20 abril 2020

GeoDominóZÃO Brasil

nível 03

bandeira, mapa, sigla e nome do estado/DF 
nome e mapa da Região 
publicado: 20/04/2020  🔆 atualizado: 12/02/2025

lista de jogos /  Geografia / GeoDominóZÃO Brasil: nível 03


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento

PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
Relembrando nosso último 'post', estamos atendendo aos muitos pedidos e solicitações, considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em realidade um antigo projeto, aumentando, isso mesmo, aumentando o tamanho das nossas peças de GeoDominó. Daí, eis que surgiu uma nova linha:

Nesta primeira etapa, lançaremos 10 jogos, dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Já fizemos o lançamento de dois jogos, a saber, do GeoDominóZÃO Brasil: Estados - nível: 01 (clique aqui para ver ou rever) e o  nível: 02 (clique aqui para ver ou rever) Apresentamos, agora, neste ‘post’ o terceiro jogo - o de nível 3:



linha:
GeoDominóZÃO
série:
Brasil - Estados
nível:
03
temas:
bandeiras, mapas, siglas e nomes dos estados X mapas das regiões




conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia – 4º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
c) Geografia – 7º ano - Formas de representação e pensamento espacial

OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades político-administrativas do Brasil.
b) Formação territorial do Brasil
c) Mapas temáticos do Brasil

HABILIDADES
a) (EF04GE05) 
Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
b) (EF07GE02) 
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
c) (EF07GE09) 
Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano e para o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir 1) as Unidades da Federação (26 Estados brasileiros e o Distrito Federal) através das suas respectivas bandeiras, nomes, mapas e siglas e capitais, e 2) as cinco grandes Regiões (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste), através dos seus  respectivos mapas.

FONTES DE PESQUISA
Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com as unidades temáticas: ”Conexões e escalas” e "Formas de representação e pensamento espacial".
 
apresentação
arquivo em formato PDF com 6 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 3: peças (para imprimir)
página 4: peças e molde da caixinha (para imprimir)
página 5: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página 6: regras


envio
via e-mail após a confirmação do pagamento

componentes do jogo

28 peças (para imprimir e recortar)
1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
 
regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.

O ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão disponíveis para “compras”.

Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.
O primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.

O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que a bandeira, mapa, sigla e o nome de um determinado Estado (ou do DF) estampadas em um dos lados da peça, coincida com o mapa da região a qual esse estado pertence, estampado no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.

Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
Caso um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador colocar sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.

jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento

PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais: