05 agosto 2019

QuebraMinó Brasil: Fusos Horários

publicado: 05/08/2019  🌏 atualizado: 13/10/2024
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Começamos o mês de agosto de olho no relógio! Não... não estamos atrasados, nem adiantados... são os fusos... fusos horários! Isso mesmo. Recentemente, lançamos o GeoQuest, Fusos Horáriose agora, vamos de Fusos Horários do Brasil e o tipo de jogo é o QuebraMinó.
Com certeza, pra você que acompanha o blog, não é nenhuma novidade que o QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó e, que tem por objetivo,  familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.



Então, vamos ao jogo!

QuebraMinó Brasil: Fusos Horários

 Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

QuebraMinó Brasil: Fusos Horários abrange o mapa do Brasil (fonte I.B.G.E.) apresentando a divisão oficial do território brasileiro em quatro fusos horários, situados a Leste do Marco Zero (Meridiano de Greenwich), incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal, sendo:


- o primeiro fuso (UTC-2): onde se encontram as ilhas oceânicas brasileiras, bem como as que formam o Arquipélago de Fernando de Noronha, com duas horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);

- o segundo fuso (UTC-3): abrangendo os estados do Nordeste, do Sudeste, do Sul, incluindo territórios de Goiás, Tocantins, do Distrito Federal, do Amapá e do Pará, com três horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);

- o terceiro fuso (UTC-4): abrangendo os territórios dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e a maior parte do território do estado do Amazonas, com quatro horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);

- o quarto fuso (UTC-5): abrangendo o território do estado do Acre e uma parte do território do estado do Amazonas, com cinco horas a menos em relação à hora do fuso inicial (Greenwich);


b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa do Brasil destacando, em áreas de cores diferentes, os fusos horários (base: I.B.G.E. – fuso horário civil).

c) CAIXINHA

Há também a tradicional caixinha com um design especial, para guardar as peças:









d) APRESENTAÇÃO


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Regras (sugestões)

As regras, sãos as mesmas de um jogo de dominó.
  
O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.







Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.

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26 junho 2019

GeoQuest “Fusos Horários”

publicado: 26/06/2019  atualizado: 27/04/2023
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Que legal! Está chegando um novo GeoQuest! Eu já estava começando a sentir saudade dos lançamentos dessa linha! Por um lado, desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Mas acaba sendo muito prazeroso! Veja o caso deste lançamento: Fusos Horários: de longe, é o tema mais pedido pelos docentes e estudantes da Licenciatura atualmente.


Assim como os demais jogos, esse é fruto muita, intensa e abrangente pesquisa e, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui ) – confira, ao final do post, alguns dos livros utilizados.
O que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Então, GeoQuest é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
Fusos Horários

 
O tema principal está dividido em 6 subtemas:

Cartas 01 a 18: Fatos Históricos;
cartas 19 a 48: Conceitos/Definições;
cartas 49 a 60: Orientação Global;
cartas 61 a 70: Mudança de Data;
cartas 71 a 90: Limites Práticos;
cartas 91 a 110: Brasil e os Fusos.


b) CARTAS

São 110 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO



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d) CAIXINHA

Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. 

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.





























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Referências Bibliográficas:
Coleção Integralis Geografia – 6º ano
Garcia, Helio
Integralis geografia, 6. ano / Helio Garcia, Paulo Roberto Moraes, - 1. Ed. – São Paulo: IBEP, 2015.
1. Geografia (Ensino Fundamental) – Estudo e ensino. I. Moraes, Paulo Roberto, II. Título. III. Série

Torrezani, Neiva Camargo
Vontade de saber Geografia, 6º ano / Neiva Camargo Torrezani. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2015
1. Geografia (Ensino Fundamental) I. Título.

Martinez, Rogério
#Contato geografia, 3º ano / Rogério Martinez,
Wanessa Pires Garcia Vidal. – 1. Ed. – São Paulo : Quinteto Editorial, 2016. – (Coleção #contato geografia)
1. Geografia (Ensino médio) I. Vidal, Wanessa Pires Garcia. II. Título. III. Série.        

Adas, Melhem
Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. – 2. Ed. – São Paulo: Moderna, 2015
1. Geografia (Ensino fundamental) I. Adas, Sergio. II. Título