30 outubro 2018

GeoMemória Reciclagem

módulo 3 - difícil: coleta seletiva
publicado: 28/10/2018  atualizado: 03/05/2023
lista de jogos / Geografia / GeoMemória Reciclagem

jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)



Muitos professores e estudantes já conheceram e experimentaram (e inovaram também com)  a linha de jogos GeoReciclagem, seja em sala de aula, seja em casa ou  em outras tantas oportunidades, segundo vários relatos que recebo constantemente.

E falando de GeoReciclagem,  a linha de jogos atual contém um jogo de dominó, um de bingo e um Quiz, agrupados dentro de uma série intitulada “coleta seletiva”. Tais jogos são ideais para quaisquer séries (Fundamental, Ensino Médio, Técnico, etc.) e para todas as idades, ajudando na conscientização da extrema importância da coleta seletiva para o desenvolvimento sustentável, a qual tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido.

Clique aqui e conheça o ‘GeoDominó Reciclagem’
Clique aqui e conheça o ‘GeoBingo Reciclagem’
Clique aqui e conheça o ‘GeoQuest Reciclagem’

Nos ‘posts’ de lançamento desses jogos, frisei que a coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. 

Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também contribui para acabar com poluições tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.

“A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana” (ecycle).

Durante este mês de outubro, nossa oficina de jogos didáticos trabalhou continuamente na ampliação da linha de jogos GeoMemória. Após explorar bastante os segmentos Brasil e países/continentes, surgiu a ideia de desenvolver o tema da coleta seletiva. Ficou muito legal!

Então, vamos ao jogo!

Mas, antes...

Experimente a nova versão on-line:

clique no nome do jogo para acessar sua respectiva página e... divirta-se!
jogo da memória - Reciclagem: Coleta Seletiva

- GeoMemória Reciclagem: Coleta Seletiva


GeoMemória Reciclagem
Módulo 3 – difícil: coleta seletiva


Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente.

Clique aqui e veja o exemplo do jogo ‘GeoMemória Brasil Módulo 1 - Fácil: bandeiras X bandeiras’

Neste jogo, porém, as figuras estampadas, em 40 das 80 cartas, são as dos 10 tipos de lixeiras para a coleta seletiva, e, nas outras 40 cartas, estão distribuídos 40 tipos de resíduos.


Módulos e níveis de dificuldade:

Lembrando que, cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
 
Componentes do jogo:

a) cartas

O jogo é composto por 80 cartas, sendo 40 delas estampadas com as 10 lixeiras (ou coletores) da coleta seletiva com a padronização de cores para os tipos de resíduos mais comuns. As informações são baseadas na resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente aceitos:
Amarelo - Metal em geral
Azul - Papel; papelão
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja - Resíduos perigosos
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Roxo - Resíduos radioativos
Verde - Vidro
Vermelho – Plásticos


As outras 40 cartas mostram 40 tipos diferentes de resíduos, tais como latinha de refrigerante, garrafas PET, caixas de papelão, etc.



b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha


Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso, combinar o tipo de resíduo com a cor da lixeira na qual ele deve ser depositado corretamente, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar:

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser, partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando-se as cartas com as lixeiras e os resíduos, ou dois quadros, sendo um, somente com as lixeiras da coleta seletiva e outro, com os resíduos. Caso seja esta a forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas dos coletores (lixeiras) voltados para baixo, num dos quadros, e as demais, com as estampas dos resíduos no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.

O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa de um determinado tipo de resíduo, e a outra a sua respectiva lixeira a qual deva ser depositado (como por exemplo: garrafas PET, lixeira Vermelha - plásticos) o aluno retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.







segmento: coleta seletiva
jogos: 4 
nível: difícil  
clique nas figuras abaixo para saber mais sobre cada jogo: