20 março 2019

jogos didáticos: GeoMemória Símbolos Cartográficos


módulo 2 - médio: nome X figuras
publicado: 20/03/2019  atualizado: 28/09/2019
jogos didáticos

Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia – elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para acessar o post desse jogo). O outro, o GeoDominó Símbolos Cartográficos com 45 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para acessar o post desse jogo).  

Ah, sim! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo...um GeoMemória!

 
GeoMemória Símbolos Cartográficos


módulo 2 - médio: nome X figura

 Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
 1 - Conteúdo didático

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, porém, as figuras estampadas, em 40 das 82 cartas, são as figuras com os símbolos cartográficos e, nas outras, os respectivos nomes.

 Espero que este jogo atenda à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries.  

O tema inclui as seguintes convenções (ou símbolos) cartográficos:

 

2 - Componentes do jogo

A - Peças

O jogo é composto por 82 cartas, sendo 40 estampadas com as figuras dos 40 símbolos cartográficos, 40 com os seus respectivos nomes e 2 com o logotipo do classeinvertida.

Acima, exemplo detalhado de algumas peças.

B – Caixinha


3 - Apresentação

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando as cartas com as figuras dos símbolos cartográficos com as cartas com as nomenclaturas deles, ou dois quadros, um somente com os símbolos cartográficos e outro com as cartas estampadas com os nomes. Caso seja esta a forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas dos símbolos cartográficos voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as estampas dos nomes no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.

O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa de uma figura de um símbolo, e a outra o seu respectivo nome que o identifica (como por exemplo: figura com uma torre de petróleo com o nome ‘petróleo’) o aluno retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!


Para adquirir:
















Preço:

R$ 6,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpMaJhM)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpMaJhM)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

12 março 2019

jogos didáticos: GeoDominó América do Sul

Países e Territórios
publicado: 12/03/2019  atualizado: 28/09/2019
jogos didáticos


Que legal! Março de 2019 está se tornando o mês recordista de lançamentos do classeinvertida!

Novos jogos apresentados: linha GeoDominó: Regiões do Brasil: 5 jogos: Região Norte, Região Nordeste, Centro-Oeste, Região Sudeste e RegiãoSul. Depois, Estados Brasileiros: Bandeiras, Capitais e Mapas & Siglas. Ah! Não podemos esquecer do GeoDominó Continentes.

E não paramos! Agora, para incrementar a linha de Continentes e Países, vamos apresentar a regionalização do continente americano. Serão 3 jogos, abrangendo a América do Sul, América Central e América do Norte.
O que é GeoDominó? Bem, a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.

O objetivo com este tipo específico de jogo e com o seu conteúdo didático pertinente, é que atenda primeiramente à demanda das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, será de grande ajuda também nas demais séries, inclusive a título de revisão.  

Mas, vamos ao novo jogo, conforme anunciado no título deste ‘post’:

GeoDominó América do Sul


 Conhecendo o jogo:

 1 - Conteúdo didático

Seguindo as características, em termos de conteúdo, apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó América do Sul foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º. O conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre os 12 países e os 3 territórios que compõem a América do Sul, com suas respectivas bandeiras, capitais, mapas, localização, além de informações sobre clima, hidrografia, relevo, vegetação, etc. do ‘subcontinente’ sul-americano.


2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas figuras, tais como mapas, bandeiras, etc.


Este jogo conta com 40 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma figura (bandeira, mapa, relevo, etc.) e, na outra ponta, a metade de outra figura (bandeira, mapa, relevo, etc., mas diferente da primeira). 

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:



Composição das peças:
- 15 com as bandeiras dos países e territórios;
- 15 com os mapas dos países e territórios com as suas respectivas capitais;
- 2 sobre o relevo da América do Sul;
- 1 sobre a vegetação da América do Sul;
- 1 sobre a hidrografia da América do Sul;
- 1 sobre o clima da América do Sul e
- 5 com mapas temáticos sobre a América do Sul e conjunto de bandeiras.

B - Caixinha


3 - Apresentação

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira, mapa, etc.) formam a figura completa (exemplo: metade da bandeira do Brasil encaixa com a outra metade da mesma bandeira, formando a bandeira completa).

- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Dependendo da necessidade ou situações especiais, permito duplas de alunos.

- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.

- Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 40 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.

Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.



Para adquirir:















Preço:

R$ 8,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSt7JYQ)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSt7JYQ)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.