a estampa da população, desse mesmo
Estado. Assim, o jogador poderá recolher essa carta da mesa e a juntará com que
está em sua mão (área(extensão) X população), colocando-as dispostas em um monte, com a
imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes
(PASSO 7).
O jogo prossegue, com a segunda rodada - veja o PASSO 8 no slide abaixo.
Observe que, no exemplo demonstrado no slide a
seguir, um dos participantes percebeu que a carta estampada com a densidade demográfica, do Estado do Maranhão, que está na sua mão, combina
com a carta que está sobre o monte do adversário, estampada com a população
do Estado do Maranhão:
Assim, no PASSO
9 (no slide abaixo), o jogador consegue ‘roubar’
o monte de carta do seu adversário. E aumentando, portanto, o seu próprio monte
de cartas.
Prosseguindo
E o jogo prossegue, com o participante seguinte
descartando, sobre a mesa, uma carta estampada com a densidade demográfica, do Estado do Mato Grosso do Sul, uma vez que
não encontrou, nem nas cartas sobre a mesa, nem nas cartas sobre os montes dos
participantes, alguma carta com a estampa que pudesse combinar (população
ou área (extensão) ou número de
municípios, também do Estado do Mato
Grosso do Sul (PASSOS 10 e 11).
Quando algum dos jogadores ficar sem cartas em
mãos, deverá solicitar e receber mais 4 cartas do monte das que sobraram da
distribuição inicial (PASSOS 12 e 13).
Finalizando
O jogo termina assim que acabarem as cartas de distribuição
e quando nenhum dos jogadores tiver cartas com estampas relacionadas ou que
combinem com as estampas das cartas que estão sobre os montes dos adversários
ou dispostas sobre a mesa.
Vencerá o jogo aquele jogador, que ao fim, tiver,
em sua posse, o maior monte de cartas de todos (PASSO 14).
Cartas especiais:
Permitem uma maior abrangência tanto na
combinação de cartas quanto no momento de “roubar” o monte:
- 5 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma com a população do País, outra com a área(extensão) do Brasil, outra com a densidade demográfica, outra com o número de municípios do País e ainda uma outra com as cinco regiões do Brasil;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco
regiões do Brasil.
Por exemplo, a carta estampada com o mapa do
Brasil mostrando o total da área(extensão) do Brasil pode ‘fazer par’ com qualquer carta de área (extensão) de qualquer Estado, que
estiver sobre a mesa, ou ‘roubar’ o monte que tiver como carta de topo qualquer
carta de área(extensão) de
qualquer Estado. Aplica-se a mesma regra
às demais cartas especiais.
Para adquirir:
´
Preço:
R$ 10,00
Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:
1 – BOLETO
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
e-mail:
whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
Professor Marcos Bonanato
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