13 junho 2019

GeoDominó Rosa dos Ventos

publicado: 13/06/2019  🌏 atualizado: 20/01/2025
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Novidade no blog! Mais um jogo chegando... para aumentar a coleção GeoDominó: 
Para quem ainda não sabe o que é GeoDominó, eu explico: a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.
O objetivo com este tipo específico de jogo e com o seu conteúdo didático pertinente, é que atenda primeiramente à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II. Além disso, será de grande ajuda também nas demais séries, inclusive a título de revisão.  

Então... prontos para conhecer este novo jogo?


1 - Conteúdo didático

Seguindo as características, em termos de conteúdo, apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó Rosa dos Ventos foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos de Geografia, especificamente do 6º ano (ensino fundamental II). O conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre a rosa dos ventos, um símbolo muito utilizado para orientar as representações cartográficas e que serve para indicar os pontos cardeais (N – norte, S – sul, L – leste e O – oeste), os chamados pontos colaterais (NE – nordeste, SE – sudeste, NO – noroeste e SO – sudoeste) e também apresenta os pontos subcolaterais* (NNE – norte-nordeste, ENE – leste-nordeste, ESE – leste-sudeste, SSE – sul-sudeste, SSO – sul-sudoeste, OSO – oeste-sudoeste, ONO – oeste-nordeste e NNO – norte-nordeste)

*também são utilizadas as denominações NNE – nor-nordeste, ENE – es-nordeste, ESE – les-sudeste, SSE – su-sudeste, SSO – su-sudoeste, OSO – oes-sudoeste, ONO – oes-nordeste e NNO – nor-nordeste)


2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas as figuras representando, uma rosa dos ventos, mostrando, de formar aleatória, um dos pontos cardeais, ou um dos pontos colaterais ou ainda, um dos pontos subcolaterais.


Este jogo conta com 20 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma rosa dos ventos, com uma sigla e uma haste numa determinada cor e, na outra ponta, uma metade de outra rosa dos ventos com um nome escrito por extenso.

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:

Composição das peças:
- 4 com os pontos cardeais;
- 4 com os pontos colaterais;
- 8 com os pontos subcolaterais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos cardeais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos colaterais;
- 1 com a rosa dos ventos e todos os pontos subcolaterais;
- 1 com a rosa dos ventos completa.

B – Caixinha


3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (rosa dos ventos) formam a figura completa (exemplo: metade da rosa dos ventos com a sigla N encaixa com a outra metade da mesma bandeira rosa dos ventos com a descrição NORTE, formando a figura completa).
 
- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Porém, como nesse jogo a quantidade de peças é menor (20) procuro dividir os participantes em três duplas.

- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.



- Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 20 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.

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03 junho 2019

Bingo de História - “Brasil: Personagens da História" – 3º volume

período: Republicano (1889-1930 – República Velha)

publicado: 03/06/2019  ⌛ atualizado: 09/01/2025
lista de jogos /  História / Bingo de História Brasil: Personagens da História - volume 3

Finalizando os lançamentos da nova série de jogos para a disciplina de História, o ‘Bingo de História’.
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Lembrando que não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória.

Este jogo de bingo, ou melhor, ‘Bingo de História’, é um jogo didático, voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre História, neste caso, especificamente, Personagens da História do Brasil.

Ideal para as turmas do Ensino Fundamental I e II e como revisão de matéria.

São três lançamentos. O tema principal é História do Brasil envolvendo os seus personagens principais. Recentemente, abordamos esse tema nos três últimos lançamentos do QuizTÓRIA:

o volume 1 – períodos: Pré-colonial Colonial, com 60 personagens;
o volume 2 – período: Imperial, com 80 personagens e
o volume 3 – período: Republicano, com 105 personagens,
totalizando assim, 245 personagens da História do Brasil!

Para cada ‘Bingo de História’, selecionamos 32 personagens por jogo, devido às limitações da estrutura envolvendo as cartelas e respectivas questões.

Vamos ao terceiro e último lançamento dessa nova série:


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Todas as questões e imagens foram baseadas em pesquisas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a História do Brasil, envolvendo, principalmente, seus personagens mais conhecidos, além de fatos e imagens pertinentes.

 Na linha Bingo de História, cada conjunto de cartelas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:

Personagens da História do Brasil – 2º volume
períodos: Republicano (1889 a 1930 – República Velha)”.
Conforme a linha do tempo da História do Brasil, este jogo apresenta, em seu 2º volume, questões sobre 32 personagens que viveram no período Republicano, precisamente no período compreendido entre os anos de 1889 A 1930 (República Velha), conforme a relação abaixo, em ordem cronológica:
 

b) CARTELAS

O jogo é composto por 40 cartelas numeradas contendo, cada uma, 8 imagens aleatórias e não repetitivas de personalidades históricas do período abrangido.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartelas:

c) FICHAS COM PERGUNTAS E RESPOSTAS

Além disso, traz também 32 fichas com perguntas relacionadas com cada personagem e direcionadas ao tema, tais como a do exemplo abaixo:
 
Note que cada ficha de pergunta contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem que o aluno deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para o professor. Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos.


e) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 
f) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartelas e as fichas:


Regras (sugestões)

As regras para se jogar o Bingo de História, são muito simples:

- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com as 8 imagens aleatórias em cada uma. Pode-se dividir a turma em grupos, porém cada aluno deverá ter a sua cartela individual;
- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Exemplo: Se a pergunta sorteada for " Quem foi o quarto Presidente da República, entre 1898 e 1902, que, em seu governo, foi formalmente instituída a chamada política do ‘café com leite’?", ele deverá verificar em sua cartela se consta a imagem de Campos Salles. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra essa imagem;
 
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas;
- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor;

Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.




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