22 abril 2021

Dominó de História 2D "Revolução Russa"

publicado: 22/04/2021  ⌛ atualizado: 12/01/2025
lista de jogos /  História / Dominó de História Revolução Russa



jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Esta nova série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social da Rússia no final do século XIX e início do século XX,  até a posterior formação da União Soviética.
 
Até o lançamento deste dominó de História tínhamos os GeoDominó, onde a ideia foi a de transformar um jogo de dominó tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. Pois, agora, iniciamos o mesmo processo com os jogos da disciplina de História.
 

O dominó de História Revolução Russa aborda os principais personagens e os mais importantes fatos, iniciando pelo império dos czares e as contradições no império, sobre o final do século XIX e o  início do século XX, que foram marcados pelo avanço do capitalismo e, ao mesmo tempo, pela esperança da revolução socialista. A Rússia czarista não era propriamente um país capitalista desenvolvido, mas estavam ali presentes as marcas do imperialismo e da expansão industrial, o que ampliou as desigualdades sociais.
 
Personagens e acontecimentos tais como as correntes políticas, o Domingo Sangrento e a Guerra Russo-Japonesa, que abrangem o descontentamento em relação ao absolutismo monárquico e à derrota da Rússia na guerra com o Japão, além da manifestação pacífica em São Petersburgo que foi recebida a tidos pelas tropas imperiais, também estão estampados nas peças deste jogo.
 
Não poderiam ficar de fora deste jogo, peças estampadas sobre A Revolução de 1905, os sovietes e a Duma, questionando o descontentamento em relação ao absolutismo monárquico e à entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que favoreceu a eclosão de movimentos revolucionários, tais como a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro.
 
Para completar, o jogo abrange e aborda também, através de estampas e descrições, os principais acontecimentos do processo revolucionário na Rússia, tais como a guerra civil, as bases econômicas adotadas pelo governo russo após a revolução, ou seja, a Nova Política Econômica e ainda, o processo de formação da União Soviética, com a ascensão de Stalin, o realismo socialista e o stalinismo.
 
Fontes: Araribá Mais – História 9º ano – Organizadora: Editora Moderna; Estudar história: das origens do homem à era digital – Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto – Editora Moderna; História.doc 9 – Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria e Daniela Buono Calainho - Editora Saraiva; Dicionário de História do Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril – Editora Abril e várias outras obras.
 
BNCC – habilidades: EF09HI10 e EF09HI11.
 
Componentes do jogo
 
1) 30 peças (moldes para imprimir e recortar), contendo figuras e descrições a serem combinadas, conforme modelo abaixo:

2) 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar):
 

3) Regras (ou sugestão)
 
As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.
O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 10) ficarão disponíveis para “compras”.
Cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que a figura de um determinado personagem ou acontecimento da Revolução Russa de um dos lados coincida com a biografia ou descrição do evento do outro lado onde está sendo colocada.
Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
Se um jogador, na sua vez de jogar, não tiver nenhuma peça que combine com as que estão nas extremidades do jogo sobre a mesa, deverá “comprar”, do monte de compras, tantas peças quanto forem necessárias. Caso acabem as peças do monte de compras, passará a vez ao próximo jogador.
Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo.
 
 
Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- páginas 2 e 3: peças para imprimir e recortar
- páginas 4 e 5: versos das peças (impressão opcional)
- página 6: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 7: regras (ou sugestões)
- página 8: esquema de montagem


O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento (veja mais informações ao final deste post)
 
Para adquirir
jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

dicas de impressão:

Revolução Russa em 7 jogos

Nossa série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social da Rússia no final do século XIX e início do século XX,  até a posterior formação da União Soviética.

Conheça todos os jogos da série:

clique na figura para acessar a respectiva página do jogo:














Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:

QuizTÓRIA "Revolução Russa" – volume 3

publicado: 22/04/2021  ⌛ atualizado: 10/01/2025
lista de jogos /  História / QuizTÓRIA Revolução Russa - volume 3



O ClasseInvertida está lançando uma série de sete jogos sobre a Revolução Russa, que aborda desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social da Rússia no final do século XIX e início do século XX,  até a posterior formação da União Soviética.
 



jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

dicas de impressão:

Este é o 34º jogo da linha QuizTÓRIA:

Revolu
ção Russa – volume 3
 
 
O QuizTÓRIA Revolução Russa – volume 3, apresenta, logo de início, questões para identificar e caracterizar os principais acontecimentos do processo revolucionário na Rússia dentro do subtema a guerra civil. Em seguida, questiona as medidas políticas econômicas adotadas pelo governo russo após a revolução, através do subtema Nova Política Econômica e avalia o processo de formação da Rússia, com perguntas sobre a União Soviética e ascensão de Stalin buscando caracterizar o regime stalinista (subtema o realismo socialista) e reconhecer suas bases totalitárias, através do subtema o stalinismo.
 
Fontes: Araribá Mais – História 9º ano – Organizadora: Editora Moderna; Estudar história: das origens do homem à era digital – Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto – Editora Moderna; História.doc 9 – Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria e Daniela Buono Calainho - Editora Saraiva; Dicionário de História do Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril – Editora Abril e várias outras obras.
 
BNCC – habilidades: EF09HI10 e EF09HI11.
 
Componentes do jogo
 
1) 90 cartas (moldes para imprimir e recortar), numeradas de 181 a 270,  contendo questões e alternativas para resposta, além da informação da resposta correta, conforme modelo abaixo:
Os seis subtemas abordados são os seguintes:
 
a guerra civil – cartas 181 a 208
Nova Política Econômica  – cartas 209 a 218
União Soviética - cartas 219 a 225
ascensão de Stalin – cartas 226 a 241
o realismo socialista cartas 242 a 245
o stalinismo cartas 246 a 270
 
2) 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar):
 

3) Regras (ou sugestão)
 
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.
O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que ele não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada sob todas as outras cartas.
O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante. É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros.
Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.
O docente também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema.

Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- páginas 2 a 6: cartas para imprimir e recortar
- página 7: versos das cartas (impressão opcional)
- página 8: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 9: regras (ou sugestões)
 

O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento (veja mais informações ao final deste post)
 
Para adquirir
jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

dicas de impressão:

Revolução Russa em 7 jogos

Nossa série de sete jogos sobre a Revolução Russa, aborda desde os seus antecedentes, incluindo a situação política, econômica e social da Rússia no final do século XIX e início do século XX,  até a posterior formação da União Soviética.

Conheça todos os jogos da série:

clique na figura para acessar a respectiva página do jogo:














Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais: