publicado: 22/04/2021 ⌛ atualizado: 12/01/2025
lista de jogos / História / Dominó de História Revolução Russa
PIX - chave:
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)
Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Esta
nova série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda
desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social
da Rússia no final do século XIX e início do século XX, até a posterior formação da União Soviética.
Até
o lançamento deste dominó de História tínhamos os GeoDominó, onde a ideia foi a de transformar um
jogo de dominó tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o
aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. Pois, agora,
iniciamos o mesmo processo com os jogos da disciplina de História.
O dominó de História Revolução Russa aborda os principais personagens e os mais importantes fatos, iniciando pelo império dos czares e as contradições no império, sobre o final do século XIX e o início do século XX, que foram marcados pelo avanço do capitalismo e, ao mesmo tempo, pela esperança da revolução socialista. A Rússia czarista não era propriamente um país capitalista desenvolvido, mas estavam ali presentes as marcas do imperialismo e da expansão industrial, o que ampliou as desigualdades sociais.
Personagens
e acontecimentos tais como as correntes políticas, o Domingo Sangrento e
a Guerra
Russo-Japonesa, que abrangem o descontentamento em relação ao
absolutismo monárquico e à derrota da Rússia na guerra com o Japão, além da
manifestação pacífica em São Petersburgo que foi recebida a tidos pelas tropas
imperiais, também estão estampados nas peças deste jogo.
Não
poderiam ficar de fora deste jogo, peças estampadas sobre A Revolução de 1905,
os sovietes e a Duma, questionando o descontentamento em
relação ao absolutismo monárquico e à entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que favoreceu a
eclosão de movimentos revolucionários, tais como a
Revolução de Fevereiro e a Revolução de
Outubro.
Para
completar, o jogo abrange e aborda também, através de estampas e descrições, os
principais acontecimentos do processo revolucionário na Rússia, tais como a guerra civil, as bases econômicas adotadas pelo
governo russo após a revolução, ou seja, a Nova Política Econômica e ainda, o
processo de formação da União Soviética,
com a ascensão de Stalin, o realismo socialista e o stalinismo.
Fontes: Araribá Mais –
História 9º ano – Organizadora: Editora Moderna; Estudar história: das origens
do homem à era digital – Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto – Editora
Moderna; História.doc 9 – Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro
Faria e Daniela Buono Calainho - Editora Saraiva; Dicionário de História do
Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril –
Editora Abril e várias outras obras.
BNCC – habilidades: EF09HI10 e EF09HI11.
Componentes do jogo
1) 30 peças (moldes
para imprimir e recortar), contendo figuras e descrições a serem combinadas,
conforme modelo abaixo:
2) 1 caixinha (molde
para imprimir, recortar e montar):
3) Regras (ou sugestão)
As
regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a
6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.
O
ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face
para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 5 peças. As que sobrarem
(neste caso, 10) ficarão disponíveis para “compras”.
Cada
jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades
abertas, de forma que a figura de um determinado personagem ou acontecimento da
Revolução Russa de um dos lados coincida com a biografia ou
descrição do evento do outro lado onde está sendo colocada.
Quando
o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador
seguinte.
Se
um jogador, na sua vez de jogar, não tiver nenhuma peça que combine com as que
estão nas extremidades do jogo sobre a mesa, deverá “comprar”, do monte de
compras, tantas peças quanto forem necessárias. Caso acabem as peças do monte
de compras, passará a vez ao próximo jogador.
Quando
um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele
venceu o jogo.
Apresentação e distribuição do jogo
O
jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
-
página 1: capa
-
páginas 2 e 3: peças para imprimir e recortar
-
páginas 4 e 5: versos das peças (impressão opcional)
-
página 6: caixinha para imprimir, recortar e montar
-
página 7: regras (ou sugestões)
-
página 8: esquema de montagem
O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento (veja mais informações ao final deste post)
Para adquirir
PIX - chave:
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)
Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
dicas de impressão:
Revolução Russa em 7 jogos
Nossa série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social da Rússia no final do século XIX e início do século XX, até a posterior formação da União Soviética.
Conheça todos os jogos da série:
clique na figura para acessar a respectiva página do jogo:
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida: