volume 01:
As 10 competências gerais
da BNCC
Quando
o ClasseInvertida
foi convidado pela PLUG.lab
para participar do workshop on-line para professores, eu me senti muito honrado.
Daí, a vontade imensa de colaborar. Como o tema do evento em questão abrange jogos didáticos e
metodologias ativas – ferramentas socioemocionais, nada mais apropriado
do que oferecer jogos (em PDF) de presente aos participantes.
PLUG.lab é uma empresa de educação socioemocional que atende demandas de instituições de ensino, grupos corporativos e esportivos. Ferramentas, experiências e treinamentos que visem a humanização e conexão das pessoas são a expertise da empresa.
clique na figura para acessar o post do evento |
Assim, desenvolvemos,
de início, dois jogos de dominó didático, aproveitando a estrutura da linha GeoDominóZÃO com os temas fornecidos pela PLUG.lab. Eis o primeiro:
volume 1:
As 10 competências
gerais da BNCC
GeoDominóZÃO
série:
Educação
Socioemocional
volume:
01
tema:
As
10 competências
gerais da BNCC
conteúdo
didático
Segundo o Porvir, a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, [...A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam
o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram
incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos
pedagógicos que orientam todo o documento...]
[...O Porvir
produziu um infográfico para facilitar a compreensão dessas competências
gerais, elaborado a partir de leitura crítica realizada por Anna Penido,
diretora do Inspirare e integrante do Movimento pela Base, iniciativa que
integra representantes de diferentes setores da sociedade com o propósito de
apoiar a construção e implementação de uma BNCC de qualidade...] e acrescenta
que: [...A Base Nacional Comum Curricular define o conjunto de aprendizagens
essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito durante a educação
básica...].
apresentação
arquivo
em formato PDF com 6 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 3: peças (para imprimir)
página
4: peças e molde da caixinha (para imprimir)
página
5: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página
6: regras
apresentação,
distribuição e envio do jogo
O
jogo está em arquivo no formato PDF e é enviado, via e-mail, única e
exclusivamente, pela PLUG.lab aos participantes dos seus eventos. Clique aqui
para mais informações.
O ClasseInvertida não dispõe do jogo para venda ou distribuição.
componentes
do jogo
As regras do
GeoDominóZÃO são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números
de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.
O
ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a
face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que
sobrarem (neste caso, 8 peças) ficarão disponíveis para “compras”.
Um
sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.
O
primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em
sua mão e a colocará sobre a mesa.
O
jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das
suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da
peça que está sobre a mesa, de forma que a descrição ‘para’ ou
‘o que’ estampadas em um dos lados da peça, coincida com a competência e
o seu respectivo número,
estampados no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.
Quando
o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador
seguinte.
Caso
um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que
estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte
de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando
não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo
jogador.