'jogo do mico'
lista de jogos / Geopolítica / GeoCartas Líderes Mundiais 2025/26 - jogo do mico
GeoCartas – jogo do Mico, MemoGeo – módulo 1: fácil, MemoGeo– módulo 2: médio, GeoBingo, GeoDominoZÃO 2D, GeoJogodaVelha– deck 1, GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.
É composto por 65 cartas, sendo: 32 pares que combinam um líder mundial (presidente, primeiro-ministro etc.) com o país no qual governa.
Dessa forma, este jogo apresenta 32 líderes de 32 países. A carta restante é a da ONU (Organização das Nações Unidas), que não tem par no jogo e por isso é considerada a “carta do MICO”.
Como jogar:
Embaralhe todas as cartas. Distribua todas elas entre os jogadores. Não se preocupe se alguns jogadores ficarem com mais ou menos cartas, isso é normal.
2. Formando os pares:
Depois de receber as cartas, cada jogador deve verificar se já tem algum par em sua mão. Um par é composto por duas cartas: um líder mundial (por exemplo, a carta com a figura de Donald Trump) e a do país no qual governa (a carta com a bandeira e o mapa dos Estados Unidos). Se encontrar um par, o jogador deve colocá-lo na mesa, virado para cima, na sua frente.
3. O jogo continua:
O jogador mais novo começa (ou um sorteio poderá decidir a ordem de jogar). Ele deve pegar, aleatoriamente e sem olhar, uma carta da mão do jogador à sua esquerda. Se a carta que ele pegou formar um par com alguma carta que ele já tinha na mão, ele deve colocar o novo par na mesa, junto aos outros. Se a carta não formar um par, ele simplesmente a mantém na mão. A rodada segue para o próximo jogador, no sentido horário, que repete o processo, pegando uma carta da mão do jogador à sua esquerda.
O Final do Jogo
O jogo continua assim, com cada jogador formando e baixando pares, até que todas as cartas pareadas estejam na mesa. No fim, vai sobrar apenas uma carta: a do Mico (a carta com o símbolo da ONU). O jogador que terminar com a carta do Mico na mão perde o jogo. Todos os outros jogadores ganham, e o vencedor "moral" é aquele que conseguiu formar o maior número de pares.




























