jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)
Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Relembrando o que sempre escrevo nos
‘posts’ de lançamento dos GeoBingo,
não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com
diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. Este jogo
de bingo, ou melhor, GeoBingo,
é um jogo didático, voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na
fixação de conhecimento sobre Geografia.
Finalizando os lançamentos da “família”
de jogos sobre as placas tectônicas:
linha:
GeoBingo
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo de bingo
tema:
placas tectônicas
a)
conteúdo didático
UNIDADE TEMÁTICA
Geografia
– 6º ano: Conexões
e escalas
Ciências
– 6º ano: Terra
e Universo
Ciências
– 7º ano: Terra
e Universo
OBJETOS
DE CONHECIMENTO
Geografia
– 6º ano: Relações
entre os componentes físico-naturais
Ciências
– 6º ano: Forma,
estrutura e movimentos da Terra
Ciências
– 7º ano: Fenômenos
naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação
com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões
climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o
planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais
características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões,
terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no
Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e
africana com base na teoria da deriva dos continentes.
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e
para o 7º ano de Ciências, este jogo contempla os seguintes subtemas: a estrutura da Terra, a mobilidade da crosta
terrestre, placas, fenômenos e relevo e - principais placas tectônicas.
O
desenvolvimento deste jogo foi baseado em obras, compêndios e coleções de
livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o
tema principal:” Placas Tectônicas”.
b)
apresentação
arquivo
em formato PDF com 20 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 11: cartelas (para imprimir)
página
12: verso das cartelas (para imprimir - opcional)
páginas
13 a 15: fichas com perguntas e respostas (para imprimir)
página
16: verso das fichas (para imprimir – opcional)
páginas
17 e 18: caixinha (para imprimir e montar)
página
19: ficha do professor (para imprimir)
página
20: como jogar (instruções)
c)
distribuição e envio do jogo
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das cartelas, das fichas e dos respectivos
versos, além da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
d) componentes do jogo:
1) cartelas (para imprimir)
O
jogo é composto por 40 cartelas numeradas contendo, cada uma, 12 imagens
aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema.
2) fichas com perguntas e respostas (para imprimir e recortar)
O
jogo traz também 30 fichas com perguntas relacionadas com cada uma das 30
figuras, e direcionadas ao tema. Cada ficha de pergunta contém também a sua
respectiva resposta, isto é, com a imagem que o aluno deverá encontrar em sua
cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para o professor.
Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as
questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas
cartelas pelos alunos.
3) Caixinha (molde para
imprimir, recortar e montar)
Para
guardar as cartas:
4) Ficha do professor (para imprimir)
Ficha
de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas das perguntas e
respostas, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na
conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo.
e) como jogar:
As
regras para se jogar o GeoBingo
placas tectônicas,
são muito simples:
-
Cada participante pode usar 1 ou 2 cartelas com as 12 imagens aleatórias em
cada uma. Pode-se também dividir a turma em grupos, porém cada aluno deverá ter
a sua própria cartela (individual);
-
A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno
verifica se a resposta está na sua cartela. Exemplo: Se a pergunta sorteada for
" Qual é considerada a maior placa tectônica do planeta e que está em
constante renovação na região do Havaí onde o magma sobe e cria ilhas vulcânicas?
“ele
deverá verificar em sua cartela se consta a imagem da placa do Pacífico.
Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra
essa imagem;
-
O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas;
-
O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo
com o objetivo traçado pelo professor;
Seguindo
as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas,
colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das
marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras.