05 agosto 2019

jogos didáticos: QuebraMinó Brasil: Fusos Horários

publicado: 05/08/2019  atualizado: 15/03/2021
jogos didáticos



Começamos o mês de agosto de olho no relógio! Não... não estamos atrasados, nem adiantados... são os fusos... fusos horários! Isso mesmo. Recentemente, lançamos o GeoQuest, Fusos Horáriose agora, vamos de Fusos Horários do Brasil e o tipo de jogo é o QuebraMinó.
Com certeza, pra você que acompanha o blog, não é nenhuma novidade que o QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó e, que tem por objetivo,  familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.



Então, vamos ao jogo!

QuebraMinó Brasil: Fusos Horários

 Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

QuebraMinó Brasil: Fusos Horários abrange o mapa do Brasil (fonte I.B.G.E.) apresentando a divisão oficial do território brasileiro em quatro fusos horários, situados a Leste do Marco Zero (Meridiano de Greenwich), incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal, sendo:


- o primeiro fuso (UTC-2): onde se encontram as ilhas oceânicas brasileiras, bem como as que formam o Arquipélago de Fernando de Noronha, com duas horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);

- o segundo fuso (UTC-3): abrangendo os estados do Nordeste, do Sudeste, do Sul, incluindo territórios de Goiás, Tocantins, do Distrito Federal, do Amapá e do Pará, com três horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);

- o terceiro fuso (UTC-4): abrangendo os territórios dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e a maior parte do território do estado do Amazonas, com quatro horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);

- o quarto fuso (UTC-5): abrangendo o território do estado do Acre e uma parte do território do estado do Amazonas, com cinco horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);


b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa do Brasil destacando, em áreas de cores diferentes, os fusos horários (base: I.B.G.E. – fuso horário civil).

c) CAIXINHA

Há também a tradicional caixinha com um design especial, para guardar as peças:









d) APRESENTAÇÃO


Arquivo em formato PDF enviado via e-mail

Regras (sugestões)

As regras, sãos as mesmas de um jogo de dominó.
  
O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.



Para adquirir:

















Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato