nível 02:
bandeira e nome do estado X mapa e capital
Conforme nosso último 'post', estamos atendendo aos muitos pedidos e solicitações,
considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em
realidade um antigo projeto, aumentando, isso mesmo, aumentando o
tamanho das nossas peças de GeoDominó. Daí, eis que surgiu uma nova linha:
Nesta primeira etapa, lançaremos 10 jogos,
dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO
vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de
fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Já fizemos o lançamento do GeoDominóZÃO - Brasil: Estados - nível: 01 (clique aqui para ver ou rever). Apresentamos, agora, neste ‘post’ o segundo jogo - o de nível 2:
linha:
GeoDominóZÃO
série:
Brasil
- Estados
nível:
02
temas:
bandeiras
e nomes dos estados X mapas
e capitais
conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia – 4º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades político-administrativas do Brasil.
b) Formação territorial do Brasil
b) Formação territorial do Brasil
HABILIDADES
a) (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
b) (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
b) (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano e para o 7º ano, na disciplina de Geografia,
este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir as Unidades da
Federação (26 Estados brasileiros e o Distrito Federal) através das suas
respectivas bandeiras, nomes, mapas e capitais.
FONTES DE PESQUISA
Todas
as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e
coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com a
unidade temática: ”Conexões e escalas”.
apresentação
arquivo
em formato PDF com 6 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 3: peças (para imprimir)
página
4: peças e molde da caixinha (para imprimir)
página
5: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página
6: regras
envio
via
e-mail após a confirmação do pagamento
componentes do jogo
28
peças (para imprimir e recortar)
1
caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são
as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que
muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.
O ideal é formar grupos de 4 participantes.
Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada
participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão
disponíveis para “compras”.
O primeiro a jogar escolherá, a seu critério,
qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.
O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na
sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas,
ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que a bandeira e o nome de
um determinado Estado (ou do DF) estampadas em um dos lados da peça, coincida
com o mapa e a sua respectiva capital, estampados no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.
Quando o jogador coloca sua peça sobre a
mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
Caso um jogador não tenha na mão uma peça que
se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a
mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas
peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para
comprar, passará a vez ao próximo jogador.
Quando um jogador colocar sua última peça na
mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.
R$
8,00
1 – BOLETO
através do PagSeguro
UOL, clicando neste link: https://pag.ae/7VXSGHnEu
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro
UOL, clicando neste link: https://pag.ae/7VXSGHnEu
obs.: cada link do PagSeguro
UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira
adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o
link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com /
professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp:
(13) 99613-4555.
3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco: agência:
2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil:
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
c) Banco Itaú ou
Caixa (solicitar os dados)
Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem
confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos
canais de atendimento abaixo:
e-mail:
professorbonanato@gmail.com ou
invertidaclasse@gmail.com
whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para
impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo
pagamento, conforme tabela abaixo:
1
– BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do
comprovante de pagamento)
2
– CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3
– DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4
– TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)
Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.