Atendendo aos muitos pedidos e solicitações, considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em realidade um antigo projeto, ao aumentar, isso mesmo, aumentar o tamanho das nossas peças de GeoDominó, apresentamos a nossa mais nova linha de jogos, denominada:
Nesta primeira etapa, lançamos 10 jogos, dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
E a peças... são maiores do que as dos nossos jogos tradicionais: Para acessar o 'post' de cada jogo, com todas as informações, fotos e regras, é só clicar em um dos nomes abaixo:
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco,BrasilouCaixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Neste 'post', finalizamos (por enquanto) a nossa missão de atender aos muitos pedidos e solicitações,
considerar as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformar em
realidade um antigo projeto, ao aumentar, isso mesmo, aumentar o
tamanho das nossas peças de GeoDominó. Tudo isso, deu origem a mais uma linha, denominada:
Nesta primeira etapa, propomos lançar 10 jogos,
dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO
vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de
fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Já fizemos o lançamento de nove jogos do GeoDominóZÃO - Brasil: Estados - nível: 01 (clique aqui para ver ou rever), onível: 02 (clique aqui), o nível: 03 (clique aqui), o nível: 04 (clique aqui), o nível: 05 (clique aqui), o nível: 06 (clique aqui), o nível: 07 (clique aqui), o nível: 08 (clique aqui) e o nível: 09 (clique aqui). Apresentamos, agora, neste ‘post’ o décimo e último jogo - o de nível 10:
linha:
GeoDominóZÃO
série:
Brasil
- Estados (e Regiões)
nível:
10
temas:
mapa do clima, relevo, hidrografia, vegetação, domínios morfoclimáticos e biomas e nome da região X legenda
do clima, relevo, hidrografia, vegetação, domínios morfoclimáticos e biomas e siglas da região
conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia
– 4º ano - Conexões e escalas. b) Geografia – 4º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida c) Geografia – 6º ano - Conexões e escalas
d) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas. e) Geografia – 7º ano - Formas de representação e pensamento espacial f) Geografia – 7º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades
político-administrativas do Brasil. b) Conservação e degradação da natureza c) Relações entre os componentes físico-naturais d) Formação territorial do Brasil e) Mapas temáticos do Brasil f) Biodiversidade brasileira
HABILIDADES
a)(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas
oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região),
suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. b)(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. c)(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. (EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
d)(EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
e)(EF07GE09)
Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
e)(EF07GE11)
Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano, 6º ano e o 7º ano, na disciplina de Geografia,
este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir 1) as 5 grandes Regiões do Brasil, os seus respectivos nomes(Norte, Nordeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste) e siglas e os mapas do clima, relevo, vegetação, hidrografia, domínios morfoclimáticos e biomas 2) as respectivas legendas de cada um desses temas.
FONTES DE PESQUISA
Todas
as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e
coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com as unidades temáticas: ”Conexões e escalas”,”Natureza, ambientes e qualidade de vida” e "Formas de representação e pensamento espacial".
apresentação
arquivo
em formato PDF com 7 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 4: peças (para imprimir)
página
5: molde da caixinha (para imprimir)
página
6: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página
7: regras
envio
via
e-mail após a confirmação do pagamento
componentes do jogo
30 peças (para imprimir e recortar)
1
caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são
as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que
muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.
O ideal é formar grupos de 4 participantes.
Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada
participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão
disponíveis para “compras”.
Um sorteio decidirá a ordem de cada
participante, ou seja, a sua vez de jogar.
O primeiro a jogar escolherá, a seu critério,
qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.
O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na
sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas,
ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que o nome da região, o mapa do clima ou do relevo ou vegetação ou hidrografia oudos domínios morfoclimáticos ou dos biomasestampados em um dos lados da peça, coincida com a respectiva legenda de um desses seis temase a sigla da mesma região, estampado no lado de outra peça, ou, vice-e-versa. Quando o jogador coloca sua peça sobre a
mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
Caso um jogador não tenha na mão uma peça que
se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a
mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas
peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para
comprar, passará a vez ao próximo jogador.
Quando um jogador colocar sua última peça na
mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.