Chegando o mais novo jogo da série ‘Bingode História’.
Lembrando que não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória.
Este jogo de bingo, ou melhor, ‘Bingode História’, é um jogo didático, voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre História, neste caso, especificamente, Personagens daHistória do Brasil abordando o tema Abolição, principalmente, seus personagens mais conhecidos, além de fatos e imagens pertinentes.
Ideal para as turmas do Ensino Fundamental I e II e como revisão de matéria.
Depois de muito tempo, resolvi retomar o desenvolvimento de jogos com os personagens da História do Brasil. Temos, até o momento, na linha QuizTÓRIA, quatro jogos com essa temática. E agora, na linha ‘Bingode História’ , também. Você pode conhecer os três primeiros volumes acessando a respectiva página de cada um deles clicando nas figuras abaixo:
Ressaltando que o tema principal é História do Brasilenvolvendo os seus personagens principais. Recentemente, abordamos esse tema nos três últimos lançamentos do QuizTÓRIA:
o volume 1 – períodos: Pré-colonial e Colonial, com 60 personagens;
o volume 2 – período: Imperial, com 80 personagens e
o volume 3 – período: Republicano, com 105 personagens,
totalizando assim, 245 personagens da História do Brasil!
Para cada ‘Bingode História’, selecionamos 32 personagens por jogo, devido às limitações da estrutura envolvendo as cartelas e respectivas questões. Neste 4° volume, porém, apresentamos 27 personagens, alguns novos em relação aos jogos lançados anteriormente.
Componentes do jogo
a) CONTEÚDO DIDÁTICO
Todas as questões foram baseadas em pesquisas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a História do Brasil envolvendo, principalmente, seus personagens mais conhecidos, além de fatos e imagens pertinentes.
Observando a linha do tempo da História do Brasil, este jogo apresenta, em seu volume 4, questões sobre 27 dos inúmeros personagens que, de certa forma, participaram direta ou indiretamente de acontecimentos relacionados à abolição da escravatura no Brasil (alguns desses personagens ficaram conhecidos também como 'abolicionistas') conforme a relação abaixo:
Zumbi dos Palmares
Aleijadinho
Eusébio de Queiroz
Maria Felipa
Abílio César Borges
Quintino de Lacerda
Maria Firmina dos Reis
João Fernandes Clapp
Francisco José do Nascimento
José Ferreira de Menezes
Adelina
Maria Tomásia F. Lima
André Rebouças
José do Patrocínio
Joaquim Nabuco
Cruz e Sousa
Castro Alves
José Bonifácio
José de Alencar
Visconde do Rio Branco
Luís Gama
Silva Jardim
Ruy Barbosa
Antonio Bento
Artur de Azevedo
Tobias Barreto
Princesa Isabel
1) 40 cartelas(moldes para imprimir e recortar), numeradas de 01 a 40, contendo contendo, cada uma, 8 imagens aleatórias e não repetitivas de personalidades históricas do tema abrangido, conforme modelo abaixo:
2) 27 fichas com perguntas e respostas (moldes para imprimir e recortar) - relacionadas com cada personagem e direcionadas ao tema, tais como a do exemplo abaixo:
Note que cada ficha de pergunta contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem que cada participante deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para quem está aplicando o jogo. Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos participantes.
3) Ficha do(a) professor(a)(molde para imprimir, recortar e montar)Trata-se de uma ficha de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas das perguntas e respostas, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo.
4) 1 caixinha(molde para imprimir, recortar e montar):
5) Regras (ou sugestão) - 1 manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar
frente e verso para guardar na caixinha – opcional).
Apresentação e distribuição do jogo:
O jogo Bingode História“Brasil: Personagens Históricos – volume 4 – Abolição” está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 8: cartelas para imprimir e recortar
- página 9: versos das cartelas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 10 e 11: fichas com as perguntas para imprimir e recortar
- página 12: versos das fichas de perguntas para imprimir e recortar (opcional)
- página 13: ficha do(a) professor(a) para imprimir e recortar
- página 14: verso da ficha do(a) professor(a) para imprimir e recortar (opcional)
- página 15: caixinha - molde para imprimir, recortar e montar
- páginas 16 e 17: 1 manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional) e folha com as regras.
c) APRESENTAÇÃO
Conheça também os outros 'Bingo de História' da série
Brasil: Personagens da História, clicando nas figuras abaixo:
publicado:14/02/2024 🌏 atualizado:14/02/2024 lista de jogos / Geografia / GeoQuest "A Terra e o Sistema Solar" - edição de bolso
A edição de bolso tem esse nome porque contém menos peças ou cartas que a edição corrente do jogo. Dois anos atrás, apresentamos as edições de bolso de três jogos da linha GeoQuest - Conceituais: EspaçoGeográfico, LugarGeográfico e PaisagemGeográfica. Cada um contém 9 cartas, além da caixinha e manual com as regras. E o melhor: podem ser baixados diretamente daqui do blog.
Agora, estamos lançando o GeoQuest “A Terra e O Sistema Solar” - edição de bolso. E a boa notícia é que este também pode ser baixado gratuitamente aqui do blog! (caso queira conhecer a versão integral desse jogo, clique aqui)
jogo em arquivo no formato PDF
baixe gratuitamente:
Faça agora mesmo o download do arquivo deste novo jogo no formato PDF.
É só clicar na figura abaixo:
Chamada oral... prova surpresa... organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário: todas essas indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias para jogos e dinâmicas. Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo, envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração, design, finalmente ficou pronto. É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades! Cada GeoQuest é um conjunto de cartas com um tema principal. No caso específico deste jogo, o tema é: “A Terra e O Sistema Solar”.
Componentes deste jogo:
1) 9 cartas(moldes para imprimir e recortar), numeradas de 1 a 9, contendo questões e quatro alternativas para resposta, além da informação da resposta correta, conforme modelo abaixo:
2) 1 caixinha(molde para imprimir, recortar e montar):
3) Regras (ou sugestão) - 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar
frente e verso para guardar na caixinha – opcional).
Apresentação e distribuição do jogo:
O jogo GeoQuest “A Terrae O Sistema Solar” - edição de bolso está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- página 3: cartas para imprimir e recortar
- página 4: versos das cartas para imprimir e recortar (opcional)
- página 5: caixinha, molde para imprimir, recortar e montar
- páginas 6 e 7: 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional) e folha com as regras.
jogo em arquivo no formato PDF
baixe gratuitamente:
Faça agora mesmo o download do arquivo deste novo jogo no formato PDF.
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
nossas redes sociais:
Fontes utlizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”
QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um
quebra-cabeças com um jogo de dominó. A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em
aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é
bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às
regras básicas de um jogo de dominó.
São
27 peças que formam o mapa-múndi destacando os países (bandeiras) e sua respectiva classificação dentro do TOP 20, segundo projeção do FMI (Fundo Monetário Internacional) acerca das 20 maiores economias do mundo em 2023. Há também um tabuleiro para auxiliar na composição do
quadro, versos das peças para impressão (opcional), folha e cartão de regras e
o molde da caixinha, para guardar as peças.
Componentes deste jogo:
1) 27 peças(moldes para imprimir e recortar), contendo figuras e descrições a serem combinadas, conforme modelo abaixo:
2) 1 caixinha(molde para imprimir, recortar e montar) - conforme a figura abaixo:
3) Regras (ou sugestão) - 1 manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar
frente e verso para guardar na caixinha – opcional).
4) Tabuleiro - 1, para auxiliar na montagem do quadro - (opcional)
Apresentação e distribuição do jogo:
O jogo QuebraMinó"PIBTOP20 está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 5: peças para imprimir e recortar
- páginas 6 a 8: tabuleiro de apoio para a montagem do quadro para imprimir e recortar
- página 9: versos das peças para imprimir e recortar (opcional)
- página 10: caixinha - molde para imprimir, recortar e montar
- páginas 11 e 12: 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional) e folha com as regras.
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.
Conheça também toda a linha de jogos:
Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
nossas redes sociais:
Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”