10 setembro 2025

GeoJogodaVelha Líderes Mundiais 2025/26

deck 2
publicado: 10/09/2025  🔆 atualizado: 10/09/2025
lista de jogos /  Geopolítica / GeoJogodaVelha Líderes Mundiais 2025/26 - deck 2





jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
O blog do Classe Invertida está lançando uma coleção de jogos didáticos para a área da Geopolítica. Intitulada “Líderes Mundiais 2025/26”, é composta pelos seguintes jogos:
 
GeoCartas – jogo do MicoMemoGeo – módulo 1: fácilMemoGeo– módulo 2: médioGeoBingoGeoDominoZÃO 2DGeoJogodaVelha– deck 1GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
 

Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.
Neste ’post’ apresentamos o GeoJogodaVelha Líderes Mundiais 2025/26 – deck 2!

Componentes deste jogo:

a) Tabuleiro e fichas (para imprimir e recortar):
b) Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar) e Manual com as regras (para imprimir, recortar e montar):

Apresentação e distribuição do jogo:
 
O jogo está em um arquivo PDF, formatado para impressão em folha A4 ,contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 e 4: tabuleiro (frente e verso) para imprimir e recortar
- páginas 5 a 8: fichas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 9 e 10: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 11: manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional)


O Jogo da Velha tradicional tem regras extremamente simples, estas, porém, foram adaptadas ao GeoJogodaVelha LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”.
É composto por:
- 1 tabuleiro
- 32 fichas com questões (16 estampadas com figura “O” e 16 estampadas com a figura “X”)
- 4 fichas ‘curinga’ (2 estampadas com figura “O” e 2 estampadas com a figura “X”)
 
1) Participantes: 2
Um dos participantes jogará com as fichas estampadas com a figura “O” e outro com as fichas estampadas com a figura “X
2) Objetivo do Jogo
Ser o primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em uma linha, coluna ou diagonal no tabuleiro 3X3.
3) Instruções preliminares
Cada jogador é livre para colocar uma ficha em qualquer posição na sua vez de jogar, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas). Ao colocar uma ficha no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, e o processo vai sendo repetido até que a) um dos jogadores vença ou b) até que o tabuleiro esteja completamente preenchido, situação na qual ocorre empate. No jogo tradicional, quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.
4) Regras
Em primeiro lugar, deve-se sortear os símbolos, ou seja, qual participante jogará com as fichas “X” e qual participante jogará com as fichas “O”. Porém, as fichas não ficarão em poder de cada jogador. Elas deverão ficar com o respectivo lado onde consta a pergunta voltado para baixo, organizadas em dois montes (um para “X” e outro para “O”) ao lado do tabuleiro.
 
Em seguida, deve-se proceder a um sorteio para decidir quem será o primeiro a jogar. Este, por sua vez, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário e faz a pergunta para o outro participante.
Por exemplo: se o participante com as fichas “X” for o primeiro a jogar, ele deverá retirar uma ficha “O” e fazer a respectiva pergunta para o participante com as fichas “O”, tendo o cuidado de não o deixar ver a resposta.
Se a resposta estiver correta, o que fez a pergunta entrega a ficha para o que deu a resposta correta. Este, por sua vez, deverá colocar essa ficha em qualquer posição no tabuleiro (seguindo ainda o exemplo dado, uma ficha “O”) desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
 
Depois, é a vez do outro jogador. No nosso exemplo, o jogador que tem em seu poder as fichas “O”, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário (fichas “X”) e lhe faz a questão ali registrada. Se a resposta estiver correta, ele entrega a ficha ao adversário, que, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
 
Obs.: Caso a resposta esteja errada, o jogador passa a vez para o outro e não coloca a sua ficha no tabuleiro. Por outro lado, uma ficha ‘curinga’ possibilita ao participante fazer a marcação no tabuleiro sem a necessidade de responder quaisquer questões.
A vitória acontece quando um dos jogadores conseguir colocar três símbolos em sequência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro.
Porém, quando o tabuleiro estiver completamente preenchido e nenhum jogador conseguir colocar as três marcas em linha, acontece o empate.
 
De acordo com especialistas, no jogo tradicional, se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada, apesar do número total de possibilidades ser muito grande. Porém, neste     GeoJogodaVelha “LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”, além dos fatores ‘estratégia’, ‘sorte’ e ‘experiência’, o diferencial é o conhecimento de Geografia. Além disso, o professor também poderá estabelecer ou adaptar outras regras.

montagem das peças:

sobre o jogo da velha:

dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:










GeoJogodaVelha Líderes Mundiais 2025/26

deck 1
publicado: 10/09/2025  🔆 atualizado: 10/09/2025
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O blog do Classe Invertida está lançando uma coleção de jogos didáticos para a área da Geopolítica. Intitulada “Líderes Mundiais 2025/26”, é composta pelos seguintes jogos:
 
GeoCartas – jogo do MicoMemoGeo – módulo 1: fácilMemoGeo– módulo 2: médioGeoBingoGeoDominoZÃO 2DGeoJogodaVelha– deck 1GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
 

Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.
Neste ’post’ apresentamos o GeoJogodaVelha Líderes Mundiais 2025/26 – deck 1!

Componentes deste jogo:

a) Tabuleiro e fichas (para imprimir e recortar):
b) Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar) e Manual com as regras (para imprimir, recortar e montar):

Apresentação e distribuição do jogo:
 
O jogo está em um arquivo PDF, formatado para impressão em folha A4 ,contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 e 4: tabuleiro (frente e verso) para imprimir e recortar
- páginas 5 a 8: fichas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 9 e 10: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 11: manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional)


O Jogo da Velha tradicional tem regras extremamente simples, estas, porém, foram adaptadas ao GeoJogodaVelha LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”.
É composto por:
- 1 tabuleiro
- 32 fichas com questões (16 estampadas com figura “O” e 16 estampadas com a figura “X”)
- 4 fichas ‘curinga’ (2 estampadas com figura “O” e 2 estampadas com a figura “X”)
 
1) Participantes: 2
Um dos participantes jogará com as fichas estampadas com a figura “O” e outro com as fichas estampadas com a figura “X
2) Objetivo do Jogo
Ser o primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em uma linha, coluna ou diagonal no tabuleiro 3X3.
3) Instruções preliminares
Cada jogador é livre para colocar uma ficha em qualquer posição na sua vez de jogar, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas). Ao colocar uma ficha no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, e o processo vai sendo repetido até que a) um dos jogadores vença ou b) até que o tabuleiro esteja completamente preenchido, situação na qual ocorre empate. No jogo tradicional, quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.
4) Regras
Em primeiro lugar, deve-se sortear os símbolos, ou seja, qual participante jogará com as fichas “X” e qual participante jogará com as fichas “O”. Porém, as fichas não ficarão em poder de cada jogador. Elas deverão ficar com o respectivo lado onde consta a pergunta voltado para baixo, organizadas em dois montes (um para “X” e outro para “O”) ao lado do tabuleiro.
 
Em seguida, deve-se proceder a um sorteio para decidir quem será o primeiro a jogar. Este, por sua vez, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário e faz a pergunta para o outro participante.
Por exemplo: se o participante com as fichas “X” for o primeiro a jogar, ele deverá retirar uma ficha “O” e fazer a respectiva pergunta para o participante com as fichas “O”, tendo o cuidado de não o deixar ver a resposta.
Se a resposta estiver correta, o que fez a pergunta entrega a ficha para o que deu a resposta correta. Este, por sua vez, deverá colocar essa ficha em qualquer posição no tabuleiro (seguindo ainda o exemplo dado, uma ficha “O”) desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
 
Depois, é a vez do outro jogador. No nosso exemplo, o jogador que tem em seu poder as fichas “O”, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário (fichas “X”) e lhe faz a questão ali registrada. Se a resposta estiver correta, ele entrega a ficha ao adversário, que, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
 
Obs.: Caso a resposta esteja errada, o jogador passa a vez para o outro e não coloca a sua ficha no tabuleiro. Por outro lado, uma ficha ‘curinga’ possibilita ao participante fazer a marcação no tabuleiro sem a necessidade de responder quaisquer questões.
A vitória acontece quando um dos jogadores conseguir colocar três símbolos em sequência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro.
Porém, quando o tabuleiro estiver completamente preenchido e nenhum jogador conseguir colocar as três marcas em linha, acontece o empate.
 
De acordo com especialistas, no jogo tradicional, se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada, apesar do número total de possibilidades ser muito grande. Porém, neste     GeoJogodaVelha “LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”, além dos fatores ‘estratégia’, ‘sorte’ e ‘experiência’, o diferencial é o conhecimento de Geografia. Além disso, o professor também poderá estabelecer ou adaptar outras regras.

montagem das peças:

sobre o jogo da velha:

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GeoBingo Líderes Mundiais 2025/26

publicado: 10/09/2025  🔆 atualizado: 10/09/2025
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O blog do Classe Invertida está lançando uma coleção de jogos didáticos para a área da Geopolítica. Intitulada “Líderes Mundiais 2025/26”, é composta pelos seguintes jogos:
 
GeoCartas – jogo do MicoMemoGeo – módulo 1: fácilMemoGeo– módulo 2: médioGeoBingoGeoDominoZÃO 2DGeoJogodaVelha– deck 1GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
 

Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.

Neste ’post’ apresentamos o GeoBingo Líderes Mundiais 2025/26!

Componentes deste jogo:

a) Cartelas e Fichas com Questões (para imprimir e recortar):

b) Caixinha (moldes para imprimir, recortar e montar), Ficha de Controle e Manual com as regras (para imprimir e recortar e montar):

Apresentação e distribuição do jogo:
 
O jogo está em um arquivo PDF, formatado para impressão em folha A4 ,contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 12: cartelas para imprimir e recortar
- página 13: versos das cartelas para imprimir e recortar (opcional)
páginas 14 a 16fichas com questões para imprimir e recortar
página 17versos das fichas para imprimir e recortar (opcional)
páginas 18 a 19ficha de controle - frente e verso para imprimir e recortar
- páginas 20 e 21: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 22manual com as regras - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional)


O jogo é composto por 40 cartelas com 12 figuras aleatórias e não repetitivas cada; 32 fichas para sorteio, com questões sobre “LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”, contendo, cada ficha, uma questão e a informação da resposta correta com a respectiva figura e, uma ficha de controle para auxiliar na organização do jogo. Além disso, também fazem parte: moldes para impressão da caixinha e versos das cartelas e fichas.

Como jogar:

sugestão 1

1. Preparação:
a) Cada participante recebe 1 ou 2 cartelas com as 12 figuras aleatórias em cada uma;
b) A pessoa designada para fazer o sorteio das fichas de perguntas deverá fazer uso também da ficha de controle, onde marcará as figuras sorteadas;
2. O jogo continua:
c) A cada rodada, uma ficha/pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor). Após a formulação da pergunta, os participantes devem verificar se a figura/resposta correspondente está estampada na sua cartela. Exemplo: Se a ficha/pergunta sorteada for “Quem é o presidente dos Estados Unidos?” cada participante deverá verificar em sua cartela se consta uma figura de um personagem com a bandeira dos Estados Unidos, junto com a expressão “Donald TRUMP Presidente”. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra essa figura;
d) O jogo continua com os participantes buscando completar sua(s) cartela(s) marcando as figuras / repostas às fichas / perguntas sorteadas (o objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor);
O Final do Jogo: 
e) O participante deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou  a cartela toda. O professor ou a pessoa que está fazendo o sorteio das fichas/perguntas fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado o vencedor.

sugestão 2

1. Preparação:
a) Dividir a turma em grupos de 4 ou 5, sendo que cada componente do grupo deverá receber 1 cartela.
b) As regras são as mesmas dos itens b, c e d da sugestão 1;
O Final do Jogo: 
c) Os participantes deverão gritar "Bingo" assim que todos os componentes do grupo completem linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor ou a pessoa que está fazendo o sorteio das fichas/perguntas fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, essa equipe será declarada a vencedora.

dicas de impressão:

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