17 dezembro 2018

QuebraMinó Antártida

publicado: 17/12/2018  🔆 atualizado: 13/10/2024
lista de jogos /  Geografia / QuebraMinó Europa



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QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um jogo de dominó.


 

A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Com este novo jogo, QuebraMinó “Antártida”, amplia-se a série: continentes & países. O primeiro lançamento dessa série foi “África – mapa político”, seguido de “Ásia – mapa político”, “América – mapa político”, Europa – mapa político” e Oceania – mapa político”. Vamos ao jogo:
QuebraMinó “Antártida – mapa político”


Antes, um esclarecimento: você deve estar se perguntando... Antártida ou Antártica? Com certeza já deve ter visto as duas versões em textos por aí. Mas a verdade é que, no passado, se considerava o correto Antártida, e antártico o adjetivo derivado. Isso por conta da grafia em documentos oficiais antigos, como o Tratado da Antártida. Acontece que, atualmente, ambas as formas são aceitas: Antártida e Antártica, e alguns estudiosos acreditam que Antártica seja o mais correto, pois viria do grego Antarktikós, que quer dizer “anti-Ártico”, “do outro lado do Ártico”.

Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

QuebraMinó “Antártida” abrange o mapa do continente antártico dividido em territórios que sete países reivindicam, embora essa disputa esteja suspensa até 2040 pelo Tratado da Antártida, que estabelece que ela é um território neutro, voltado somente à pesquisa científica, e proíbe a instalação de bases militares, a exploração de recursos naturais e o teste de armas, entre outros usos.

As áreas do continente são reivindicadas por Argentina, Austrália, Chile, França, Reino Unido, Noruega e Nova Zelândia. Os territórios reclamados por Argentina, Chile e Reino Unido se sobrepõem em algumas partes.


b) PEÇAS

São 32 peças que formam um quadro com o mapa da Antártida destacando, em cores diferentes, a divisão por terras reivindicadas por 7, além de legendas com os nomes das áreas e outros assuntos, tais como, relevo, banquisas, etc.


c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó.

O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.




Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.

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Q01Coleção completa (24 jogos)
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GeoQuest “Antártida”

publicado: 17/12/2018  atualizado: 28/04/2023

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Continuando com os lançamentos da minha uma nova linha abrangendo 
países & continentes, apresento-lhes o 21º GeoQuest e o 3º da linha países & continentes:


Desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros utilizados).


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Antártida”

Um adendo: você deve estar se perguntando... Antártida ou Antártica? Com certeza já deve ter visto as duas versões em textos por aí. Mas a verdade é que, no passado, se considerava o correto Antártida, e antártico o adjetivo derivado. Isso por conta da grafia em documentos oficiais antigos, como o Tratado da Antártida. Acontece que, atualmente, ambas as formas são aceitas: Antártida e Antártica, e alguns estudiosos acreditam que Antártica seja o mais correto, pois viria do grego Antarktikós, que quer dizer “anti-Ártico”, “do outro lado do Ártico”.

De volta ao tema...

O tema principal está dividido em 9 subtemas:

cartas 01 a   06: Extensão e Localização;
cartas 07 a   21: Gelo;
cartas 22 a   26: Polo Sul;
cartas 27 a   34: Relevo;
cartas 35 a   44: Clima;
cartas 45 a   51: Flora e fauna;
cartas 52 a   59: História;
cartas 60 a   73: O Tratado Antártico;
cartas 74 a 106: Reivindicações.


b) CARTAS

São 106 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.


É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. 

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

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