29 julho 2020

Quest/Geografia - Placas Tectônicas

volume 1: a estrutura da Terra
publicado:29/07/2020 atualizado: 07/10/2024
lista de jogos / Geografia / Quest/Geografia - Placas Tectônicas - volume 1

 jogo em arquivo no formato PDF 
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Continuamos com os nossos lançamentos da linha sobre placas tectônicas. Depois do GeoMemória e do GeoDominóZÃO é a vez do QUEST. Sim, isso mesmo... você não leu errado: dessa vez não é o GeoQuest.

QUEST é a nossa nova linha de jogos do tipo Quiz. Na verdade, ela veio para revitalizar a tradicional e mais querida das linhas, GeoQuest. As novidades ficam por conta do tamanho das cartas (aumentaram) e da inclusão de mais uma alternativa para resposta: agora são quatro.

Como estamos lançando oito jogos com o tema placas tectônicas, e, já lançamos dois, então, segue o terceiro:

linha:
QUEST
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo de quiz
tema:
placas tectônicas
volume:
1
subtema:
a estrutura da Terra


a) conteúdo didático (abrange os volumes de 1 a 4)

UNIDADE TEMÁTICA
Geografia – 6º ano: Conexões e escalas
Ciências – 6º ano: Terra e Universo
Ciências – 7º ano: Terra e Universo

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Geografia – 6º ano: Relações entre os componentes físico-naturais
Ciências – 6º ano: Forma, estrutura e movimentos da Terra
Ciências – 7º ano: Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e para o 7º ano de Ciências, os jogos da linha QUEST , volumes 1 a 4, contemplam os seguintes subtemas:
volume 1 - a estrutura da Terra;
volume 2 - a mobilidade da crosta terrestre;
volume 3 - placas, fenômenos e relevo;
volume 4 - principais placas tectônicas;   

Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema principal:” Placas Tectônicas”.

b) apresentação

arquivo em formato PDF com 11 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 8: cartas (para imprimir)
página 9: molde da caixinha (para imprimir)
página 10: verso das peças (para imprimir – opcional)
página 11: como jogar (para imprimir – opcional)


c) distribuição e envio do jogo

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e dos respectivos versos, além da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.


d)  componentes do jogo:

 
     1)  Cartas (para imprimir e recortar)

O jogo é composto por 63 cartas, numeradas, com perguntas e quatro alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um modelo com as características e a dimensão:

     2)  Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)

Para guardar as cartas:

f)  como jogar:

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco.

Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.

O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta.

Se ele acertar, ele fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele.

O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. 

dicas de impressão:

Conheça toda a coleção:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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GeoDominóZÃO Placas Tectônicas

publicado: 29/07/2020 atualizado: 07/10/2024
jogos didáticos






















jogo em arquivo no formato PDF 
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Seguindo com os nossos lançamentos da linha sobre placas tectônicas, chegamos ao GeoDominóZÃO! Sim, com certeza você já experimentou o nosso jogo de dominó geográfico num formato maior do que os nossos primeiros lançamentos. Hum... caso ainda não tenha experimentado, é só clicar aqui e conhecer a linha Brasil.

Lembrando que, foi no último post, no lançamento do GeoMemória placas tectônicas, que contei a novidade: estamos lançando oito jogos com esse tema... e isso de uma só vez! Mas, vamos por partes: este ainda é só o segundo:


linha:
GeoDominóZÃO
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo de dominó
tema:
placas tectônicas
módulo/nível:
único



a) conteúdo didático

UNIDADE TEMÁTICA
Geografia – 6º ano: Conexões e escalas
Ciências – 6º ano: Terra e Universo
Ciências – 7º ano: Terra e Universo

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Geografia – 6º ano: Relações entre os componentes físico-naturais
Ciências – 6º ano: Forma, estrutura e movimentos da Terra
Ciências – 7º ano: Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e para o 7º ano de Ciências, este jogo, contempla os seguintes subtemas:
- a estrutura da Terra;
- a mobilidade da crosta terrestre;
- placas, fenômenos e relevo;
- principais placas tectônicas;       

Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema principal:” Placas Tectônicas”.

b) apresentação

arquivo em formato PDF com 8 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 4: cartas (para imprimir)
página 5: molde da caixinha (para imprimir)
página 6: verso das peças (para imprimir – opcional)
página 7: como jogar (para imprimir – opcional)
página 8: estrutura de montagem

c) distribuição e envio do jogo

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e dos respectivos versos, além da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.


d)  componentes do jogo:

 

     1)  Peças (para imprimir e recortar)

O jogo é composto por 32 peças, , estampadas com figuras representativas dos temas “a estrutura da Terra”, “a mobilidade da crosta terrestre”, “placas, fenômenos e relevo” e “principais placas tectônicas”.
Abaixo, um modelo com as características e a dimensão:

     2)  Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)

Para guardar as peças:

 
f)  como jogar:

As regras do GeoDominóZÃO  são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.

O ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 12 peças) ficarão disponíveis para “compras”.

Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.

O primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.

O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que a figura estampada em um dos lados da peça, coincida ou complete a figura estampada no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.

Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.

Caso um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador colocar sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. .


dicas de impressão:

Conheça toda a coleção:

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