21 abril 2020

GeoDominóZÃO Brasil MIX Regiões

nível 10 - MIX regiões

mapa de um dos 6 aspectos físicos e nome da região
legenda de um dos 6 aspectos físicos e sigla da região
publicado: 20/04/2020  🔆 atualizado: 12/02/2025

lista de jogos /  Geografia / GeoDominóZÃO Brasil: nível 10 - MIX regiões


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Neste 'post', finalizamos (por enquanto) a nossa missão de atender aos muitos pedidos e solicitações, considerar as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformar em realidade um antigo projeto, ao aumentar, isso mesmo, aumentar o tamanho das nossas peças de GeoDominó. Tudo isso, deu origem a mais uma linha, denominada:


Nesta primeira etapa, propomos lançar 10 jogos, dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Já fizemos o lançamento de nove jogos do GeoDominóZÃO Brasil: Estados - nível: 01 (clique aqui para ver ou rever), o  nível: 02 (clique aqui), o nível: 03 (clique aqui), nível: 04 (clique aqui), nível: 05 (clique aqui), nível: 06 (clique aqui), nível: 07 (clique aqui), nível: 08 (clique aquie o nível: 09 (clique aqui). Apresentamos, agora, neste ‘post’ o décimo e último jogo - o de nível 10:



linha:
GeoDominóZÃO
série:
Brasil - Estados (e Regiões)
nível:
10
temas:
mapa do clima, relevo, hidrografia, vegetação, 
domínios morfoclimáticos e biomas nome da região

legenda do clima, relevo, hidrografia, vegetação,
domínios morfoclimáticos biomas e siglas da região


conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia – 4º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 4º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida
c) Geografia – 6º ano - Conexões e escalas
d) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
e) Geografia – 7º ano - Formas de representação e pensamento espacial
f) Geografia  7º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida

OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades político-administrativas do Brasil.
b) Conservação e degradação da natureza
c) Relações entre os componentes físico-naturais
d) Formação territorial do Brasil
e) Mapas temáticos do Brasil
f) Biodiversidade brasileira

HABILIDADES
a)(EF04GE05) 
Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
b)(EF04GE11) 
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
c)(EF06GE03) 
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
   (EF06GE04) 
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal
   (EF06GE05) 
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
d)(EF07GE02) 
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
e)(EF07GE09) 
Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
e)(EF07GE11) 

Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano, 6º ano e o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir 1) as 5 grandes Regiões do Brasil, os seus respectivos nomes(Norte, Nordeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste) e siglas e os mapas do clima, relevo, vegetação, hidrografia, domínios morfoclimáticos e biomas 2) as respectivas legendas de cada um desses temas.

FONTES DE PESQUISA
Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com as unidades temáticas: ”Conexões e escalas”, ”Natureza, ambientes e qualidade de vida” e "Formas de representação e pensamento espacial".
 
apresentação
arquivo em formato PDF com 7 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 4: peças (para imprimir)
página 5: molde da caixinha (para imprimir)
página 6: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página 7: regras


envio
via e-mail após a confirmação do pagamento

componentes do jogo

30 peças (para imprimir e recortar)


1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
 

regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.

O ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão disponíveis para “compras”.


Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.
O primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.

O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que nome da região, mapa do clima ou do relevo ou vegetação ou hidrografia ou dos domínios morfoclimáticos ou dos biomas estampados em um dos lados da peça, coincida com a respectiva legenda de um desses seis temas sigla da mesma  região, estampado no lado de outra peça, ou, vice-e-versa. Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
Caso um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador colocar sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.


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