publicado: 05/07/2018 atualizado: 27/04/2023
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Chegando com mais um mega lançamento da linha GeoQuest! E olha que este novo tema há tempos estava sendo muito pedido pelos
professores. Bom, finalmente ficou pronto:
Pra quem ainda não conhece, deve estar se perguntando... o que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa?
Bem, pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz
ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado...
questões, questões e mais questões....
Aí é que está o detalhe: GeoQuest é isso! É um jogo de cartas,
ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas
utilidades, muitas possibilidades!
Desenvolver
cada tema do GeoQuest não é fácil não! Nos jogos dessa linha, todas
as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia
(do 6º ao 9º e também do Ensino Médio), daquelas que as editoras costumam
ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será
o livro da disciplina para o próximo triênio (veja o ‘post’ de lançamento do
tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros utilizados)
Depois de 16 temas, ainda temos muito pela frente. Por enquanto, vamos
ao jogo:
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Espaço Mundial”.
O
tema principal está dividido em seis subtemas:
1)
Continentes e Oceanos
2)
Estado, Nação e Território
3)
Países e Territórios do Mundo
4)
Conflitos Territoriais
5)
A População Mundial
6)
Regionalização
b)
CARTAS
São 116 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta. Uma outra novidade, são os emoticons
relativos ao nível de dificuldade de cada questão:
Abaixo, um
exemplo detalhado de uma das cartas (aproveitei e fiz algumas alterações no
layout:
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema. Poderá também utilizar um sistema de pontuação, de acordo com os
emoticons que indicam o nível de dificuldade de cada questão.
Bem, por enquanto, é isso!!! Conheça! Experimente! Inove!