17 fevereiro 2020

jogos didáticos: GeoMemória 2020

publicado: 15/02/2020  atualizado: 28/02/2022
jogos didáticos






Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”?

A cada jogo comprado, no período de 01 a 31 de março de 2022, aqui no blog, você ganhará, de presente, o PDF de um jogo da linha “GeoMemória – módulo 1: fácil” do seu estado ou região, ou do estado ou região que quiser.

cada jogo comprado leva 1 jogo grátis
 
São 32 jogos “GeoMemória – módulo 1: fácil” para escolher:
 5, das regiões,
26, dos estados
1 do Distrito Federal.
Faça a sua coleção!!!
 
Após efetuar o pagamento, entre em contato conosco através...
-       do whatsapp: (13) 99613-4555 ou
-       do e-mail: invertidaclasse@gmail.com
 
e anexando a cópia do comprovante de pagamento, para escolher o(s) seu(s): GeoMemória – módulo 1: fácil
 

cada jogo comprado leva 1 jogo grátis
jogos no formato PDF enviados via e-mail






GeoMemória é uma adaptação do tradicional “jogo da memória” ao ensino de Geografia. Até o final de 2019, nós, do ClasseInvertida lançamos 18 jogos nessa linha. E não paramos por aí, não! Começamos 2020 lançando, de uma vez só... 64 jogos!!!

A primeira parte desses novos jogos estão relacionados aos Estados do Brasil, e ao Distrito Federal, abrangendo dois tipos, de acordo com o grau de dificuldade:

módulo 1 - fácil: figuras X figuras
 
Para acessar o ‘post’ dos jogos desse módulo, com fotos, regras e características, é só clicar no nome do Estado abaixo:



módulo 2 - médio: figuras X temas

 
Para acessar o ‘post’ dos jogos desse módulo, com fotos, regras e características, é só clicar no nome do Estado abaixo:


  
A segunda parte desses novos jogos estão relacionados aos temas das cinco Regiões do Brasil, abrangendo dois tipos, de acordo com o grau de dificuldade:


módulo 1 - fácil: figuras X figuras
 
Para acessar o ‘post’ dos jogos desse módulo, com fotos, regras e características, é só clicar no nome da Região abaixo:


módulo 2 - médio: figuras X temas
 
Para acessar o ‘post’ dos jogos desse módulo, com fotos, regras e características, é só clicar no nome da Região abaixo:











clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
 
 
nossas redes sociais:








01 dezembro 2019

QuizTÓRIA “Brasil Pré-Histórico”

publicado: 01/12/2019  atualizado: 20/03/2024
jogos didáticos



























jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
 
31º tema: 

a) conteúdo didático

UNIDADE TEMÁTICA
História: tempo, espaço e formas de registros

OBJETOS DE CONHECIMENTO
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

HABILIDADES
(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano;
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos
de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a
natureza e a lógica das transformações ocorridas;
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano, este jogo, especificamente contempla os mais antigos habitantes do Brasil e seu ambiente pré-histórico.

FONTES DE PESQUISA
Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a unidade temática: O povoamento da América / os mais antigos povos do Brasil”.

b) apresentação e entrega
c) cartas

São 70 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Os moldes, para imprimir e cortar, no arquivo em formato PDF, estão distribuídos em 4 páginas. Cada carta contém uma pergunta e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.

O tema principal, “O Brasil pré-histórico” está dividido em seis subtemas:


cartas de 01 a 08 – O ambiente pré-histórico;
cartas de 09 a 17 – Os primeiros habitantes;
cartas de 18 a 28 – Luzia, a ”primeira brasileira”;
cartas de 29 a 34 – Teoria da arqueóloga Niéde Guidon;
cartas de 35 a 50 – Povos dos sambaquis;
cartas de 51 a 70 – Povos ceramistas;

Abaixo, o exemplo detalhado de uma das cartas:
d) caixinha

Junto com o molde das cartas para imprimir e montar, segue também, para imprimir e montar, o molde da caixinha, para guardá-las.

 
e) regras (sugestão)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. 
Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. 
O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. 
Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema e também estabelecer as suas próprias regras.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:










Fontes: Araribá mais : história : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Claudia Fernandes. -- 1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Fernandes, Ana Claudia. Braick, Patrícia Ramos - Estudar história : das origens do homem à era digital : manual do professor / Patrícia Ramos Braick, Anna Barreto. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Barreto, Anna. II. Título. Boulos Júnior, Alfredo História sociedade & cidadania : 7ano : ensino fundamental : anos finais / Alfredo Boulos Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo : FTD, 2022. Componente curricular: História. ISBN 978-85-96-03551-4 (aluno) ISBN 978-85-96-03552-1 (professor) 1. História (Ensino fundamental) I. Título. 22-115042 CDD-372.89. Dicionário de História do Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril – Editora Abril e várias outras obras. 

QuizTÓRIA “América: O Povoamento”

publicado: 01/12/2019  atualizado: 20/03/2024
jogos didáticos



























jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
 
30º tema:


a) conteúdo didático

UNIDADE TEMÁTICA
História: tempo, espaço e formas de registros

OBJETOS DE CONHECIMENTO
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

HABILIDADES
(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano;
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos
de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a
natureza e a lógica das transformações ocorridas;
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano, este jogo, especificamente contempla o registro das primeiras sociedades na América e a percepção da diversidade étnica e cultural, os sítios arqueológicos americanos, os vestígios encontrados neles e sua idade, etc.

FONTES DE PESQUISA
Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a unidade temática: O povoamento da América”.


b) apresentação e entrega
 
c) cartas

São 90 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Os moldes, para imprimir e cortar, no arquivo em formato PDF, estão distribuídos em 5 páginas. Cada carta contém uma pergunta e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.

O tema principal, “América: o povoamento” está dividido em cinco subtemas:


cartas de 01 a 25 – A chegada do homem à América;
cartas de 26 a 48 – Antigos ameríndios: modos de vida;
cartas de 49 a 64 – Povos dos sambaquis;
cartas de 65 a 74 – Glossário;
cartas de 75 a 90 – A fauna pré-histórica.

Abaixo, o exemplo detalhado de uma das cartas:
d) caixinha

Junto com o molde das cartas para imprimir e montar, segue também, para imprimir e montar, o molde da caixinha, para guardá-las.

e) regras (sugestão)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. 
Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. 
O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. 
Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema e também estabelecer as suas próprias regras.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:









Fontes: Araribá mais : história : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Claudia Fernandes. -- 1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Fernandes, Ana Claudia. Braick, Patrícia Ramos - Estudar história : das origens do homem à era digital : manual do professor / Patrícia Ramos Braick, Anna Barreto. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Barreto, Anna. II. Título. Boulos Júnior, Alfredo História sociedade & cidadania : 7ano : ensino fundamental : anos finais / Alfredo Boulos Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo : FTD, 2022. Componente curricular: História. ISBN 978-85-96-03551-4 (aluno) ISBN 978-85-96-03552-1 (professor) 1. História (Ensino fundamental) I. Título. 22-115042 CDD-372.89. Dicionário de História do Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril – Editora Abril e várias outras obras.