publicado: 17/08/2018 atualizado: 15/03/2021
Depois de um bom tempo, um pouco esquecido, resolvi
de uma vez por todas colocar o QuebraMinó em
destaque (ao final deste post, a história do jogo e os posts originais de
lançamento).
Quebraminó nada mais é que a "mistura" de
um quebra-cabeças com um jogo de dominó.
A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas
propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças,
onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém
obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.
Preparei seis novos temas: Brasil: (1) Regiões (2) Vegetação
(3) Clima (4) Relevo (5) Hidrografia e (6) Biomas/Fauna, para o relançamento
do QuebraMinó e atualizei os três temas
anteriores. A primeira atualização é do:
QuebraMinó Blocos Econômicos
Componentes do
jogo
a) CONTEÚDO
DIDÁTICO
O QuebraMinó “Blocos Econômicos” abrange um
mapa-múndi destacando, em cores diferentes, os 12 blocos econômicos e os países
que os compõem.
b) PEÇAS
São 40 peças que formam um quadro com mapa-múndi destacando,
em cores diferentes, os 12 blocos econômicos e os países que os compõem.
c) CAIXINHA
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as
cartas:
Regras (sugestões)
As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de
dominó.
O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo.
Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada
estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis
para “compras”.
Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for
sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso
existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador
seguinte.
O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma
peça na mão para ser baixada.
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com
outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as
extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.
Para lembrar:
A história desse jogo começou em 18 de junho de
2017, quando postei o lançamento do primeiro tema, “Blocos Econômicos” (reveja
esse post clicando aqui).
Na sequência veio “Placas Tectônicas” (06/07/2017 – confira aqui).
Em seguida, mais precisamente em 17/08/2017, “Mundo Físico” (clique aqui
para rever).
Para adquirir:
Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.
Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.