20 março 2019

QuizTÓRIA “Brasil: Regime Militar”

publicado: 20/03/2019  ⌛ atualizado: 09/01/2025
lista de jogos /  História / QuizTÓRIA Brasil: República


O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!

 

Chegando... o 23º tema:


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Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Todas as questões foram baseadas em coleções de livros didáticos de História (do 6º ao 9º e do Ensino Médio).

Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:

“Brasil: Regime Militar.

O tema inclui 4 subtemas:

Cartas   01 a 32 - “Anos Dourados”;
Cartas   33 a 54 - “Anos de Chumbo”;
Cartas   55 a 64 - “A Vida no Regime”;
Cartas   65 a 80 – “Últimos dias de Regime”;


b) CARTAS

São 80 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um formato e design especial, para guardar as cartas:


 Todo o design do jogo foi obra do meu filho:
 

Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. 

O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. 

Fim do jogo
Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.


Para adquirir:















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GeoMemória "Símbolos Cartográficos"


módulo 2 - médio
bandeiras X mapas/capitais
publicado: 20/03/2019  🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoMemória Símbolos Cartográficos - módulo 2

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Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia – elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para acessar o post desse jogo). O outro, o GeoDominó Símbolos Cartográficos com 45 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo).  

Ah, sim! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo...um GeoMemória!

 
GeoMemória Símbolos Cartográficos


módulo 2 - médio: nome X figura

 Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
 

Componentes do jogo:
1 - Conteúdo didático

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, porém, as figuras estampadas, em 40 das 82 cartas, são as figuras com os símbolos cartográficos e, nas outras, os respectivos nomes.

 Espero que este jogo atenda à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries.  

O tema inclui as seguintes convenções (ou símbolos) cartográficos:

 

2 - Componentes do jogo

A - Peças

O jogo é composto por 82 cartas, sendo 40 estampadas com as figuras dos 40 símbolos cartográficos, 40 com os seus respectivos nomes e 2 com o logotipo do classeinvertida.

Acima, exemplo detalhado de algumas peças.

B – Caixinha


3 - Apresentação

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando as cartas com as figuras dos símbolos cartográficos com as cartas com as nomenclaturas deles, ou dois quadros, um somente com os símbolos cartográficos e outro com as cartas estampadas com os nomes. Caso seja esta a forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas dos símbolos cartográficos voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as estampas dos nomes no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.

O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa de uma figura de um símbolo, e a outra o seu respectivo nome que o identifica (como por exemplo: figura com uma torre de petróleo com o nome ‘petróleo’) o aluno retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!


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