20 maio 2020

Educação Socioemocional: Quest

volume 01: 

As 10 competências gerais da BNCC
publicado:20/05/2020 atualizado: 16/07/2023
jogos didáticos


Recentemente, o ClasseInvertida foi convidado pela PLUG.lab para participar do workshop on-line para professores, evento esse que foi um enorme sucesso! Como o tema do evento abordou jogos didáticos e metodologias ativasferramentas socioemocionais, oferecemos quatro jogos (em PDF) de presente aos participantes.
clique na figura para acessar o post do evento

PLUG.lab é uma empresa de educação socioemocional que atende demandas de instituições de ensino, grupos corporativos e esportivos. Ferramentas, experiências e treinamentos que visem a humanização e conexão das pessoas são a expertise da empresa.

Na figura ao lado, o cartaz do evento realizado no último dia 13 de maio, no formato on-line.

Assim, desenvolvemos, de início, dois jogos de dominó didático, aproveitando a estrutura da linha GeoDominóZÃO com os temas fornecidos pela PLUG.lab. Os posts desses jogos estão disponíveis nos links abaixo:


Em seguida, com o material disponível, desenvolvemos um terceiro jogo, um quiz. E também aproveitamos para testar o formato de uma nova linha: QUEST, que será utilizada em nosso próximo projeto para a disciplina de Ciências.

volume 1: As 10 competências gerais da BNCC



linha:
QUEST
série:
Educação Socioemocional
volume:
01
tema:
As 10 competências gerais da BNCC





conteúdo didático



Segundo o Porvir, a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, [
...A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento...]

[...O Porvir produziu um infográfico para facilitar a compreensão dessas competências gerais, elaborado a partir de leitura crítica realizada por Anna Penido, diretora do Inspirare e integrante do Movimento pela Base, iniciativa que integra representantes de diferentes setores da sociedade com o propósito de apoiar a construção e implementação de uma BNCC de qualidade...] e acrescenta que: [...A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito durante a educação básica...].

apresentação

arquivo em formato PDF com 9 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 6: cartas (para imprimir)
página 7: molde da caixinha (para imprimir)
página 8: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página 9: regras

apresentação, distribuição e envio do jogo
O jogo está em arquivo no formato PDF e é enviado, via e-mail, única e exclusivamente, pela PLUG.lab aos participantes dos seus eventos. Clique aqui para mais informações.

ClasseInvertida não dispõe do jogo para venda ou distribuição.

componentes do jogo

 45 cartas (para imprimir e recortar)

1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)


regras (sugestão)

Dividir os participantes em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.

O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele.

O jogo continua: o participante que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros.

Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.


     Professor Marcos Bonanato