14 junho 2019

GeoBingo Espaço Geográfico: Orientação e Localização

publicado: 14/06/2019  🌏 atualizado: 13/01/2025
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Puxa... faz um bom tempo que não lanço jogos da linha GeoBingo para a disciplina de Geografia – semana passada lancei três, mas são de História. Revirando meus registros, o último foi o GeoBingo Região Metropolitana da Baixada Santista, em setembro de 2018 e antes dele, o bingo GeoReciclagem, em maio do mesmo ano. Mas, isso é passado!

Eis que surge um novo GeoBingo:
Ratificando o que escrevo nos ‘posts’ de lançamento dos GeoBingo, não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. 

Este jogo de bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia.
Assim, desenvolvi este jogo abrangendo o tema Orientação e Localização no Espaço Geográfico, que também já foi abordado em três jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, com os seguintes tópicos Orientação pelos astros, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para acessar o post desse jogo); no GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação e Localização com 40 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo) e, recentemente, no GeoMemória Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, composto por 100 cartas, sendo 50 pares, estampadas com 50 figuras relacionadas ao tema (Clique aqui para acessar o post desse jogo).


Vamos ao jogo:


1 - Conteúdo didático

A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada de várias coleções de livros de Geografia para o ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano, unidade 1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude 

E o conteúdo abordado neste jogo apresenta os seguintes conceitos:

- Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
- Forças sociais e forças naturais;
- Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
- Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
- Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Su-sudeste, Oeste-sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Su-sudoeste;
- Ocidente e Oriente, nascente e poente;
- Setentrional e Meridional, boreal e austral;
- Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
- paralelos, hemisférios e meridianos;
- Latitude, longitude e altitude;
- etc.

2 - Componentes do jogo

A - Cartelas

O jogo é composto por 60 cartelas numeradas contendo, cada uma, 8 imagens aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema.


Abaixo, exemplo detalhado de uma das cartelas.
 



Regras

B - Fichas com perguntas e respostas

Além disso, traz também 46 fichas com perguntas relacionadas com cada uma das 46 figuras, e direcionadas ao tema, tais como a do exemplo abaixo:
 
Note que cada ficha de pergunta contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem que o aluno deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para o professor. Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos.


C – Caixinha


3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.

Regras (sugestões)

As regras para se jogar o GeoBingo Orientação e Localização no Espaço Geográfico, são muito simples:

- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com as 8 imagens aleatórias em cada uma. Pode-se dividir a turma em grupos, porém cada aluno deverá ter a sua cartela individual;

- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Exemplo: Se a pergunta sorteada for " A linha do equador divide o globo terrestre em dois hemisférios. Como são denominados”? ele deverá verificar em sua cartela se consta a imagem do globo terrestre com a divisão norte/sul. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra essa imagem;
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas;

- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor;
Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.




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Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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GeoMemória "Espaço Geográfico: Orientação e Localização"

módulo 1 - fácil
figuras X figuras
publicado: 14/06/2019  🔆 atualizado: 17/01/2025
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Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e Localização no Espaço Geográfico”, com os seguintes tópicos Orientação pelos astros, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para acessar o post desse jogo).


O outro jogo é o GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação e Localização com 40 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo).  
E, logo mais... no próximo ‘post’ aqui do blog, mais uma novidade nesse mesmo tema: é o jogo... bem, depois falaremos dele... vamos, primeiramente, ao que interessa no momento!
Isso! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo... mais um GeoMemória!
Gosto sempre de lembrar citações que fiz em ‘posts’ de lançamento do primeiro jogo de cada série. No caso da linha GeoMemória, foi esta: “Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!
Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:

Componentes do jogo: 
1 - Conteúdo didático

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas nas 100 cartas são relacionadas aos seguintes conceitos:

     - Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
     - Forças sociais e forças naturais;
     - Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
     - Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
     - Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Sul-sudeste, 
        Oeste- sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Sul-sudoeste;
     - Ocidente e Oriente, nascente e poente;
     - Setentrional e Meridional, boreal e austral;
     - Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
     - paralelos, hemisférios e meridianos;
     - Latitude, longitude e altitude;
     - etc.






A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada de várias coleções de livros de Geografia para o ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano. Li, estudei e analisei a unidade 1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude 

2 - Componentes do jogo

A - Cartas

O jogo é composto por 100 cartas, sendo 50 pares, estampadas com 50 figuras relacionadas ao tema.


Acima, exemplo detalhado de algumas cartas.

B – Caixinha



3 - Apresentação


Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.

Regras (sugestões)

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenham a mesma estampa, por exemplo, uma bússola, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. 

O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares, , não deixando sobrar nenhuma carta na mesa

Fim do jogo:




O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!





Para adquirir:
















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