26 junho 2019

GeoQuest “Fusos Horários”

publicado: 26/06/2019  atualizado: 27/04/2023
lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Fusos Horários"

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Que legal! Está chegando um novo GeoQuest! Eu já estava começando a sentir saudade dos lançamentos dessa linha! Por um lado, desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Mas acaba sendo muito prazeroso! Veja o caso deste lançamento: Fusos Horários: de longe, é o tema mais pedido pelos docentes e estudantes da Licenciatura atualmente.


Assim como os demais jogos, esse é fruto muita, intensa e abrangente pesquisa e, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui ) – confira, ao final do post, alguns dos livros utilizados.
O que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Então, GeoQuest é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
Fusos Horários

 
O tema principal está dividido em 6 subtemas:

Cartas 01 a 18: Fatos Históricos;
cartas 19 a 48: Conceitos/Definições;
cartas 49 a 60: Orientação Global;
cartas 61 a 70: Mudança de Data;
cartas 71 a 90: Limites Práticos;
cartas 91 a 110: Brasil e os Fusos.


b) CARTAS

São 110 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO



Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. 

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.





























Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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Referências Bibliográficas:
Coleção Integralis Geografia – 6º ano
Garcia, Helio
Integralis geografia, 6. ano / Helio Garcia, Paulo Roberto Moraes, - 1. Ed. – São Paulo: IBEP, 2015.
1. Geografia (Ensino Fundamental) – Estudo e ensino. I. Moraes, Paulo Roberto, II. Título. III. Série

Torrezani, Neiva Camargo
Vontade de saber Geografia, 6º ano / Neiva Camargo Torrezani. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2015
1. Geografia (Ensino Fundamental) I. Título.

Martinez, Rogério
#Contato geografia, 3º ano / Rogério Martinez,
Wanessa Pires Garcia Vidal. – 1. Ed. – São Paulo : Quinteto Editorial, 2016. – (Coleção #contato geografia)
1. Geografia (Ensino médio) I. Vidal, Wanessa Pires Garcia. II. Título. III. Série.        

Adas, Melhem
Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. – 2. Ed. – São Paulo: Moderna, 2015
1. Geografia (Ensino fundamental) I. Adas, Sergio. II. Título

14 junho 2019

GeoBingo Espaço Geográfico: Orientação e Localização

publicado: 14/06/2019  atualizado: 10/05/2023
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Puxa... faz um bom tempo que não lanço jogos da linha GeoBingo para a disciplina de Geografia – semana passada lancei três, mas são de História. Revirando meus registros, o último foi o GeoBingo Região Metropolitana da Baixada Santista, em setembro de 2018 e antes dele, o bingo GeoReciclagem, em maio do mesmo ano. Mas, isso é passado!

Eis que surge um novo GeoBingo:
Ratificando o que escrevo nos ‘posts’ de lançamento dos GeoBingo, não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. 

Este jogo de bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia.
Assim, desenvolvi este jogo abrangendo o tema Orientação e Localização no Espaço Geográfico, que também já foi abordado em três jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, com os seguintes tópicos Orientação pelos astros, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para acessar o post desse jogo); no GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação e Localização com 40 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo) e, recentemente, no GeoMemória Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, composto por 100 cartas, sendo 50 pares, estampadas com 50 figuras relacionadas ao tema (Clique aqui para acessar o post desse jogo).


Vamos ao jogo:


1 - Conteúdo didático

A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada de várias coleções de livros de Geografia para o ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano, unidade 1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude 

E o conteúdo abordado neste jogo apresenta os seguintes conceitos:

- Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
- Forças sociais e forças naturais;
- Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
- Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
- Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Su-sudeste, Oeste-sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Su-sudoeste;
- Ocidente e Oriente, nascente e poente;
- Setentrional e Meridional, boreal e austral;
- Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
- paralelos, hemisférios e meridianos;
- Latitude, longitude e altitude;
- etc.

2 - Componentes do jogo

A - Cartelas

O jogo é composto por 60 cartelas numeradas contendo, cada uma, 8 imagens aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema.


Abaixo, exemplo detalhado de uma das cartelas.
 

B - Fichas com perguntas e respostas

Além disso, traz também 46 fichas com perguntas relacionadas com cada uma das 46 figuras, e direcionadas ao tema, tais como a do exemplo abaixo:
 
Note que cada ficha de pergunta contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem que o aluno deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para o professor. Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos.


C – Caixinha


3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.

Regras (sugestões)

As regras para se jogar o GeoBingo Orientação e Localização no Espaço Geográfico, são muito simples:

- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com as 8 imagens aleatórias em cada uma. Pode-se dividir a turma em grupos, porém cada aluno deverá ter a sua cartela individual;

- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Exemplo: Se a pergunta sorteada for " A linha do equador divide o globo terrestre em dois hemisférios. Como são denominados”? ele deverá verificar em sua cartela se consta a imagem do globo terrestre com a divisão norte/sul. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra essa imagem;
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas;

- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor;
Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.



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