módulo 2 - médio: nome X figuras
publicado: 20/03/2019 atualizado: 28/09/2019
publicado: 20/03/2019 atualizado: 28/09/2019
Novo jogo saindo
da oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em dois
jogos, um da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia –
elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos
cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas
digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para
acessar o post desse jogo). O outro, o GeoDominó Símbolos Cartográficos com 45 peças, tendo cada uma, um símbolo cartográfico
estampado de um lado e o nome de um outro símbolo, estampado de outro lado (Clique aqui para
acessar o post desse jogo).
Ah, sim! Como eu estava dizendo,
temos um novo jogo...um GeoMemória!
GeoMemória Símbolos Cartográficos
módulo 2 - médio: nome X figura
Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade,
conforme a legenda abaixo:
1 - Conteúdo
didático
Não
é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura
em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo,
porém, as figuras estampadas, em 40 das 82 cartas, são as figuras com os símbolos
cartográficos e, nas outras, os respectivos nomes.
Espero que este
jogo atenda à demanda das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, porém, com
certeza, ele se encaixa nas demais séries.
O tema inclui as seguintes convenções (ou símbolos) cartográficos:
2
- Componentes do jogo
A
- Peças
O jogo é composto
por 82 cartas, sendo 40 estampadas com as figuras dos 40 símbolos
cartográficos, 40 com os seus respectivos nomes e 2 com o logotipo do classeinvertida.
B – Caixinha
3
- Apresentação
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por
e-mail.
Regras
(sugestões)
Objetivo:
O
jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das
imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação
nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os
participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na
mesa.
como
jogar
A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de
aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5
jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por
Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro
único, misturando as cartas com as figuras dos símbolos cartográficos com as
cartas com as nomenclaturas deles, ou dois quadros, um somente com os símbolos
cartográficos e outro com as cartas estampadas com os nomes. Caso seja esta a
forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas dos símbolos
cartográficos voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as
estampas dos nomes no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.
O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de
cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que
foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa de uma
figura de um símbolo, e a outra o seu respectivo nome que o identifica (como
por exemplo: figura com uma torre de petróleo com o nome ‘petróleo’) o aluno
retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas
novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim,
sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será
quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.
Fim do jogo:
O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!
Para adquirir:
Preço:
R$ 6,00
Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:
1 – BOLETO
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
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Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
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whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
Professor Marcos Bonanato
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ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.
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