18 janeiro 2019

GeoQuiz Brasil: Regiões


publicado: 18/01/2019  atualizado: 03/05/2023

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Nova linha de jogos chegando!!! 
E olha... trata-se de um projeto de longa data... Faz tempo que estou trabalhando a ideia de lançar um jogo de tabuleiro. Finalmente o sonho se tornou realidade: apresento-lhes, neste post, o primeiro (de muitos, espero) jogo de tabuleiro do classeinvertida:


Este jogo foi baseado num jogo tradicional de perguntas e respostas que talvez você conheça: Master. Lançado pela Grow em 1982, o Master foi o primeiro jogo de trívia lançado no Brasil. A característica mais interessante desse jogo é que, ao invés de jogar um dado ou tirar uma carta para se movimentar pelo tabuleiro, é obrigatório que os jogadores respondam a perguntas (a essência dos jogos de trívia) de temas variados para que avancem com suas fichas, até que alguém chegue primeiro ao centro do tabuleiro, o que lhe dará a vitória. Sim, isso mesmo, o tabuleiro do Master tem uma casa central de chegada, rodeada por um círculo dividido em nove partes, que por sua vez era ladeado por 36 casas, agrupadas de quatro em quatro. Completavam o jogo nove fichas coloridas, com as quais os jogadores se movimentariam pelo tabuleiro, uma ficha preta, um bloco para anotação de pontos, 55 "cartas de assunto", e 605 cartelas, cada uma com nove perguntas e respostas, para um total de 5.445 perguntas diferentes. As perguntas estavam divididas em nove categorias diferentes: Geografia, História Natural, Variedades, Artes, Cotidiano, Ciências, Entretenimento, Esportes e História. – fonte: Grow e Wikipedia.

A história do Master continua, com vários lançamentos e versões no decorrer dos anos. Mas, vamos ao que nos interessa neste momento... conhecer o nosso novo jogo.





APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Seguindo as características em termos de conteúdo apresentadas em todos os nossos jogos, GeoQuiz Brasil: Regiões foi desenvolvido tendo por alvo muita em pesquisa em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º. O tema abrange as cinco grandes Regiões Brasileiras (macrorregiões) conforme a divisão feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O conteúdo do jogo contempla questões sobre:
Regiões, Estados, siglas, capitais, municípios, clima, adjetivos pátrios, hidrografia, biomas, relevo, vegetação, domínios morfoclimáticos, atividades econômicas, festas populares, pontos turísticos, divisas, fronteiras, paralelos, etc.

b) TABULEIRO

O jogo apresenta um tabuleiro com a cor de fundo em azul, estampado com o mapa do Brasil colorido e dividido nas 5 grandes Regiões:  Sul na cor lilás, Sudeste - vermelha, Norte na cor verde, Nordeste – laranja e Centro-Oeste, marrom.
 
Sobre o mapa, estão os ‘caminhos’ de cada Região, com quatro casas cada um, iniciando na casa de cor preta e terminando junto ao círculo central, onde estão casas representando cada uma das Regiões, que por sua vez, leva ao centro do tabuleiro, onde está localizada a casa, na cor azul, simbolizando o Distrito Federal (DF).

O tabuleiro, no arquivo PDF, está dividido em 4 folhas A4, configurado para imprimir e montar, conforme a figura abaixo:
 
c) CARTELAS

São 60 cartelas, numeradas, divididas em 5 temas, ou seja, as 5 Regiões do Brasil, com perguntas de resposta única e também do tipo dicotômicas (sim/não ou verdadeiro/falso).


Cada cartela contém uma questão relativa a cada Região, totalizando cinco questões. Além disso, mostra também qual é a resposta correta de cada questão.

Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartelas:


Em resumo, são 300 questões no total (60 questões sobre cada Região).

d) FICHAS

O jogo conta com 5 fichas, cada uma com a sigla e a cor que identifica cada Região:

 
Para melhor aproveitamento e agilidade na movimentação, as fichas poderão ser coladas em peças tais como tampas de embalagens Tetra Pak  (sugestão):



e) CAIXINHA DAS CARTELAS

Há também a caixinha com design e tamanho especial, para guardar as cartelas:


f) CAIXA DO JOGO

Para guardar o tabuleiro, as fichas e as cartelas.


O molde dessa caixa tem o tamanho de uma folha A4 e está divido em 4 partes:

 

Regras (sugestões)

GeoQuiz Brasil: Regiões pode ser jogado de várias maneiras, cada uma com suas próprias regras, porém com procedimentos comuns. Segue uma sugestão de como jogar:

Procedimentos básicos:

a) em cada rodada, todos os participantes perguntam e respondem uma vez;

b) para fazer uma pergunta, tire a primeira cartela do monte e leia a questão para o jogador à sua esquerda, mas tome cuidado para não ler a resposta junto;

c) confira a resposta e recoloque a cartela no monte, debaixo de todas as outras.

Sugestão - jogando com o tabuleiro

Participantes: 
de 2 a 5

Objetivo:
Ser o primeiro a chegar ao centro do tabuleiro (na casa onde está a sigla DF) respondendo corretamente às perguntas formuladas.

Preparação:
Os jogadores sorteiam ou escolhem entre as fichas temáticas a que cada um vai usar representando a Região sobre a qual responderá questões:
S = Sul
N = Norte
SE = Sudeste
CO = Centro-Oeste e
NE = Nordeste

Por exemplo, um dos participantes escolheu responder inicialmente sobre a Região Norte. Assim, a sua ficha do jogo será a de cor verde, que está estampada com a sigla N.

Decidido isso, cada jogador coloca a sua ficha na primeira casa do caminho correspondente a sigla da Região da sua ficha.

No nosso exemplo, o jogador com a ficha N vai colocá-la sobre a primeira casa cujo o fundo está na cor preta e estampado com a letra N.


Em seguida, define-se quem fará a primeira pergunta.

Como jogar

Para avançar uma casa, o participante deverá responder corretamente a uma pergunta sobre a Região que corresponde à sua ficha.

Seguindo com o nosso exemplo, o jogador representante da Região Norte responderá a uma pergunta específica sobre a Região Norte.

Após acertar as respostas de quatro perguntas sobre o mesmo tema, ou seja, sobre a Região que está representando, a ficha do participante entrará no círculo central do tabuleiro.


Voltando ao nosso exemplo, o participante representante da Região Norte, após responder acertadamente à quarta questão sobre a Região Norte, acessará o círculo central do tabuleiro, avançando sobre a casa com as iniciais CO (Centro-Oeste).


A partir daí, deverá avançar pelas casas com as iniciais das outras Regiões e responder a uma pergunta sobre cada uma delas, até chegar às casas com a sigla da sua Região.

Exemplificando, o participante representante da Região Norte, após responder corretamente a uma questão de cada uma das Regiões na sequência do círculo (CO, S, SE e NE), chegará, finalmente à casa estampada com as iniciais da sua Região, ou seja N.


Ao responder corretamente a uma pergunta sobre essa última Região, ou seja, a qual representa, o participante move a sua ficha para o centro do tabuleiro, onde está localizada a casa com a sigla DF (Distrito Federal), tornando-se o vencedor do jogo.

Sugestões adicionais:

Carona

Ao percorrer as casas marcadas com as iniciais das Regiões, é possível que mais de uma ficha ocupar a mesma posição. Quando isso ocorre, elas são empilhadas obedecendo à ordem de chegada. O jogador que acerta a resposta avança uma casa com a sua ficha, mas é obrigado a levar junto todas as que estão em cima, porém as que estão embaixo permanecem no local.

Os jogadores cujas fichas "vão de carona" pulam perguntas e podem, assim, chegar ao final do percurso rapidamente. Porém, quem chegar ao centro do tabuleiro em primeiro lugar será o único vencedor, mesmo se estiver carregando fichas de outros jogadores.

Desvantagem desta sugestão: ao "pegar uma carona", o jogador pode ser obrigado a passar direto pela sua entrada para o centro do tabuleiro e a dar mais uma volta...



Jogar só com as cartelas de perguntas e respostas

Pode-se selecionar apenas uma das Regiões como assunto e os participantes vão retendo consigo as cartelas à medida que acertam as questões (tal qual nos jogos da linha GeoQuest)




Conclusão: 

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros.



O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada tema. Poderá também utilizar um sistema de pontuação, etc. Enfim, também poderá fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
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