13 outubro 2023

GeoBingo Símbolos Cartográficos - módulo 1: fácil

publicado: 17/10/2023  atualizado: 17/10/2023
lista de jogos / Geografia / GeoBingo Símbolos Cartográficos - módulo 1: fácil
jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


Mais dois jogos saindo da nossa oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em três jogos:

1)   da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia – elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para acessar o post desse jogo);

2)   da linha GeoDominó, o de número 26 - “GeoDominó: Símbolos Cartográficos”, com os mesmos tópicos do GeoQuest acima (clique aqui para acessar o post desse jogo);

3)   da linha GeoMemória, o de número 96 - - “GeoMemória: Símbolos Cartográficos”, com os mesmos tópicos do GeoQuest acima (clique aqui para acessar o post desse jogo).

O GeoBingo Símbolos Cartográficos é apresentado em dois módulos:

Este módulo 1 está classificado como “fácil” pois os símbolos cartográficos estampados nas cartelas são identificados facilmente pelos seus respectivos nomes, conforme modelo abaixo:

Ao contrário do módulo 2, que, por sua vez, está classificado como “médio” pois os símbolos cartográficos estampados nas cartelas não estão identificados pelos seus respectivos nomes, conforme modelo abaixo (clique aqui para acessar o post desse jogo):


Conteúdo didático

Segundo o mestre Melhem Adas, “um mapa pode representar muitas informações: cidades, vilas, indústrias, rodovias, rios, fronteira internacional, divisa de estados, aeroportos, portos e muitos outros aspectos físicos ou humanos existentes na paisagem ou no espaçoPara isso, usam-se símbolos figurativos, isto é, desenhos que representam o que se deseja mostrar (o desenho de navio indica a localização de um porto; o de torre de petróleo, o local de exploração desse produto, e assim por diante). Fonte: Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. – 2.ed. – São Paulo: Moderna, 2015.


Esses símbolos são utilizados pelos cartógrafos na elaboração de mapas e, dependendo de cada representação, novos símbolos poderão ser criados, pois não há uma modelo base ou fixo de desenho, nada imutável nem inflexível, mas sim, o bom senso, que deve prevalecer. Por isso que podemos chamá-los também de convenções cartográficas. 

Componentes do jogo

1) 40 cartelas (moldes para imprimir e recortar) numeradas contendo, cada uma, 10 imagens aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema, além de suas respectivas descrições, ou seja, símbolos cartográficos. Abaixo, um modelo:



2) 40 Fichas para sorteio do Bingo (molde para imprimir e recortar). Trata-se das imagens e descrições dos 40 símbolos cartográficos. Abaixo, um modelo:

3) 1 ficha do(a) professor(a)   (molde para imprimir, recortar e montar) Trata-se de uma ficha de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas de sorteio, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo. Abaixo, segue um modelo:


4) 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar):
5) Regras (ou sugestão) - 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar (frente e verso para guardar na caixinha – opcional).

Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 7: cartelas para imprimir e recortar
- página 8: versos das cartelas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 9 e 10: fichas de sorteio para imprimir e recortar
- página 11: versos das fichas de perguntas para imprimir e recortar (opcional)
- página 12: ficha do(a) professor(a) para imprimir e recortar
- página 13: verso da ficha do(a) professor(a) para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 14 e 15: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 16: Regras / sugestão - para imprimir e recortar (opcional)
- página 17: 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional).



Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / Bingo da Reciclagem: módulo 1 - fácil

03 outubro 2023

Dominó 4D de História: Império Bizantino

 publicado: 03/10/2023  atualizado:03/10/2023
jogos didáticos / Dominó 4D de História: Império Bizantino 
jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: invertidaclasse@gmail.com
transferência bancária: - Bradesco, Brasil ou Caixa
boleto ou cartão de crédito: PagSeguro UOL
 link: PagSeguroUOL - Dominó 4D de História: Império Bizantino
(envio do arquivo PDF até duas horas após a confirmação do pagamento - das 8h às 22h)

Informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 (somente mensagens)


Mas, por que 4D? Bom, no jogo de dominó tradicional, cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que os pontos de um dos lados coincidam com os pontos da extremidade onde está sendo colocada. Neste dominó 4D de História, a dinâmica é a mesma, o que varia é a forma de combinação: figura com figura ou metade de uma figura com a sua outra metade, descrição X figura ou pergunta X figura com a resposta, etc.

Com o lançamento do dominó 4D de História, ou seja, com 4 direções, ao jogar, você passa a ter quatro opções de combinações de peças em quatro extremidades. 

Até o lançamento deste dominó 
4D de História tínhamos somente os GeoDominó 4D, onde a ideia foi a de transformar um jogo de dominó tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia

No ano passado, iniciamos o mesmo processo com os jogos da disciplina de HistóriaEste é o 12º jogo da linha dominó de História, o 4º do tipo 4D.

Este dominó de História  aborda os principais personagens e os mais importantes fatos do Império Bizantino, divididos em 1o subtemas:
origens e Constantinopla, o Império Bizantino, organização política, o governo de Justiniano, a sociedade bizantina, religião e o 'Cisma do Oriente', A 'Questão Iconoclasta', mosaicos e a arte bizantina, o fim da Idade Média e linha do tempo.


Componentes do jogo
 
1) 58 peças (moldes para imprimir e recortar) contendo figuras e descrições a serem combinadas, conforme modelo abaixo:

2) 1 “peça de início” (equivalente à 2 peças) projetada para estabelecer as quatro direções e suas respectivas extremidades:

3) 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar):


4) Regras (ou sugestão) - 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar
     frente e verso para guardar na caixinha – opcional).


4) Esquema de montagem)


Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 6: peças para imprimir e recortar
- página 7: peça de início para imprimir e recortar
- página 8: versos das peças para imprimir e recortar (opcional)
- página 9: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 10: Regras / sugestão - para imprimir e recortar (opcional)
- página 11: 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional)
- páginas 12 e 13: esquema de montagem.




Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:

Dominó de História: Império Bizantino - deck 2

publicado: 03/10/2023  atualizado:03/10/2023
jogos didáticos / Dominó de História: Império Bizantino - deck 2
jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)
  

ClasseInvertida está lançando uma coleção de dez jogos sobre o Império Bizantino, que aborda desde que foi estabelecido através da separação do Império Romano por Teodósio, imperador, em 395 dividiu os domínios romanos em Império Romano do Ocidente, com capital em Milão e depois Ravena, e Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla, até o seu final em 1453, quando Constantinopla foi conquistada pelos turcos-otomanos.

Até o lançamento deste dominó de História tínhamos somente os GeoDominó, onde a ideia foi a de transformar um jogo de dominó tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. No ano passado, iniciamos o mesmo processo com os jogos da disciplina de HistóriaEste é o 12º jogo da linha dominó de História.

dominó de História  é apresentado em 2 decks. Este segundo deck (2) aborda os principais personagens e os mais importantes fatos do Império Bizantino, divididos em 5 subtemas:
religião e o 'Cisma do Oriente', A 'Questão Iconoclasta', mosaicos e a arte bizantina, o fim da Idade Média e linha do tempo.

Já o deck 1, lançado anteriormente, apresenta estes outros 5 subtemas:
origens e Constantinopla, o Império Bizantino, organização política, o governo de Justiniano e a sociedade bizantina. (Clique aqui para acessar a página do deck 1)

Componentes do jogo
 
1) 30 peças (moldes para imprimir e recortar), contendo figuras e descrições a serem combinadas, conforme modelo abaixo:
2) 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar):


3) 1 folha com as regras (sugestão de como jogar)


4) Esquema de montagem)


Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 4: peças para imprimir e recortar
- página 5: verso das peças para imprimir e recortar (opcional)
- página 6: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 7: Regras / sugestão - para imprimir e recortar (opcional)
- página 8: 1 cartão com as regras/sugestões - 
                  (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional).
- página 9: esquema de montagem


O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento 


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
jogos didáticos / Jogo da Velha de História: Império Bizantino