nível 01
bandeira / sigla X nome e mapa do estado/DF publicado: 20/04/2020 🔆 atualizado: 12/02/2025
lista de jogos / Geografia / GeoDominóZÃO Brasil: nível 01
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Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
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boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
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Atendendo aos muitos pedidos e solicitações,
considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em
realidade um antigo projeto, resolvemos aumentar, isso mesmo, aumentar o
tamanho das nossas peças de GeoDominó. Daí, eis que surge
uma nova linha:
Nesta primeira etapa, lançaremos 10 jogos,
dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO
vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de
fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Apresentamos neste ‘post’ o primeiro jogo e,
não por acaso, representando o nível mais fácil:
GeoDominóZÃO
série:
Brasil
- Estados
nível:
01
temas:
bandeiras
e siglas X mapas
e nomes dos estados
conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia
– 4º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades
político-administrativas do Brasil.
b) Formação territorial do Brasil
b) Formação territorial do Brasil
HABILIDADES
a) (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas
oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região),
suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
b) (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
b) (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano e para o 7º ano, na disciplina de Geografia,
este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir as Unidades da
Federação (26 Estados brasileiros e o Distrito Federal) através das suas
respectivas bandeiras, siglas, mapas e nomes.
FONTES DE PESQUISA
Todas
as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e
coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com a
unidade temática: ”Conexões e escalas”.
apresentação
arquivo
em formato PDF com 6 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 3: peças (para imprimir)
página
4: peças e molde da caixinha (para imprimir)
página
5: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página
6: regras
envio
via
e-mail após a confirmação do pagamento

componentes do jogo
28
peças (para imprimir e recortar)
1
caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são
as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que
muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.
O ideal é formar grupos de 4 participantes.
Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada
participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão
disponíveis para “compras”.
Um sorteio decidirá a ordem de cada
participante, ou seja, a sua vez de jogar.
O primeiro a jogar escolherá, a seu critério,
qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.
O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na
sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas,
ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que a bandeira e a sigla de
um determinado Estado (ou do DF) estampadas em um dos lados da peça, coincida
com o mapa e o
respectivo nome do mesmo
Estado, estampados no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.
Quando o jogador coloca sua peça sobre a
mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
Caso um jogador não tenha na mão uma peça que
se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a
mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas
peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para
comprar, passará a vez ao próximo jogador.
Quando um jogador colocar sua última peça na
mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.
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dicas de impressão:
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