06 novembro 2018

QuebraMinó África

mapa político
publicado: 06/11/2018  🔆 atualizado: 13/10/2024
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QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó.



A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Preparei uma nova série: continentes & países. O primeiro lançamento desta nova série é:


QuebraMinó “África – mapa político”


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

QuebraMinó “África – mapa político” abrange o mapa do continente africano com a sua divisão política, isto é, em Estados (países) reconhecidos pela ONU. O destaque fica por conta do colorido diferente do mapa de cada país e de sua marcação através de um número específico, ao invés do nome. Esse número, por sua vez, poderá identificar qual é o respectivo país, consultando-se a legenda com os nomes de todos os 54 países do continente, a saber:

África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Fasso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Comores, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malauí, Mali, Marrocos, Maurício, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Senegal, Serra Leoa, Somália, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa da África destacando, em cores diferentes, seus 54 países, além de uma grande legenda com os seus respectivos nomes.



c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:

Regras (sugestões)

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó.

O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.




Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.

Conheça também toda a linha de jogos:

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A Terra e o Sistema Solar
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304QuebraMinó: Sistema Solar
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225QuebraMinó: Placas Tectônicas edição Quest
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347QuebraMinó Continentes e Oceanos
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108QuebraMinó Europa
9,00
109QuebraMinó Ásia
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110QuebraMinó África
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111QuebraMinó Oceania
9,00
112QuebraMinó Antártida
9,00
348QuebraMinó América do Sul
9,00
Brasil
099QuebraMinó Brasil: Regiões
6,00
100QuebraMinó Brasil: Vegetação
6,00
101QuebraMinó Brasil: Clima
6,00
102QuebraMinó Brasil: Relevo
6,00
103QuebraMinó Brasil: Hidrografia
6,00
104QuebraMinó Brasil: Biomas/Fauna
6,00
105QuebraMinó Brasil: Domínios Morfoclimáticos
6,00
106QuebraMinó Brasil: Fusos Horários
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outros (downloads gratuitos)
273QuebraMinó: América Físico
113QuebraMinó: Blocos Econômicos
114QuebraMinó: Placas Tectônicas 1ª edição
115QuebraMinó: Mundo Físico
pacotes / promoções
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Q01Coleção completa (24 jogos)
139,00
Q02Continentes e Países (9 jogos)
69,00
Q03Brasil (8 jogos)
39,00


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05 novembro 2018

GeoQuest “África”

publicado: 05/11/2018  atualizado: 28/04/2023

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Estou começando uma nova linha de temas para o GeoQuest abrangendo países & continentes.

Mas... o que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa?
Bem, pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões....
Aí é que está o detalhe: GeoQuest é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!
Desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros utilizados).



Então vamos ao 19º GeoQuest e o 1º da linha países & continentes:



Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“África”

 O tema principal está dividido em 10 subtemas:

01) Extensão e Localização
02) Relevo e Hidrografia
03) Clima e Vegetação
04) O Imperialismo Europeu
05) População
06) Regionalização
07) Economia
08) Países e Capitais
09) Aspectos Políticos
10) Aspectos Sociais

b) CARTAS

São 90 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:

c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. 

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

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