08 maio 2020

Educação Socioemocional: GeoDominóZÃO

volume 01: 

As 10 competências gerais da BNCC
publicado: 08/05/2020 atualizado: 16/07/2023
jogos didáticos
Quando o ClasseInvertida foi convidado pela PLUG.lab para participar do workshop on-line para professores, eu me senti muito honrado. Daí, a vontade imensa de colaborar. Como o tema do evento em questão abrange jogos didáticos e metodologias ativasferramentas socioemocionais, nada mais apropriado do que oferecer jogos (em PDF) de presente aos participantes.

PLUG.lab é uma empresa de educação socioemocional que atende demandas de instituições de ensino, grupos corporativos e esportivos. Ferramentas, experiências e treinamentos que visem a humanização e conexão das pessoas são a expertise da empresa.
clique na figura para acessar o post do evento
Assim, desenvolvemos, de início, dois jogos de dominó didático, aproveitando a estrutura da linha GeoDominóZÃO com os temas fornecidos pela PLUG.lab. Eis o primeiro:
 
volume 1: As 10 competências gerais da BNCC



linha:
GeoDominóZÃO
série:
Educação Socioemocional
volume:
01
tema:
As 10 competências gerais da BNCC





conteúdo didático



Segundo o Porvir, a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, [
...A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento...]

[...O Porvir produziu um infográfico para facilitar a compreensão dessas competências gerais, elaborado a partir de leitura crítica realizada por Anna Penido, diretora do Inspirare e integrante do Movimento pela Base, iniciativa que integra representantes de diferentes setores da sociedade com o propósito de apoiar a construção e implementação de uma BNCC de qualidade...] e acrescenta que: [...A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito durante a educação básica...].



apresentação

arquivo em formato PDF com 6 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 3: peças (para imprimir)
página 4: peças e molde da caixinha (para imprimir)
página 5: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página 6: regras


apresentação, distribuição e envio do jogo
O jogo está em arquivo no formato PDF e é enviado, via e-mail, única e exclusivamente, pela PLUG.lab aos participantes dos seus eventos. Clique aqui para mais informações.

ClasseInvertida não dispõe do jogo para venda ou distribuição.

componentes do jogo

 28 peças (para imprimir e recortar)
 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.

O ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão disponíveis para “compras”.

Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.

O primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.

O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que a descrição ‘para’ ou ‘o que’ estampadas em um dos lados da peça, coincida com a competência e o seu respectivo número, estampados no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.

Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.

Caso um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo jogador.

 Quando um jogador colocar sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.


     Professor Marcos Bonanato

30 abril 2020

Workshop On-line para Professores

publicado: 30/04/2020 atualizado: 30/04/2020


Evento online


Em tempos de educação remota emergencial que tal pensarmos juntos em como utilizar os conceitos de metodologias ativas, jogos didáticos e ferramentas socioemocionais para auxiliar a conexão com os alunos e famílias na construção do conhecimento? 


Buscamos inovar na educação através de soluções práticas, acessíveis e humanizadas. Quem vem com a gente?

Mas corra, que as vagas são limitadas e nosso workshop on-line vai ser ao vivo para a troca ser mais rica e os resultados terem ainda mais impacto!


O que você vai ter neste workshop?

1. Metodologias Ativas: conceitos e práticas mais comuns de aprendizagem;
2. Ensino Híbrido: conceitos e modelos;
3. Jogos Didáticos: o que são, para que servem e como criar jogos;
4. Educacação Socioemocional: conceitos, história, BNCC e impactos que a educação socioemocional traz para o indivíduo;
5. Metodologia de desenvolvimento socioemocional em 4 etapas;
6. Ferramentas socioemocionais.

Bônus:
1. PDF com as principais dicas e informações;
2. Jogo didático socioemocional.

Sobre os facilitadores:

Marcos BonanatoProfessor e consultor, especialista no desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos, atividades e dinâmicas pedagógicas para sala de aula. Criador do blog Classe Invertida. Experiente no planejamento e na elaboração de conteúdos inéditos para a composição dos materiais utilizados em cursos e treinamentos presenciais e a distância. Docente com vivência no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

Camila Comitre - Administradora de empresas com experiência corporativa em treinamento e desenvolvimento de pessoas, especialista em ferramentas de educação socioemocional. Escritora, palestrante e criadora das marcas Divino é SER e Gente Semente. Consultora em educação na editora Dentro da História. Mentora de inovação e empreendedorismo na Aceleradora B2Mamy.

Simone Peixoto - psicóloga Clínica, realiza atendimento psicológico individual a crianças, adolescentes e adultos. Graduada em Psicologia e Comunicação Social, pós graduada em Gestão de Pessoas pela FGV. Por 12 anos atuou em empresas multinacionais, com desenvolvimento humano, identificação e desenvolvimento de habilidades e potenciais. Trabalhou em projetos com foco em Cultura e Clima Organizacional. Atua como facilitadora em workshops e treinamentos organizacionais e educacionais.

Sobre a PLUG.lab e a Classe Invertida
A PLUG.lab é uma empresa de educação socioemocional que atende demandas de instituições de ensino, grupos corporativos e esportivos. Ferramentas, experiências e treinamentos que visem a humanização e conexão das pessoas são nossa expertise. A Classe Invertida traz jogos incríveis de geografia e história, proporcionando engajamento e qualidade no aprendizado através de conceitos de gamificação didática e ensino híbrido.

Inscrições:
https://www.sympla.com.br/workshop-on-line-para-professores__845107

21 abril 2020

GeoDominóZÃO Brasil

publicado: 21/04/2020 atualizado: 21/04/2020
jogos didáticos

Atendendo aos muitos pedidos e solicitações, considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em realidade um antigo projeto, ao aumentar, isso mesmo, aumentar o tamanho das nossas peças de GeoDominó, apresentamos a nossa  mais nova linha de jogos, denominada:
Nesta primeira etapa, lançamos 10 jogos, dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.


E a peças... são maiores do que as dos nossos jogos tradicionais:



Para acessar o 'post' de cada jogo, com todas as informações, fotos e regras, é só clicar em um dos nomes abaixo:

bandeira e sigla X mapa e nome do estado
bandeira e nome do estado X mapa e capital
bandeira, mapa, sigla e nome do estado X mapa da região
bandeira, mapa do clima e nome do estado 
legenda do clima e sigla do estado
bandeira, mapa do relevo e nome do estado 
legenda do relevo e sigla do estado
bandeira, mapa da vegetação e nome do estado 
legenda da vegetação e sigla do estado
bandeira, mapa da hidrografia e nome do estado 
legenda da hidrografia e sigla do estado
bandeira, mapa dos domínios morfoclimáticos e nome do estado legenda dos domínios morfoclimáticos 
e sigla do estado
bandeira, mapa dos biomas e nome do estado 
legenda dos biomas e sigla do estado

mapa do clima ou relevo ou vegetação ou hidrografia ou biomas ou domínios morfoclimáticos e nome da região 
legenda do clima ou relevo ou vegetação ou hidrografia ou biomas ou domínios morfoclimáticos e sigla da região 





     Professor Marcos Bonanato


Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

GeoDominóZÃO Brasil Mix Regiões

nível 10: 

mapa 
do clima ou relevo ou vegetação ou hidrografia ou biomas ou domínios morfoclimáticos e nome da região 

legenda 
do clima ou relevo ou vegetação ou hidrografia ou biomas ou domínios morfoclimáticos e sigla da região 
publicado: 21/04/2020 atualizado: 21/04/2020
jogos didáticos

Neste 'post', finalizamos (por enquanto) a nossa missão de atender aos muitos pedidos e solicitações, considerar as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformar em realidade um antigo projeto, ao aumentar, isso mesmo, aumentar o tamanho das nossas peças de GeoDominó. Tudo isso, deu origem a mais uma linha, denominada:
Nesta primeira etapa, propomos lançar 10 jogos, dentro da série Brasil – Estados/Regiões. Cada jogo do GeoDominóZÃO vai evoluindo o nível de dificuldade de acordo com o(s) tema(s) abordados, de fácil a médio e daí chegando aos mais difíceis.
Já fizemos o lançamento de nove jogos do GeoDominóZÃO Brasil: Estados - nível: 01 (clique aqui para ver ou rever), o  nível: 02 (clique aqui), o nível: 03 (clique aqui), nível: 04 (clique aqui), nível: 05 (clique aqui), nível: 06 (clique aqui), nível: 07 (clique aqui), nível: 08 (clique aquie o nível: 09 (clique aqui). Apresentamos, agora, neste ‘post’ o décimo e último jogo - o de nível 10:



linha:
GeoDominóZÃO
série:
Brasil - Estados (e Regiões)
nível:
10
temas:
mapa do clima, relevo, hidrografia, vegetação, 
domínios morfoclimáticos e biomas nome da região

legenda do clima, relevo, hidrografia, vegetação,
domínios morfoclimáticos biomas e siglas da região


conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA
a) Geografia – 4º ano - Conexões e escalas.
b) Geografia – 4º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida
c) Geografia – 6º ano - Conexões e escalas
d) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
e) Geografia – 7º ano - Formas de representação e pensamento espacial
f) Geografia  7º ano - Natureza, ambientes e qualidade de vida

OBJETOS DE CONHECIMENTO
a) Unidades político-administrativas do Brasil.
b) Conservação e degradação da natureza
c) Relações entre os componentes físico-naturais
d) Formação territorial do Brasil
e) Mapas temáticos do Brasil
f) Biodiversidade brasileira

HABILIDADES
a)(EF04GE05) 
Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
b)(EF04GE11) 
Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
c)(EF06GE03) 
Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
   (EF06GE04) 
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal
   (EF06GE05) 
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
d)(EF07GE02) 
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
e)(EF07GE09) 
Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
e)(EF07GE11) 

Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano, 6º ano e o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir 1) as 5 grandes Regiões do Brasil, os seus respectivos nomes(Norte, Nordeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste) e siglas e os mapas do clima, relevo, vegetação, hidrografia, domínios morfoclimáticos e biomas 2) as respectivas legendas de cada um desses temas.

FONTES DE PESQUISA
Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com as unidades temáticas: ”Conexões e escalas”, ”Natureza, ambientes e qualidade de vida” e "Formas de representação e pensamento espacial".
 
apresentação
arquivo em formato PDF com 7 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 4: peças (para imprimir)
página 5: molde da caixinha (para imprimir)
página 6: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página 7: regras


envio
via e-mail após a confirmação do pagamento

componentes do jogo

30 peças (para imprimir e recortar)


1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
 

regras (sugestão)
As regras do GeoDominóZÃO são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.

O ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão disponíveis para “compras”.


Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.
O primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.

O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que nome da região, mapa do clima ou do relevo ou vegetação ou hidrografia ou dos domínios morfoclimáticos ou dos biomas estampados em um dos lados da peça, coincida com a respectiva legenda de um desses seis temas sigla da mesma  região, estampado no lado de outra peça, ou, vice-e-versa. Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
Caso um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador colocar sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.




R$ 8,00


              formas de pagamento
1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL, clicando neste link: https://pag.ae/7VX_nxHeu

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL, clicando neste link: https://pag.ae/7VX_nxHeu

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco: agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil: agência: 1412-5 - conta: 41707-6
c) Banco Itaú ou Caixa (solicitar os dados)

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
professorbonanato@gmail.com ou
invertidaclasse@gmail.com
whatsapp:
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
      ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

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