publicado: 22/04/2021 ⌛ atualizado: 10/01/2025
lista de jogos / História / QuizTÓRIA Revolução Russa - volume 1
Nossa
série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda
desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social
da Rússia no final do século XIX e início do século XX, até a posterior formação da União Soviética.
PIX - chave:
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Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
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(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
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boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
dicas de impressão:
Em
dezembro de 2019, lançamos os últimos quatro jogos da linha QuizTÓRIA. De lá para cá
tínhamos apenas projetos com alta demanda voltados para a disciplina de Geografia.
Mas, decidimos, neste ano de 2021, focar no desenvolvimento de mais jogos para
a disciplina de História. Assim, apresentamos agora o 32º jogo da
linha QuizTÓRIA:
O
QuizTÓRIA
Revolução Russa – volume 1, aborda, nos seus dois primeiros subtemas,
o
império dos czares e as contradições no
império, questionamentos sobre o final do século XIX e o início do século XX, que foram marcados pelo
avanço do capitalismo e, ao mesmo tempo, pela esperança da revolução
socialista. A Rússia czarista não era propriamente um país capitalista
desenvolvido, mas estavam ali presentes as marcas do imperialismo e da expansão
industrial, o que ampliou as desigualdades sociais. Nos três últimos subtemas,
as
correntes políticas, Domingo
Sangrento e a Guerra
Russo-Japonesa, as questões abrangem o descontentamento em relação
ao absolutismo monárquico e à derrota da Rússia na guerra com o Japão, além da
manifestação pacífica em São Petersburgo que foi recebida a tiros pelas tropas
imperiais.
Fontes: Araribá Mais –
História 9º ano – Organizadora: Editora Moderna; Estudar história: das origens
do homem à era digital – Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto – Editora
Moderna; História.doc 9 – Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro
Faria e Daniela Buono Calainho - Editora Saraiva; Dicionário de História do
Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril –
Editora Abril e várias outras obras.
BNCC – habilidades: EF09HI10 e EF09HI11.
Componentes do jogo
1) 90 cartas (moldes
para imprimir e recortar), numeradas de 01 a 90, contendo questões e
alternativas para resposta, além da informação da resposta correta, conforme
modelo abaixo:
Os cinco subtemas abordados são
os seguintes:
o império dos czares – cartas 01 a 24
as contradições no
império
– cartas 25 a 47
as correntes políticas - cartas 48 a 72
Domingo Sangrento – cartas 73 a 84
a Guerra Russo-Japonesa – cartas 85 a 90
2) 1 caixinha (molde
para imprimir, recortar e montar):
3) Regras (ou sugestão)
Dividir os alunos em grupos de quatro
ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada
para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.
O vencedor do sorteio tira a primeira
carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado
direito, tendo o cuidado de que ele não veja a resposta. Se ele acertar, fica
com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada sob
todas as outras cartas.
O jogo continua: o aluno que acabou de
responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do
seu lado direito e, assim por diante. É importante, antes do jogo começar,
definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas
ou marcação de tempo) entre outros.
Ganha o jogo quem, ao final, tiver
mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.
O docente também pode estabelecer um
jogo por etapas, de acordo com cada subtema.
Apresentação e distribuição do jogo
O
jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
-
página 1: capa
-
páginas 2 a 6: cartas para imprimir e recortar
-
página 7: versos das cartas (impressão opcional)
-
página 8: caixinha para imprimir, recortar e montar
-
página 9: regras (ou sugestões)
O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento
(veja mais informações ao final deste post)
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Revolução Russa em 7 jogos
Nossa série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social da Rússia no final do século XIX e início do século XX, até a posterior formação da União Soviética.
Conheça todos os jogos da série:
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