volume 01:
As 10 competências gerais
da BNCC
Recentemente, o ClasseInvertida foi convidado pela PLUG.lab para participar do workshop on-line para professores, evento esse que foi um enorme sucesso! Como o tema do evento abordou jogos didáticos e metodologias ativas – ferramentas socioemocionais, oferecemos quatro jogos (em PDF) de presente aos participantes.
PLUG.lab é uma empresa de educação socioemocional que atende demandas de instituições de ensino, grupos corporativos e esportivos. Ferramentas, experiências e treinamentos que visem a humanização e conexão das pessoas são a expertise da empresa.
Assim, desenvolvemos,
de início, dois jogos de dominó didático, aproveitando a estrutura da linha GeoDominóZÃO com os temas fornecidos pela PLUG.lab. Os posts desses jogos estão disponíveis nos links abaixo:
Em seguida, com o material disponível, desenvolvemos um terceiro jogo, um quiz. E também aproveitamos para testar o formato de uma nova linha: QUEST, que será utilizada em nosso próximo projeto para a disciplina de Ciências.
volume 1:
As 10 competências
gerais da BNCC
linha:
QUEST
série:
Educação
Socioemocional
volume:
01
tema:
As
10 competências
gerais da BNCC
conteúdo
didático
Segundo o Porvir, a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, [...A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam
o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram
incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos
pedagógicos que orientam todo o documento...]
[...O Porvir
produziu um infográfico para facilitar a compreensão dessas competências
gerais, elaborado a partir de leitura crítica realizada por Anna Penido,
diretora do Inspirare e integrante do Movimento pela Base, iniciativa que
integra representantes de diferentes setores da sociedade com o propósito de
apoiar a construção e implementação de uma BNCC de qualidade...] e acrescenta
que: [...A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens
essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito durante a educação
básica...].
apresentação
arquivo
em formato PDF com 9 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 6: cartas (para imprimir)
página
7: molde da caixinha (para imprimir)
página
8: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página
9: regras
apresentação,
distribuição e envio do jogo
O
jogo está em arquivo no formato PDF e é enviado, via e-mail, única e
exclusivamente, pela PLUG.lab aos participantes dos seus eventos. Clique aqui
para mais informações.
O ClasseInvertida não dispõe do jogo para venda ou distribuição.
componentes
do jogo
1
caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
Dividir
os participantes em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num
monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio
para decidir quem começa.
O
vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela
registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este
não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta
para o monte, devendo ser colocada ao final dele.
O
jogo continua: o participante que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e
faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.
É
importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da
duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros.
Ganha
o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras,
aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema.
E tem
mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.