19 setembro 2018

jogos didáticos: GeoMemória Região Metropolitana da Baixada Santista

publicado: 19/09/2018  atualizado: 15/03/2021


Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”?


É o nosso 98º jogo!!!!


Ele faz parte de uma edição especial, uma homenagem à nossa região, onde o classeinvertida começou e está sediado: a Região Metropolitana da Baixada Santista!


GeoMemória Região Metropolitana da Baixada Santista
Módulo 1 – Fácil


Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas são as bandeiras e os mapas de localização dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Nossos jogos da memória, ou melhor, GeoMemória, são jogos didáticos, voltados exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia. Nesse ponto de vista, este jogo, por sua vez, não foge à regra, embora possa ser utilizado por quaisquer disciplinas, idades, séries, ambientes (escola/empresarial), etc.

Os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.


Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Em resumo, o jogo abrange as seguintes informações sobre a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e seus nove municípios:

a) a bandeira de cada município;
b) a localização de cada município no mapa da RMBS;
c) a localização da RMBS no mapa do Estado de São Paulo;
d) a população total da RMBS;
e) a área, em km2, da RMBS.


b) CARTAS

São 48 peças, cada uma estampada com uma bandeira ou um mapa da RMBS com a localização de um dos seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, além da área ou a população da RMBS.


c) CAIXINHA

Há também uma caixinha com um design especial, para guardar as cartas:

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso cada município da Região Metropolitana da Baixada Santista e a sua respectiva bandeira e localização, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

Regras (sugestões)

As regras são simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.


Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as estampas voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam vê-las. O jogo começa quando o primeiro participante vira duas cartas e deixa que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenha a mesma estampa da bandeira de um município ou da localização de um município, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares.


Lembrando que os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.

Conheça também os outros dois jogos da série GeoJogos Baixada Santista:


Para adquirir:



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invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato

11 setembro 2018

GeoQuest “Fontes de EnerGIA”

publicado: 11/09/2018  atualizado: 27/04/2023
lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Fontes de EnerGIA"



 jogo em arquivo no formato PDF 
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ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)
 

Chegou o GeoQuest mais pedido e esperado de todos os tempos: “Fontes de EnerGIA”. Por que esse alarde todo? Ora, foram muitos os pedidos para que eu montasse algum jogo com esse tema. Bom, demorou, mas, finalmente saiu!!
 
Ah, quase ia esquecendo – a vinheta:

Pra quem ainda não conhece, deve estar se perguntando... o que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa?
Bem, pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões....
Aí é que está o detalhe: GeoQuest é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
Este trecho eu também sempre ‘posto’ a cada lançamento do GeoQuest:

Desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao 9º e também do Ensino Médio), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros utilizados)

Depois de 17 temas, ainda temos muito pela frente. Agora, vamos ao jogo:


GeoQuest Fontes de EnerGIA



Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
Fontes de EnerGIA.

O tema principal está dividido em seis subtemas:

1) Conceito e Importância
2) Combustíveis Fósseis
3) Energia Elétrica
4) Energia Termonuclear
5) Fontes Sustentáveis
6) Impactos Ambientais



b) CARTAS

São 72 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta. Uma outra novidade, são os emoticons relativos ao nível de dificuldade de cada questão:


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas (no mesmo layout do GeoQuest Espaço Mundial):


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. Poderá também utilizar um sistema de pontuação, de acordo com os emoticons que indicam o nível de dificuldade de cada questão.

Bem, por enquanto, é isso!!! Conheça! Experimente! Inove!

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
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07 setembro 2018

Nosso evento terá nova edição!

publicado: 07/09/2018  atualizado: 07/09/2018

eventos


(clique aqui e saiba como foi o evento do dia 02/09)

Depois do sucesso do nosso primeiro evento, “metodologias ativas & ensino híbrido: oficina de jogos didáticos”, realizado dia 02 de setembro de 2018, em Praia Grande/SP, já temos a data para a segunda edição: 29 de setembro de 2018! E as inscrições já estão abertas!

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.




Nosso primeiro evento foi um sucesso!

publicado: 07/09/2018  atualizado: 07/09/2018



No último dia 2 de setembro, Domingo, realizamos o nosso primeiro evento, “metodologias ativas & ensino híbrido: oficina de jogos didáticos”, em Praia Grande/SP, com a presença de 24 participantes, entre docentes, estudantes e interessados na temática.

 Nosso salão de eventos estava devidamente arrumado e organizado conforme a dinâmica exigida pelas atividades da oficina e das simulações das metodologias. Estavam estrategicamente colocadas nove mesas, cada uma identificada por uma cor distinta: amarela, azul, vermelha, verde, preta, branca, rosa, limão e laranja. Sobre cada mesa, estavam dispostas, apostilas, canetas e latinhas decoradas com réguas, tesouras e tubos de cola. Cada mesa representava uma equipe.


Painéis

A formação esteve a cargo do Professor Marcos Bonanato, que após as considerações iniciais, deu início à apresentação dos painéis. Começando pelo tema “Metodologias Ativas”, este painel explicou o que são as metodologias ativas, e mostrou quais são as práticas mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso, aprendizagem entre pares ou times e outros métodos.

O painel seguinte abordou “O Ensino Híbrido” e seus respectivos modelos, começando pelo rotacional (rotação por estações, laboratório rotacional, rotação individual e sala de aula invertida), passando pelos modelos flexe à la cartee finalizando com uma passadinha no modelo virtual enriquecido.

Após a apresentação do painel “Jogos Didáticos”, que abrangeu principalmente a função educativa, através da qual o jogo ensina, ou complementa algo e ajuda a desenvolver o conhecimento do estudante, foi dado início à parte prática do evento.


Oficina de montagem de jogos didáticos

O foco da primeira oficina do evento foi a simulação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos, que exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que investiguem como chegar à resolução de algo solicitado pelo professor, tendo por objetivo fazer com que adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios.  Para isso, cada equipe recebeu um kit de projeto contendo o molde de um jogo (e da sua respectiva caixinha), além de uma folha com instruções de montagem e campos para elaboração e descrição das regras.


O objetivo foi familiarizar cada participante com o desenvolvimento, elaboração e montagem dos jogos pedagógicos, e enfatizar que são excelentes recursos que o professor poderá utilizar no processo de ensino e aprendizagem, porque contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual e social no estudante.

Logo após o coffee break, foi realizado um sorteio dos jogos montados durante a oficina pelos participantes.


Utilização de jogos didáticos em sala de aula

Na sequência do evento, o ponto alto: a utilização dos jogos didáticos em sala de aula, conjugada com as metodologias apresentadas, em destaque duas delas: ‘sala de aula invertida’ e ‘rotação por estações’.


Oficina “Sala de Aula Invertida”

Assim como no modelo de sala de aula invertida, onde o aluno tem acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo em sala seja otimizado, buscou-se nesta oficina a simulação dessa metodologia. Como não houve possibilidade de receberem o material de estudo antecipadamente, permitiu-se que os participantes tivessem acesso on-line, via celular, às informações para consulta, além de disporem de alguns exemplares de Atlas. Isso fez com que eles tenham um conhecimento prévio e apenas tirassem dúvidas com o professor e interagissem com os colegas para resolver o problema proposto. O objetivo aqui foi demonstrar aos participantes que este método incentiva o interesse das turmas nas aulas, fazendo com que a classe se torne mais participativa.

O desafio proposto foi com o jogo GeoTroca Brasil (saiba tudo sobre este jogo clicando aqui). As equipes precisaram interagir umas com as outras para cumprirem o objetivo proposto. E todas conseguiram!

Oficina “Rotação por Estações”

Nessa metodologia, cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações. Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) eles trocam de estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações. As estações são independentes uma das outras, promovendo a conclusão de objetivos separados, para que no final se completem.

Assim, para realizarem esta última oficina do evento, as nove equipes foram divididas em três ciclos com três estações cada. O primeiro ciclo teve como tema principal o continente europeu. O segundo, a América e o terceiro, a Ásia. Em cada estação, havia uma atividade a ser realizada em no máximo 15 minutos, envolvendo jogos e pesquisas. Foi um sucesso!

Ao final do evento, foram entregues os certificados de participação e uma lembrancinha muito interessante: ímãs de geladeira com um jogo da velha.

Nossos agradecimentos a todos que participaram!

Parabéns, equipe 'classe invertida'!

Professor Marcos Bonanato, Diene Leal e Nicholas Bonanato














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