deck 01: bandeiras, capitais, siglas, localização, adjetivos gentílicos, lugares, fauna, hidrografia, clima, vegetação e relevo.
Nova
série, dois novos jogos: GeoCartas / rouba monte: Brasil – Regiões
Vamos
conferir o primeiro jogo dessa série:
GeoCartas / rouba monte: Brasil – Regiões – deck 1: bandeiras,
capitais, siglas, localização, adjetivos gentílicos, lugares, fauna,
hidrografia, clima, vegetação e relevo.
Este jogo contempla
informações e dados sobre 11 temas: bandeiras, capitais, siglas,
localização, adjetivos gentílicos, lugares, fauna, hidrografia, clima, vegetação e relevo, das cinco Regiões do Brasil *.
* Fonte: IBGE e livros didáticos
b) Componentes do jogo:
1) Cartas
O jogo é composto por 68 cartas, assim distribuídas:
- 11 cartas da Região Sul:
- 11 cartas da Região Sudeste:
- 11 cartas da Região Centro-Oeste:
- 11 cartas da Região Nordeste:
- 11 cartas da Região Norte:
- 13 cartas com o mapa do Brasil, representativas de todos
os temas:
Abaixo, um modelo com suas características e dimensão:
2) Caixinha
c) Apresentação:
Arquivo em
formato PDF, contendo as estampas das cartas, dos versos das cartas e da
caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
d) Como jogar
(sugestão)
introdução
As regras do GeoCartas / rouba monte: Brasil – Regiões
– deck
1 são parecidas com as do jogo tradicional. Porém,
no jogo tradicional, a combinação se faz por números iguais, não importando os
naipes das cartas: espadas (♠), paus (ou arvore) (♣), copas (♥) e
ouros (♦). Neste jogo, a combinação
está na relação dos temas bandeiras X capitais X siglas X localização X adjetivos gentílicos X lugares X fauna X hidrografia X clima X vegetação X relevo. Por exemplo, a carta estampada com os biomas da Região Sudeste faz par com a carta
estampada com o mapa da hidrografia da Região
Nordeste, e também com a carta estampada com o mapa da hidrografia da Região Norte, e ainda, com a carta estampada com o mapa da hidrografia da Região
Norte ou da Região Centro-Oeste.
Observação: pode-se aqui aplicar uma variação nas regras, a
critério do docente, permitindo a combinação de cartas somente por Região. Por
exemplo, clima: uma carta estampada com o clima do Estado de Minas Gerais com a
carta com o clima desse mesmo Estado.
Outra diferença entre este jogo e o tradicional é
o número de cartas. No tradicional, costuma-se jogar com um ou dois baralhos de
52 cartas. No GeoCartas / rouba monte: Brasil – Regiões
– deck
1 são 68 cartas.
Objetivo do jogo
Acumular o maior número de cartas, ou seja,
ter o maior monte de cartas.
Preparação
Podem jogar de 2 a 6 participantes
Escolhe-se alguém que embaralhará as cartas e
distribuirá 4 delas para cada um dos participantes. Em seguida, deixará 4
cartas em cima da mesa ao centro, todas com a face voltada para cima. As cartas
que sobrarem ficarão reservadas para distribuição durante o jogo. Um sorteio definirá
quem será o primeiro a jogar e a ordem de sequência dos participantes.
Observação: pode-se aqui, a critério do docente, aplicar outra
variação nas regras, permitindo deixar sobre a mesa 6 ou 8 cartas, no máximo.
Começando
O primeiro a jogar deverá observar se, entre as
cartas que estão em sua mão, há alguma que tenha estampada a figura com bandeiras ou capitais ou siglas ou localização ou adjetivos
gentílicos ou lugares ou fauna ou hidrografia ou clima ou vegetação ou relevo
de uma determinada Região, que combine (ou esteja relacionado) com
alguma das cartas que estão sobre a mesa, que seja do mesmo tema (ou seja, bandeiras ou capitais ou siglas ou localização ou adjetivos
gentílicos ou lugares ou fauna ou hidrografia ou clima ou vegetação ou relevo) de outra Região.
Por exemplo, o participante nota que possui uma
carta estampada com o mapa dos lugares
da Região Centro-Oeste e que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa
com a estampa dos lugares da Região Sul. Assim, o jogador recolherá essa
carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (lugares X lugares), colocando-as dispostas em um monte, com a
imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes.
Obs.: caso não tenha nenhuma carta entre as
dispostas na mesa que estivesse relacionada com as que estão em sua mão, ele
teria que escolher uma das cartas que tem em mãos, descartando-a, ou seja,
colocando-a sobre a mesa.
O próximo a jogar deverá procurar entre as opções
de cartas que estão sobre a mesa e, agora, também nas cartas que estão sobre
(por cima) os montes de seus adversários, alguma que tenha a figura com bandeiras ou capitais ou siglas ou localização ou adjetivos
gentílicos ou lugares ou fauna ou hidrografia ou clima ou vegetação ou relevo
de uma determinada Região, que combine ou ‘faça par’.
Por exemplo: o participante nota que possui uma
carta estampada com o mapa dos adjetivos gentílicos da Região Nordeste e que essa ‘faz par’ com a
carta que está sobre a mesa com a estampa do mapa dos adjetivos
gentílicos da
Região Norte. Assim, o jogador poderá recolher essa carta da mesa e a juntará
com que está em sua mão (adjetivos gentílicos X adjetivos
gentílicos), colocando-as dispostas em
um monte, com a imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os
outros participantes.
O jogo prossegue, com a segunda rodada.
Hipoteticamente, um dos participantes percebeu que a carta estampada com o mapa
dos adjetivos gentílicos,
da Região Sul, que está na sua mão, combina com a carta que está sobre o monte
do adversário, estampada com os adjetivos gentílicos da Região Norte.
Assim, o jogador consegue ‘roubar’ o
monte de carta do seu adversário. E aumentando, portanto, o seu próprio monte
de cartas.
Prosseguindo
Quando algum dos jogadores ficar sem cartas em
mãos, deverá solicitar e receber mais 4 cartas do monte das que sobraram da
distribuição inicial.
Finalizando
O jogo termina assim que acabarem as cartas de
distribuição e quando nenhum dos jogadores tiver cartas com estampas
relacionadas ou que combinem com as estampas das cartas que estão sobre os
montes dos adversários ou dispostas sobre a mesa.
Vencerá o jogo aquele jogador, que ao fim, tiver,
em sua posse, o maior monte de cartas de todos
Cartas especiais:
Permitem uma maior abrangência tanto na
combinação de cartas quanto no momento de “roubar” o monte:
- 13 cartas com o mapa do Brasil, representativas de todos
os temas.
Por exemplo, a carta estampada com o mapa do
Brasil mostrando o clima do País pode ‘fazer par’ com qualquer carta com o mapa do clima de qualquer Região, que estiver sobre a mesa, ou
‘roubar’ o monte que tiver como carta de topo qualquer carta de clima de qualquer Região. Aplica-se a mesma regra às demais cartas
especiais.
Para adquirir:
Preço:
R$ 8,00
Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:
1 – BOLETO
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
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3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
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b) Banco do Brasil
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Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
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whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
Professor Marcos Bonanato
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