jogos didáticos
Começamos o mês de agosto de olho no
relógio! Não... não estamos atrasados, nem adiantados... são os fusos... fusos
horários! Isso mesmo. Recentemente, lançamos o GeoQuest, “Fusos Horários” e agora, vamos de Fusos Horários do Brasil e o tipo
de jogo é o QuebraMinó.
Com
certeza, pra você que acompanha o blog, não é nenhuma novidade que o QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um
quebra-cabeças com um jogo de dominó e, que tem por objetivo, familiarizar o aluno com os temas propostos e
dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o
raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém
obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.
Então, vamos ao jogo!
QuebraMinó Brasil: Fusos Horários
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
O QuebraMinó Brasil: Fusos Horários abrange o mapa do Brasil (fonte I.B.G.E.)
apresentando a divisão oficial do território brasileiro em quatro fusos
horários, situados a Leste do Marco Zero (Meridiano de Greenwich), incluindo as
ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao
meridiano principal, sendo:
- o primeiro fuso (UTC-2): onde se encontram as ilhas oceânicas
brasileiras, bem como as que formam o Arquipélago de Fernando de Noronha, com
duas horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);
- o segundo fuso (UTC-3): abrangendo os estados do Nordeste, do
Sudeste, do Sul, incluindo territórios de Goiás, Tocantins, do Distrito
Federal, do Amapá e do Pará, com três horas a menos em relação à hora do fuso
inicial (Greenwich);
- o terceiro fuso (UTC-4): abrangendo os territórios dos estados
do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e a maior parte do
território do estado do Amazonas, com quatro horas a menos em relação à hora do
fuso inicial (Greenwich);
- o quarto fuso (UTC-5): abrangendo o território do estado do
Acre e uma parte do território do estado do Amazonas, com cinco horas a menos em
relação à hora do fuso inicial (Greenwich);
São 32 peças que formam um quadro com o mapa do Brasil destacando,
em áreas de cores diferentes, os fusos horários (base:
I.B.G.E. – fuso horário civil).
c) CAIXINHA
Há também a tradicional caixinha com um design especial, para guardar as peças:
As regras, sãos as mesmas de um jogo de dominó.
O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as
peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante
recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.
Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a
alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam
peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.
O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão
para ser baixada.
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras
regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades
primeiro ou, antes do jogo começar.
Para adquirir:
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