Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco,BrasilouCaixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Estou começando uma nova linha de temas
para o GeoQuest abrangendo países & continentes.
Mas... o que é GeoQuest? Será um tipo
de chamada oral? Ou uma prova surpresa?
Bem, pode ser as duas coisas...
Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de
muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões....
Aí é que está o detalhe: GeoQuest é
isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para
chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
Desenvolver cada tema do GeoQuest
não é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões
foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º
e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do
GeoQuest clicando aqui
e confira alguns dos livros utilizados).
Então vamos ao 19º GeoQuest e o 1º da linha países & continentes:
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“África”
O
tema principal está dividido em 10 subtemas:
01)
Extensão e Localização
02)
Relevo e Hidrografia
03)
Clima e Vegetação
04)
O Imperialismo Europeu
05)
População
06)
Regionalização
07)
Economia
08)
Países e Capitais
09)
Aspectos Políticos
10)
Aspectos Sociais
b)
CARTAS
São 90 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:
c) APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d) CAIXINHA
Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:
Regras
(sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema.
E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco,BrasilouCaixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Muitos professores e estudantes já conheceram e experimentaram (e inovaram também com) a linha de jogos GeoReciclagem, seja em sala de aula, seja em casa ou em outras
tantas oportunidades, segundo vários relatos que recebo constantemente.
E
falando de GeoReciclagem, a linha de jogos atual contém um jogo de
dominó, um de bingo e um Quiz, agrupados dentro de uma série intitulada “coleta seletiva”. Tais jogos são ideais
para quaisquer séries (Fundamental, Ensino Médio, Técnico, etc.) e para todas
as idades, ajudando na conscientização da extrema importância da coleta
seletiva para o desenvolvimento sustentável, a qual tornou-se uma ação
importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do
lixo produzido.
Nos ‘posts’ de lançamento desses
jogos, frisei que a coleta seletiva
evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem
para os seus devidos lugares.
Separar os resíduos entre plástico, metal, papel
e orgânicos também contribui para acabar com poluições tóxicas que contaminam
solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.
“A importância da coleta seletiva é justamente a
redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que
sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as
chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta,
incluindo a vida humana” (ecycle).
Durante
este mês de outubro, nossa oficina de jogos didáticos trabalhou continuamente na ampliação da linha de jogos GeoMemória.
Após explorar bastante os segmentos Brasil e países/continentes, surgiu a ideia de desenvolver o tema da
coleta seletiva. Ficou muito legal!
Então,
vamos ao jogo!
Mas, antes...
Experimente a nova versão on-line:
clique no nome do jogo para acessar sua respectiva página e... divirta-se!
Não
é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura
em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente.
Clique aqui e
veja o exemplo do jogo ‘GeoMemória Brasil Módulo 1 - Fácil: bandeiras X
bandeiras’
Neste
jogo, porém, as figuras estampadas, em 40 das 80 cartas, são as dos 10 tipos de
lixeiras para a coleta seletiva, e, nas outras 40 cartas, estão distribuídos 40
tipos de resíduos.
Módulos
e níveis de dificuldade:
Lembrando
que, cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade,
conforme a legenda abaixo:
Componentes do jogo:
a)
cartas
O jogo é composto por 80 cartas, sendo 40 delas estampadas com as 10 lixeiras (ou coletores) da coleta seletiva com a
padronização de cores para os tipos de resíduos mais comuns. As informações são baseadas na resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente
aceitos:
Amarelo - Metal em geral
Azul - Papel; papelão
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de
saúde
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou
contaminado não passível de separação
Laranja - Resíduos perigosos
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Roxo - Resíduos radioativos
Verde - Vidro
Vermelho – Plásticos
As outras 40 cartas mostram 40 tipos diferentes de resíduos, tais como
latinha de refrigerante, garrafas PET, caixas de papelão, etc.
b) apresentação
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
c) caixinha
Objetivo:
O
jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das
imagens, neste caso, combinar o tipo de resíduo com a cor da lixeira
na qual ele deve ser depositado corretamente,
de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os
participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.
como jogar:
A regra é
simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é
interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com
o mesmo conteúdo ou, se quiser, partir para o processo de “Rotação por
Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Tenho aqui duas
dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando-se as
cartas com as lixeiras e os resíduos, ou dois quadros, sendo um, somente com as
lixeiras da coleta seletiva e outro, com os resíduos. Caso seja esta a forma
escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas dos coletores
(lixeiras) voltados para baixo, num dos quadros, e as demais, com as
estampas dos resíduos no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.
O jogo começa
quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar
que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem
entre si, ou seja, que uma tenha a estampa de um determinado tipo de resíduo, e
a outra a sua respectiva lixeira a qual deva ser depositado (como por exemplo: garrafas
PET, lixeira Vermelha - plásticos) o aluno retira as peças e, joga novamente.
Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante
seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes.
O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não
deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.
E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco,BrasilouCaixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
segmento:coleta seletiva
jogos:4
nível:difícil
clique nas figuras abaixo para saber mais sobre cada jogo: