publicado: 09/06/2017 atualizado: 01/03/2021
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking América)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Europa)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Ásia)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking África)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Oceania)
Agora,
o mundo, enfim, completo!
Depois
do lançamento do módulo 1: América, o meu “laboratório de dinâmicas” finalizou,
de uma vez só, todos os demais módulos: o 2: Europa, o 3: Ásia, o 4: África e o
5: Oceania. Agora, de fato, pelo menos no GeoRanking, o mundo está completo!
Despertar o interesse dos alunos, tanto do
ensino fundamental II quanto do Ensino Médio, pela Geografia, requer uma busca
constante de estratégicas e atividades, que possam ir além da parte teórica, é
claro.
Em meu ‘post’ de apresentação do módulo 1:
América, ao citar que o tema em questão é “Continentes e Países”, deixei claro
que fui buscar minha inspiração nos baralhos dos jogos de Super Trunfo.
Aqui, nem a ideia, nem a intenção foram de ‘plagiar’ tal jogo, mas sim,
elaborar, desenvolver e apresentar um modelo baseado nele.
Relembrando mais uma vez, “Super
Trunfo é um jogo de cartas colecionáveis distribuído no Brasil pela Grow, que
consiste em tomar todas as cartas em jogo dos outros participantes por meio de
escolhas de características de cada carta, como por exemplo, velocidade,
altura, longevidade, etc. O jogo comporta de dois a oito participantes e tem
classificação livre, podendo ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada.
Porém, muitos o consideram um jogo de azar, porque, antes de começar a disputa,
as cartas se misturam e, além disso, não depende de habilidade alguma do
jogador e sim de sorte. Este seria o principal obstáculo.
Porém, consegui
desenvolver um baralho complexo e nos mesmos moldes, e transformei-o em uma
atividade educativa, ou seja, um jogo que não se vale principalmente da sorte
do participante/competidor, mas sim do seu conhecimento e estudo”.
Clique
aqui (ou na figura abaixo) e confira todos os detalhes a respeito do jogo
GeoRanking, na matéria postada, aqui mesmo no blog, em 21/05/2017:
GeoRanking
é divido por módulos, ou seja, continentes. Observe, no quadro abaixo, a
distribuição e quantidade de cartas por cada módulo:
É
bom destacar que, embora o total de cartas de países seja de 197, o número de
países representados é de 195, uma vez que Rússia e Turquia estão contados
tanto na Europa quanto na Ásia.
Também
é importante salientar que desses 195 países, 193 são nações reconhecidas pela
ONU, além de Taiwan e Vaticano, Estados que não são membros da ONU, mas têm
fronteiras definidas, instituições funcionais e soberania reconhecida
internacionalmente.
Flipped classroom
Utilizando o princípio das salas de aulas invertidas, preparei, primeiramente, uma tabela com várias informações estatísticas sobre os países e territórios da América, tais como: área (km2), população estimada, densidade demográfica (hab./ km2), PIB (US$), IDH, expectativa de vida e gastos com educação. Depois, essa tabela será disponibilizada aos alunos via e-mail, whatsApp ou download, para leitura, estudo e preparação para o “jogo” a ser realizado em sala de aula.
O desenvolvimento do jogo envolveu um minucioso trabalho de pesquisa e coleta destes dados:
Área: A área do país está expressa em km2 (quilômetros quadrados) e as informações utilizadas são do ‘Atlante Geografico de Agostini 2015’.
População: É o número (estimado) de habitantes do país. Os dados foram coletados junto ao ‘World Population 2015 – Fundo de População das Nações Unidas’.
Densidade demográfica: É o resultado da divisão da população de um país pela área (km2) desse mesmo país (hab./km2).
PIB US$: Produto Interno Bruto, expresso em dólares, corresponde ao total de bens e serviços produzidos dentro do país no período de um ano. Fonte: World Development Indicators 2015 (Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2015) – Banco Mundial.
IDH: O Índice de Desenvolvimento Humano mede o bem-estar da população com base em três aspectos: vida longa e saudável (expectativa de vida), conhecimento (escolaridade) e padrão de vida decente (PIB-per capita-PPC). Sua escala varia de 0 a 1. Portanto, quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade de vida. Fonte: Human Development Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano 2016) do Pnud.
Expectativa de vida: Estimativa do tempo de vida que a criança, ao nascer, terá. Fontes: Fnuap e Human Development Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano 2016) do Pnud.
Gastos com educação: Percentual do PIB de cada país que é investido na educação, conforme dados do World Development Indicators 2015 (Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2015) – Banco Mundial.
Incluímos
no jogo, cartas de 48 territórios que possuem graus distintos de autonomia, mas
não tem soberania plena. Os territórios são controlados por 10 nações
independentes.
O
interessante, também, é que, essas 260 cartas disponíveis, possibilitam vários
modos de jogar: por continentes, separando os países mais extensos do mundo, os
mais populosos, com maior IDH, etc.
Puxa!
Todo mundo na sala de aula vai poder jogar. E você... quer experimentar?
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
Em breve, volto com mais novidades!
Ah! Já ia me esquecendo... novidade: caixinha para guardar o jogo - veja aqui!
veja também:
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 1 - "PIB: Ranking mundial"
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2 - "IDH: Ranking mundial"
Para adquirir:
Este jogo não está mais disponível para venda ou distribuição.
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Para adquirir:
Este jogo não está mais disponível para venda ou distribuição.
Este jogo não está mais disponível para venda ou distribuição.
Professor Marcos Bonanato
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