nível 10 - MIX regiões
mapa de um dos 6 aspectos físicos e nome da regiãoX legenda de um dos 6 aspectos físicos e sigla da regiãopublicado: 20/04/2020 🔆 atualizado: 12/02/2025
lista de jogos / Geografia / GeoDominóZÃO Brasil: nível 10 - MIX regiões
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Neste 'post', finalizamos (por enquanto) a nossa missão de atender aos muitos pedidos e solicitações,
considerar as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformar em
realidade um antigo projeto, ao aumentar, isso mesmo, aumentar o
tamanho das nossas peças de GeoDominó. Tudo isso, deu origem a mais uma linha, denominada:
Nesta primeira etapa, propomos lançar 10 jogos,
dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO
vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de
fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Já fizemos o lançamento de nove jogos do GeoDominóZÃO - Brasil: Estados - nível: 01 (clique aqui para ver ou rever), o nível: 02 (clique aqui), o nível: 03 (clique aqui), o nível: 04 (clique aqui), o nível: 05 (clique aqui), o nível: 06 (clique aqui), o nível: 07 (clique aqui), o nível: 08 (clique aqui) e o nível: 09 (clique aqui). Apresentamos, agora, neste ‘post’ o décimo e último jogo - o de nível 10:

GeoDominóZÃO
série:
Brasil
- Estados (e Regiões)
nível:
10
temas:
mapa do clima, relevo, hidrografia, vegetação,
domínios morfoclimáticos e biomas e nome da região
X
legenda do clima, relevo, hidrografia, vegetação,
domínios morfoclimáticos e biomas e siglas da região
domínios morfoclimáticos e biomas e nome da região
X
legenda do clima, relevo, hidrografia, vegetação,
domínios morfoclimáticos
conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia
– 4º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 4º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida
c) Geografia – 6º ano - Conexões e escalas
b) Geografia – 4º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida
c) Geografia – 6º ano - Conexões e escalas
d) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
e) Geografia – 7º ano - Formas de representação e pensamento espacial
f) Geografia – 7º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida
e) Geografia – 7º ano - Formas de representação e pensamento espacial
f) Geografia – 7º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades
político-administrativas do Brasil.
b) Conservação e degradação da natureza
c) Relações entre os componentes físico-naturais
d) Formação territorial do Brasil
e) Mapas temáticos do Brasil
f) Biodiversidade brasileira
b) Conservação e degradação da natureza
c) Relações entre os componentes físico-naturais
d) Formação territorial do Brasil
e) Mapas temáticos do Brasil
f) Biodiversidade brasileira
HABILIDADES
a)(EF04GE05)
Distinguir unidades político-administrativas
oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região),
suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
b)(EF04GE11)
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
c)(EF06GE03)
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06GE04)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal
(EF06GE05)
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

b)(EF04GE11)
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
c)(EF06GE03)
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06GE04)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal
(EF06GE05)
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
d)(EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
e)(EF07GE09)
Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
e)(EF07GE11)
Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano, 6º ano e o 7º ano, na disciplina de Geografia,
este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir 1) as 5 grandes Regiões do Brasil, os seus respectivos nomes(Norte, Nordeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste) e siglas e os mapas do clima, relevo, vegetação, hidrografia, domínios morfoclimáticos e biomas 2) as respectivas legendas de cada um desses temas.
FONTES DE PESQUISA
Todas
as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e
coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com as unidades temáticas: ”Conexões e escalas”, ”Natureza, ambientes e qualidade de vida” e "Formas de representação e pensamento espacial".
apresentação
arquivo
em formato PDF com 7 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 4: peças (para imprimir)
página
5: molde da caixinha (para imprimir)
página
6: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página
7: regras
envio
via
e-mail após a confirmação do pagamento

componentes do jogo
1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são
as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que
muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.
O ideal é formar grupos de 4 participantes.
Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada
participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão
disponíveis para “compras”.
Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.
O primeiro a jogar escolherá, a seu critério,
qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.


Caso um jogador não tenha na mão uma peça que
se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a
mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas
peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para
comprar, passará a vez ao próximo jogador.
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dicas de impressão:
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