20 abril 2020

GeoDominóZÃO Brasil

nível 01

bandeira / sigla X nome e mapa do estado/DF 
publicado: 20/04/2020  🔆 atualizado: 12/02/2025

lista de jogos /  Geografia / GeoDominóZÃO Brasil: nível 01


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento

PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Atendendo aos muitos pedidos e solicitações, considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em realidade um antigo projeto, resolvemos aumentar, isso mesmo, aumentar o tamanho das nossas peças de GeoDominó. Daí, eis que surge uma nova linha:

Nesta primeira etapa, lançaremos 10 jogos, dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Apresentamos neste ‘post’ o primeiro jogo e, não por acaso, representando o nível mais fácil:



linha:
GeoDominóZÃO
série:
Brasil - Estados
nível:
01
temas:
bandeiras e siglas X mapas e nomes dos estados




conteúdo didático
 
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia – 4º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades político-administrativas do Brasil.
b) Formação territorial do Brasil

HABILIDADES
a) (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
b) (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano e para o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir as Unidades da Federação (26 Estados brasileiros e o Distrito Federal) através das suas respectivas bandeiras, siglas, mapas e nomes.

FONTES DE PESQUISA
Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com a unidade temática: ”Conexões e escalas”.
 
apresentação
arquivo em formato PDF com 6 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 3: peças (para imprimir)
página 4: peças e molde da caixinha (para imprimir)
página 5: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página 6: regras


envio
via e-mail após a confirmação do pagamento

componentes do jogo

28 peças (para imprimir e recortar)

 
1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
 
regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.

O ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão disponíveis para “compras”.

Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.

O primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.

O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que a bandeira e a sigla de um determinado Estado (ou do DF) estampadas em um dos lados da peça, coincida com o mapa e o respectivo nome do mesmo Estado, estampados no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.

Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.

Caso um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador colocar sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.

jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento

PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:





17 abril 2020

GeoCartas: Rouba Monte - Brasil: Regiões

deck 02
domínios morfoclimáticos, biomas, IDH, fusos horários, produtos agrícolas, número de municípios, PIB, PIB per capita, população, área (extensão) e densidade demográfica.
publicado: 17/04/2020  🔆 atualizado: 18/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoCartas: Rouba Monte - Brasil: Regiões - deck 02


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento


PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
Nova série, dois novos jogos: GeoCartas / rouba monteBrasil – Regiões
 
Vamos conferir o segundo jogo dessa série: 

GeoCartas / rouba monteBrasil – Regiões – deck 2: domínios morfoclimáticos, biomas, IDH, fusos horários, produtos agrícolas, número de municípios, PIB, PIB per capita, população, área (extensão)  e densidade demográfica.
 a)  Conteúdo didático
Este jogo contempla informações e dados sobre 11 temas: domínios morfoclimáticos, biomas, IDH, fusos horários, produtos agrícolas, número de municípios, PIB, PIB per capita, população, área (extensão) e densidade demográfica das cinco Regiões do Brasil *.
* Fonte: IBGE e livros didáticos

b)   Componentes do jogo:

1)  Cartas
O jogo é composto por 68 cartas, assim distribuídas:
- 11 cartas da Região Sul:
- 11 cartas da Região Sudeste:
- 11 cartas da Região Centro-Oeste:
- 11 cartas da Região Nordeste:
- 11 cartas da Região Norte:
- 13 cartas com o mapa do Brasil, representativas de todos os temas:
 

Abaixo, um modelo com suas características e dimensão:

2)  Caixinha

c)   Apresentação:
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas, dos versos das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.


d)   Como jogar (sugestão)

introdução
As regras do GeoCartas / rouba monteBrasil – Regiões – deck 2 são parecidas com as do jogo tradicional. Porém, no jogo tradicional, a combinação se faz por números iguais, não importando os naipes das cartas: espadas (♠), paus (ou arvore) (♣), copas (♥) e ouros (♦). Neste jogo, a combinação está na relação dos temas domínios morfoclimáticos X biomas X IDH X fusos horários X produtos agrícolas X número de municípios X PIB X PIB per capita X população X área (extensão) X densidade demográfica. Por exemplo, a carta estampada com os biomas da Região Sudeste faz par com a carta estampada com os biomas da Região Nordeste, e também com a carta estampada com os biomas da Região Norte, e ainda, com a carta estampada com os biomas da Região Norte ou da Região Centro-Oeste.
Observação: pode-se aqui aplicar uma variação nas regras, a critério do docente, permitindo a combinação de cartas somente por Região. Por exemplo, clima: uma carta estampada com o bioma do Estado de Minas Gerais com a carta com o bioma desse mesmo Estado.
Outra diferença entre este jogo e o tradicional é o número de cartas. No tradicional, costuma-se jogar com um ou dois baralhos de 52 cartas. No GeoCartas / rouba monteBrasil – Regiões – deck 2  são 68 cartas.

Objetivo do jogo
Acumular o maior número de cartas, ou seja,  ter o maior monte de cartas.

Preparação
Podem jogar de 2 a 6 participantes
Escolhe-se alguém que embaralhará as cartas e distribuirá 4 delas para cada um dos participantes. Em seguida, deixará 4 cartas em cima da mesa ao centro, todas com a face voltada para cima. As cartas que sobrarem ficarão reservadas para distribuição durante o jogo. Um sorteio definirá quem será o primeiro a jogar e a ordem de sequência dos participantes.
Observação: pode-se aqui, a critério do docente, aplicar outra variação nas regras, permitindo deixar sobre a mesa 6 ou 8 cartas, no máximo.

Começando
O primeiro a jogar deverá observar se, entre as cartas que estão em sua mão, há alguma que tenha estampada a figura com domínios morfoclimáticos ou biomas ou IDH ou fusos horários ou produtos agrícolas ou número de municípios ou PIB ou PIB per capita ou população ou área (extensão) ou densidade demográfica de uma determinada Região, que combine  (ou esteja relacionado) com alguma das cartas que estão sobre a mesa, que seja do mesmo tema (ou seja, domínios morfoclimáticos ou biomas ou IDH ou fusos horários ou produtos agrícolas ou número de municípios ou PIB ou PIB per capita ou população ou área (extensão) ou densidade demográfica de outra Região.
Por exemplo, o participante nota que possui uma carta estampada com o mapa dos  fusos horários da Região Centro-Oeste e que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa com a estampa dos fusos horários da Região Sul. Assim, o jogador recolherá essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (fusos horários X fusos horários), colocando-as dispostas em um monte, com a imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes.
Obs.: caso não tenha nenhuma carta entre as dispostas na mesa que estivesse relacionada com as que estão em sua mão, ele teria que escolher uma das cartas que tem em mãos, descartando-a, ou seja, colocando-a sobre a mesa.

O próximo a jogar deverá procurar entre as opções de cartas que estão sobre a mesa e, agora, também nas cartas que estão sobre (por cima) os montes de seus adversários, alguma que tenha a figura com domínios morfoclimáticos ou biomas ou IDH ou fusos horários ou produtos agrícolas ou número de municípios ou PIB ou PIB per capita ou população ou área (extensão) ou densidade demográfica de uma determinada Região, que combine  ou ‘faça par’.
Por exemplo: o participante nota que possui uma carta estampada com o mapa dos domínios morfoclimáticos da Região Nordeste e que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa com a estampa do mapa dos domínios morfoclimáticos da Região Norte. Assim, o jogador poderá recolher essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (domínios morfoclimáticos X domínios morfoclimáticos), colocando-as dispostas em um monte, com a imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes.

O jogo prossegue, com a segunda rodada. Hipoteticamente, um dos participantes percebeu que a carta estampada com o mapa dos domínios morfoclimáticos, da Região Sul, que está na sua mão, combina com a carta que está sobre o monte do adversário, estampada com os domínios morfoclimáticos da Região Norte. Assim, o jogador consegue ‘roubar’ o monte de carta do seu adversário. E aumentando, portanto, o seu próprio monte de cartas.

Prosseguindo
Quando algum dos jogadores ficar sem cartas em mãos, deverá solicitar e receber mais 4 cartas do monte das que sobraram da distribuição inicial.

Finalizando
O jogo termina assim que acabarem as cartas de distribuição e quando nenhum dos jogadores tiver cartas com estampas relacionadas ou que combinem com as estampas das cartas que estão sobre os montes dos adversários ou dispostas sobre a mesa.
Vencerá o jogo aquele jogador, que ao fim, tiver, em sua posse, o maior monte de cartas  de todos

Cartas especiais:
Permitem uma maior abrangência tanto na combinação de cartas quanto no momento de “roubar” o monte:
- 13 cartas com o mapa do Brasil, representativas de todos os temas.

Por exemplo, a carta estampada com o mapa do Brasil mostrando o PIB do País pode ‘fazer par’ com qualquer carta com o mapa do PIB de qualquer Região, que estiver sobre a mesa, ou ‘roubar’ o monte que tiver como carta de topo qualquer carta de PIB de qualquer Região.  Aplica-se a mesma regra às demais cartas especiais.

Para adquirir: