24 agosto 2017

jogos didáticos: GeoDominó "Espaço Geográfico: orientação e localização"

publicado: 24/08/2017  atualizado: 26/09/2019




Depois dos lançamentos dos jogos de dominó envolvendo continentes e países do mundo, além de Estados e Regiões do Brasil, resolvi criar uma nova coleção. 

Ano passado recebi várias coleções de livros de Geografia para o ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas.

A ideia e o conteúdo para um novo jogo de dominó foram tirados do volume para o 6º ano. Li, estudei e analisei a unidade 1, “Orientação e localização no espaço geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude 

Assim, montei o jogo “Espaço Geográfico: orientação e localização”.

APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 



Estampei nas suas quarenta peças os temas e conceitos desses percursos:

- Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
- Forças sociais e forças naturais;
- Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
- Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
- Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste, Su-sudeste, Oeste-sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Su-sudoeste;
- Ocidente e Oriente, nascente e poente;
- Setentrional e Meridional, boreal e austral;
- Constelações, bússola e rosa dos ventos;
- paralelos, hemisférios e meridianos;
- Latitude, longitude e altitude;



Como todo jogo de dominó, seu o objetivo do jogo é combinar as peças que combinam umas com as outras ou são diretamente relacionadas entre si.

Depois de passada e repassada toda a matéria sobre os temas dos percursos, costumo levar para a sala de aula até seis jogos. 

Daí, divido a turma em grupos para que possam jogar. Os vencedores de cada grupo disputam a final, valendo nota, é claro!


Ah, tem outra novidade: caixinha para guardar o jogo! (Leia o 'post' aqui!)


Para adquirir:
















Preço:

R$ 8,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSvK9S5)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgSvK9S5)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 


Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



     Professor Marcos Bonanato

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17 agosto 2017

QuebraMinó Mundo Físico

publicado: 17/08/2017  🌏 atualizado: 13/10/2024
lista de jogos /  Geografia / QuebraMinó "Mundo Físico"


Mais um 'QuebraMinó'.





























A ideia aqui é familiarizar o aluno com o relevo do planeta e habilitá-lo a correta identificação e construção do 'mapa-múndi', utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Para adquirir:















Para adquirir:





Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.

Conheça também toda a linha de jogos:

Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
A Terra e o Sistema Solar
R$
304QuebraMinó: Sistema Solar
10,00
Placas Tectônicas
R$
225QuebraMinó: Placas Tectônicas edição Quest
10,00
Reciclagem - Coleta Seletiva
R$
287QuebraMinó da Reciclagem
10,00
Continentes e Países
R$
347QuebraMinó Continentes e Oceanos
10,00
310QuebraMinó PIB TOP 20
6,00
107QuebraMinó América
9,00
108QuebraMinó Europa
9,00
109QuebraMinó Ásia
9,00
110QuebraMinó África
9,00
111QuebraMinó Oceania
9,00
112QuebraMinó Antártida
9,00
348QuebraMinó América do Sul
9,00
Brasil
099QuebraMinó Brasil: Regiões
6,00
100QuebraMinó Brasil: Vegetação
6,00
101QuebraMinó Brasil: Clima
6,00
102QuebraMinó Brasil: Relevo
6,00
103QuebraMinó Brasil: Hidrografia
6,00
104QuebraMinó Brasil: Biomas/Fauna
6,00
105QuebraMinó Brasil: Domínios Morfoclimáticos
6,00
106QuebraMinó Brasil: Fusos Horários
6,00
outros (downloads gratuitos)
273QuebraMinó: América Físico
113QuebraMinó: Blocos Econômicos
114QuebraMinó: Placas Tectônicas 1ª edição
115QuebraMinó: Mundo Físico
pacotes / promoções
R$
Q01Coleção completa (24 jogos)
139,00
Q02Continentes e Países (9 jogos)
69,00
Q03Brasil (8 jogos)
39,00


dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
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25 julho 2017

Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2

publicado: 25/07/2017  atualizado: 01/03/2021
JOGOS E DINÂMICAS - séries



capítulo 2
IDH: Ranking mundial






Basicamente, este 'post' é praticamente uma cópia do capítulo 1. Bem, as regras e o formato são os mesmos, mas a tarefa é que muda.
  
Naturalmente, após uma aula expositiva sobre o que é IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e quais fatores são levados em conta para a sua definição (expectativa de vida, educação e renda), além, é claro, explicar sua ampla utilidade, seguida de questões e testes, divido a turma em seis grupos com 6 alunos em cada grupo (conforme comentei anteriormente, geralmente minhas turmas têm, em média, 36 alunos). Ah, detalhe... essa divisão pode variar: mais grupos pode tornar a dinâmica extremamente interessante mas, com certeza, consumirá mais tempo.

Para esta dinâmica, também vou precisar de todos os cinco módulos do GeoRanking, América, Europa, Ásia, África e Oceania. Após embaralhar bem todas as 260, distribuo-as entre os grupos (em média, 43 cartas para cada grupo). O ideal é que cada grupo receba cartas de países e territórios de todos os continentes. 
 
O quadro mostra detalhadamente a composição de cartas de cada módulo, bem como o total geral.

Em seguida, escrevo a tarefa na lousa:

a) cada grupo deverá identificar e separar as cartas de seis países que apresentarem os maiores valores de IDH (em cada carta, esse valor está expresso em um índice de três casas decimais - vide modelo de carta).

b) um integrante de cada grupo deverá escrever, na lousa, o nome de cada país e o seu respectivo IDH.


Depois que todos os grupos registrarem suas informações, aviso: caso algum deles tenha cartas de países com valores de IDH maiores do que os escritos na lousa, que façam as devidas substituições.



Finalmente, anotadas e corrigidas todas as informações, é hora de colocar tudo na ordem de classificação, ou seja, do 1º ao 36º. Para isso, solicito aos alunos que elaborem essa tabela, cada um em seu caderno.

 
Obviamente, ainda não terminei! Distribuo a cada aluno um mapa-mundí e peço que pinte (ou numere) os países da tabela montada e faça a devida legenda.

É uma boa dica, concorda? Bem, pode-se fazer várias alterações ou complementos, de acordo com o tamanho da turma e da disponibilidade de tempo. Experimente esta também! Crie a sua!


Até a próxima, com GeoRanking!



Ôpa... em tempo:
Se quiser conferir cada módulo do jogo, é só clicar nos links a seguir:





veja também:

Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 1 - "PIB: Ranking mundial"
     Professor Marcos Bonanato

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ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

24 julho 2017

Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 1

publicado: 24/07/2017  atualizado: 01/03/2021
JOGOS E DINÂMICAS - séries



GeoRanking é um apoio importante e fundamental das minhas estratégias didáticas quando o programa de ensino pede aulas com geopolítica, economia, países do mundo, PIB, IDH e por aí vai!





















Em vários 'posts' anteriores, apresentei os cinco módulos do jogo, abrangendo desde a sua estrutura de montagem até como, de fato, 'jogar', ou seja, aplicá-lo como apoio didático junto aos alunos.


Se quiser, poderá revê-los 👀. É só clicar nos links a seguir:


Certamente existem várias formas e maneiras de aplicar/jogar GeoRanking na sala de aula.

Por isso, estou iniciando uma série de 'posts' intitulada "Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking!" 

Então... vamos lá!

capítulo 1
PIB: Ranking mundial

Após uma aula expositiva sobre o que é PIB (Produto Interno Bruto) e para que ele serve, seguida de questões e testes, divido a turma em seis grupos com 6 alunos em cada grupo (geralmente minhas turmas têm, em média, 36 alunos).

Daí, pego todos os cinco módulos do GeoRanking, América, Europa, Ásia, África e Oceania, embaralho e distribuo as 260 cartas entre os grupos (em média, 43 cartas para cada grupo). O ideal é que cada grupo receba cartas de todos os continentes. 

O quadro ao lado mostra detalhadamente a composição de cartas de cada módulo, bem como o total geral.

Em seguida, escrevo a tarefa na lousa:

a) Cada grupo deverá identificar e separar as cartas de seis países que apresentarem os maiores valores do PIB (em cada carta, esses valores estão expressos em US$).

b) Um integrante de cada grupo deverá escrever, na lousa, o nome de cada país e o seu respectivo PIB.




























Depois que todos os grupos registrarem suas informações, aviso: caso algum deles tenha cartas de países com valores do PIB maiores do que os escritos na lousa, que façam as devidas substituições.

Finalmente, anotadas e corrigidas todas as informações, é hora de colocar tudo na ordem de classificação, ou seja, do 1º ao 36º. Para isso, solicito aos alunos que elaborem essa tabela, cada um em seu caderno.

Ainda não terminou! Distribuo a cada aluno um mapa-mundí e peço que pinte (ou numere) os países da tabela montada e faça a devida legenda.



É uma boa dica, concorda? Bem, pode-se fazer várias alterações ou complementos, de acordo com o tamanho da turma e da disponibilidade de tempo. Experimente!

Até a próxima!











veja também:

Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2 - "IDH: Ranking mundial"

     Professor Marcos Bonanato

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ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.